OMS anuncia dados positivos sobre tratamento contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deu nesta terça-feira indicações de que alguns dos tratamentos em estudo para a Covid-19 estão mostrando resultados promissores. “Há alguns tratamentos que parecem estar limitando a severidade ou a duração da doença, em fases muito iniciais de investigação, mas ainda não temos nada que possa matar ou parar o vírus”, disse Margaret Harris, porta-voz da OMS, durante uma conferência de imprensa, citada pela Reuters. “Temos, possivelmente, dados positivos a chegando, mas precisamos de mais informação para estarmos 100 por cento confiantes para escolher um tratamento em relação a outro”, acrescentou a responsável, sem mencionar nenhum tratamento específico. A OMS lidera uma iniciativa global para desenvolver vacinas, testes e medicamentos que sejam seguros e eficazes para diagnosticar e tratar a Covid-19. No mês passado, fontes da OMS davam conta de, pelo menos, 70 vacinas sendo desenvolvidas contra o novo coronavírus – algumas já estão sendo testadas.

Japão começa a fornecer antiviral recém-aprovado para tratar covid-19

O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão, Kato Katsunobu, afirmou nesta 3ª feira (12.mai) que o governo começou a fornecer a recém-aprovada droga remdesivir a instituições médicas para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Kato declarou que a entrega do antiviral fornecido por sua fabricante norte-americana havia sido iniciada no dia anterior. O remdesivir é o 1º medicamento autorizado pelo Japão para o tratamento de pacientes com a covid-19. Sua aprovação foi acelerada na semana passada, depois de somente 3 dias de avaliação, realizada depois da aprovação para uso emergencial nos Estados Unidos. O Ministério da Saúde do Japão planeja administrar o antiviral somente em pacientes com sintomas graves.

Tratamento com plasma reduz taxa de mortalidade de pacientes com Covid

Um tratamento experimental usando plasma sanguíneo hiperhimune conseguiu reduzir de 15% para 6% a taxa de mortalidade de pacientes com o covid-19, apontou um estudo realizado pelos hospitais Policlínico San Matteo de Pavia e Asst de Mântua (Itália), na segunda-feira (11). O Instituto Superior da Saúde (ISS) e a Agência Italiana de Remédios (Aifa) já haviam anunciado que conduziriam um estudo em âmbito nacional para avaliar a eficácia do plasma sanguíneo no tratamento da Covid-19. A ideia é verificar a possibilidade de viabilizar o uso do plasma de pacientes curados da Covid-19 no tratamento de pessoas infectadas, já que a parte líquida do sangue carrega os anticorpos necessários para combater a doença.

Brasil registra 881 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Em um novo recorde, o Brasil registrou 881 mortes decorrentes do novo coronavírus nas últimas 24 horas e já contabiliza, ao todo, 12.400 vítimas fatais da Covid-19, segundo atualização feita pelo Ministério da Saúde. O número de casos confirmados da doença no País saltou de 168.331 para 177.589.

Coronavírus: Santa Catarina tem 3.733 casos, 73 mortes e queda no isolamento

O Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirma 3.733 casos confirmados e 73 mortes pelo novo coronavírus em Santa Catarina, em pronunciamento transmitido nesta terça-feira (12). O número representa uma alta de 214 casos e quatro mortes desde a atualização do dia anterior. A taxa de letalidade do estado está em 1,95%, enquanto a nacional fica em 6,84%.

Dois pedidos de impeachment contra Carlos Moisés são protocolados na Alesc

Dois pedidos de impeachment contra o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL), foram protocolados nesta terça-feira (12), na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Com origens distintas, ambos documentos pedem a saída do chefe do Executivo a partir de diferentes justificativas. O presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD), recebeu os pedidos e imediatamente os encaminhou à procuradoria jurídica da Casa Legislativa. Trata-se de um procedimento padrão do regimento interno e, se houver o aval por parte da procuradoria, o governador Moisés é comunicado e terá 15 dias para manifestar suas explicações.

Coronavírus: O Paraná registra 1.906 casos confirmados, 113 óbitos e 1.318 pessoas estão recuperadas

Duas novas mortes e mais 57 casos de infecção pelo novo coronavírus foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta terça-feira (12). De acordo com o novo boletim da Sesa, o estado contabiliza 1.906 casos e 113 óbitos desde as primeiras confirmações, ocorridas há 62 dias. O boletim ainda aponta que 15.461 casos foram descartados e 582 seguem sob suspeita. No total, 1.318 pessoas, praticamente 70% dos pacientes, já estão recuperadas no Paraná.

Auxílio poderá durar mais que 3 meses, diz secretário

O auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1.200 para mães solteiras) criado para compensar os efeitos do novo coronavírus poderá ser mantido depois do fim da pandemia. A afirmação é do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, que participou na 2ª feira (11.mai) de transmissão ao vivo promovida pelo banco BTG Pactual.

AGU diz que entregou exames de Bolsonaro ao Supremo

A Advocacia-Geral da União decidiu se antecipar a uma decisão do STF e informou que entregou ao gabinete do ministro Ricardo Lewandowski os exames do novo coronavírus feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. O documento será encaminhado para análise do ministro na manhã desta quarta-feira que decidirá sobre a eventual divulgação.

Bolsonaro citou filhos para troca na PF, segundo fontes

Duas fontes envolvidas na exibição do vídeo confirmaram que Bolsonaro citou a família e amigos como motivo para as trocas na Polícia Federal. O presidente justifica na gravação que precisava de informações de inteligência da PF para evitar que investigações em curso na PF prejudicassem “a minha família e meus amigos”.

Celso dá 48 horas para partes se manifestarem sobre sigilo de vídeo da reunião

O ministro Celso de Mello, decidiu nesta terça-feira (12) fixar um prazo de 48 horas para que o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestem sobre o levantamento do sigilo – total ou parcial – do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril. Celso é o relator do inquérito que investiga as declarações feitas por Moro contra o presidente Jair Bolsonaro. O ex-juiz federal da Lava Jato acusa o chefe do Poder Executivo de tentar interferir politicamente na Polícia Federal para obter acesso a relatórios de inteligência. “Manifestem-se o Senhor Procurador-Geral da República, o Senhor Advogado-Geral da União e os ilustres Advogados do Senhor Sérgio Fernando Moro sobre o levantamento, total ou parcial, da nota de sigilo, pontual e temporária, que ainda incide sobre o registro audiovisual da reunião ministerial de 22/04/2020, que teve lugar no Palácio do Planalto

Moro diz que vídeo confirma interferência e quer divulgação

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro disse nesta 3ª feira (12.mai.2020) que a gravação da reunião ministerial de 22 de abril endossa a tentativa de interferência na Polícia Federal por Jair Bolsonaro. Segundo Moro, as declarações dadas no vídeo corroboram fatos que ocorreram dias antes e depois da sua saída do governo. O material foi exibido em diligência realizada nesta manhã em Brasília com a defesa de Moro, a AGU (Advocacia Geral da União), a PGR (Procuradoria Geral da República) e agentes da PF.

À PF, generais negam ilegalidades; leia os depoimentos

Os 3 ministros generais do Planalto prestaram depoimentos coincidentes a respeito do que se passou na reunião de 22 de abril de 2020 com o presidente da República. Não apontaram desejo de Jair Bolsonaro em influir na Polícia Federal para barrar investigações a respeito de seus familiares. Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (Segurança Institucional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) estão, como se diz, “fechados com Bolsonaro”.

Damares defendeu prisão de prefeitos e governadores

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, usou o Twitter para se manifestar sobre a informação de que, na reunião ministerial de 22 de abril, ela defendeu a prisão de governadores e prefeitos. “Quem me acompanha sabe que os pedidos de punição a gestores violadores de direitos ou que desviam verba pública (corruptos) não são novidade. Se em nome de quarentena alguém agredir idoso, mulher ou qualquer outro na rua, vou pedir justiça, sim. E se houve crime, que seja preso”, escreveu na rede social.

Senado aprova maior proteção a profissionais expostos à Covid-19

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que determina a adoção de medidas de proteção aos profissionais da saúde. Dentre essas medidas, estão o fornecimento de equipamentos de proteção individual e a prioridade na realização de testes Covid-19.

Justiça torna réus participantes de protesto contra Alexandre de Moraes

A Justiça de São Paulo acatou nesta 3ª feira (12.mai.2020) a denúncia do Ministério Público de São Paulo e tornou réus 2 homens que participaram de protesto em 2 de maio contra Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Antonio Carlos Bonzeri e Jurandir Alencar são acusados de ameaça, difamação, injúria e perturbação do sossego. A manifestação foi realizada por bolsonaristas em frente ao prédio em que o ministro reside, em São Paulo (SP). O juiz Márcio Sauandag, da 22ª Vara Criminal, avaliou que “há indícios de autoria e materialidade delitivas” e concedeu o prazo de 10 dias para que os acusados apresentem suas defesas.

Vizinhos veem Brasil como ‘grande ameaça’ na pandemia

Com a maior taxa de letalidade por Covid-19 na América do Sul, o Brasil virou motivo de grande preocupação e temor nos países vizinhos, levando aliados do presidente Jair Bolsonaro a colocar a afinidade política de lado e adversários na região a intensificar suas críticas ao líder brasileiro.

Coronavírus: Argentina prorroga quarentena até 24 de maio

A Argentina determinou a prorrogação do isolamento social, preventivo e obrigatório até o dia 24 de maio. Autoridades locais, no entanto, têm autonomia para definir quais atividades e serviços podem voltar a funcionar, sob algumas condições. As regras são distintas para cidades com mais de 500 mil habitantes e para a região metropolitana de Buenos Aires.

Wuhan testa toda população após detectar novos casos

A cidade chinesa de Wuhan, local de origem da pandemia do novo coronavírus, planeja realizar testes de detecção em massa na população, no momento em que surgem novos casos de infecção na região e cresce o medo de uma nova onda de contágio. Cada um dos treze distritos da cidade de 11 milhões de habitantes tem dez dias para preparar os testes, de acordo com uma circular municipal divulgada pelo The Paper, o centro estatal de notícias de Xangai. A detecção será feita com ácido nucleico, diz a circular.

Covid-19: Senado suspende inscrição no SPC e Serasa

O Senado aprovou um projeto que proíbe a inscrição de devedores em cadastro negativos durante a pandemia. Segundo o texto, quem for negativado na vigência da nova lei será inscrito em uma categoria diferente da dos devedores comuns.

LOTERIAS

Mega-Sena pode pagar R$ 90 milhões nesta quarta-feira

Após 12 sorteios sem vencedores, a Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 90 milhões para quem acertar as seis dezenas no concurso desta quarta-feira. O sorteio ocorre às 20h e as apostas podem ser feitas até às 19h, em qualquer lotérica do país ou pela internet.

Campeonato Português já tem data para retorno

A Federação Portuguesa anunciou que o campeonato nacional retornará no dia 4 de junho. Os clubes portugueses voltaram aos treinamentos no dia 4 de maio. Testes realizados nos atletas detectou nove diagnosticados com Covid-19.

Grêmio e Inter retomam treinos dentro de decreto do governo

Em menos de um dia, a dupla Grêmio e Internacional passou de decidida a cancelar os treinos presenciais a, já na parte da tarde da última segunda-feira (11), entenderem como assegurados por lei e retomarem os trabalhos nos respectivos Centros de Treinamento. O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, havia informado no último fim de semana sobre o decreto que, de acordo com a classificação utilizada, inicialmente indicava não permitir o funcionamento de clubes esportivos em Porto Alegre. Contudo, durante entrevista dada a ‘Rádio Gaúcha’, o governante indicou que existem determinados protocolos a serem respeitados que permitem o funcionamento dessas entidades mesmo com a bandeira laranja de indicação de risco.