Presidente americano suspende importação de petróleo da Rússia

Biden – RNC – Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no início da tarde de ontem (8) a suspensão das importações de petróleo da Rússia. Biden reconheceu que muitos países aliados, devido à dependência energética, podem não ser capazes de tomar medidas parecidas. “Os Estados Unidos produzem muito mais petróleo domesticamente do que todos os países europeus juntos. Na verdade, somos também exportadores, então podemos assumir essa medida, outros não podem.

Estamos trabalhando também com parceiros europeus para reduzir a dependência da energia russa”, afirmou Biden. O mandatário americano afirmou também o apoio de mais de 1 bilhão de dólares de assistência para segurança na Ucrânia em carregamentos de equipamentos de defesa e também apoio humanitário, tanto para os ucranianos que saíram quanto para os que estão lutando no país.

“Estamos implementando o pacote de sanções mais significativo da história e que está causando danos significativos na economia russa. O rublo [moeda oficial russa] caiu 50% em relação ao início da guerra, o rublo agora vale menos do que 1 centavo de dólar. Cortamos vários bancos russos do sistema financeiro internacional, o que dificulta que eles façam transações com o restante do mundo”, ressaltou Biden. O presidente americano disse ainda que Vladimir Putin, mandatário russo, já está prejudicando as famílias americanas devido a um aumento nos preços dos combustíveis.

”Desde que Putin entrou na Ucrânia, o preço da gasolina subiu 75 centavos de dólar. E vou fazer de tudo para evitar que suba ainda mais. Estamos liberando 60 milhões de barris de petróleo. A metade, 30 milhões, vai vir das reserva estratégica dos Estados Unidos e estamos tomando outras medidas para que o fornecimento de energia global continue”, disse Biden.

Além disso, o presidente dos Estados Unidos ressaltou que a Europa também tem que acabar com a dependência em relação ao petróleo russo. Ele disse ainda que a invasão na Ucrânia deveria motivar a transição para energias mais limpas, como o uso de carros elétricos, por exemplo. “Quando fizermos isso, ninguém vai ficar preocupado com o preço da gasolina no futuro. Isso vai significar que um país não poderá usar os preços da gasolina contra outro país como arma”.

Putin reage a embargo e diz que vai limitar comércio de matérias-primas

Presidente Putin – RNC – Divulgação

O presidente Vladimir Putin reagiu ao embargo dos Estados Unidos ao petróleo e ao gás natural de seu país anunciando que vai proibir ou limitar o comércio de matérias-primas da Rússia até o fim deste ano. A lista de produtos e países que serão afetados será elaborada em até dois dias, segundo o decreto presidencial divulgado pelo Kremlin. Com isso, a Rússia nem venderá, nem comprará produtos básicos.

A principal retaliação russa deverá ocorrer contra a Europa. Na segunda-feira (7), o vice-premiê Alexander Novak disse que o gasoduto Nord Stream 1, que leva até 55 bilhões de metros cúbicos do produto todo ano da Rússia para a Alemanha, poderá ser fechado. Há anos os EUA criticam os europeus pela ligação energética com Putin, e empresas sócias do Nord Stream já sofreram sanções de Washington.

Já a proibição de exportação de petróleo deverá atingir todos os países da lista de nações consideradas hostis na crise ucraniana pelo Kremlin, como os 27 integrantes da União Europeia, Japão e Austrália. O Brasil não está nessa lista, e provavelmente poderá até auferir algum ganho na crise exportando produtos que serão proibidos a outros países.

Corredor Humanitário: Russos e Ucranianos chegaram a acordo para cessar-fogo por 12 horas

Comissão de Negociação – RNC Divulgação

Russos e ucranianos chegaram a acordo hoje de manhã sobre o cumprimento do cessar-fogo em zonas onde foram estabelecidos corredores humanitários para a retirada de civis, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia.

De acordo com Iryna Verechtchouk, Moscou confirmou o acordo sobre o respeito pela trégua que começou hoje de manhã, 09:00 locais (07:00 em Lisboa), e deve prolongar-se até às 21:00 (19:00 em Lisboa) em seis zonas onde se registam confrontos e ataques. O acordo prevê, nomeadamente, a retirada de civis de Energodar através de Zaporojie (sul), de Izioum para Lozova (leste) e de Sumy para Poltava (nordeste). Em Sumy o corredor estabelecido na terça-feira permitiu a retirada de milhares de civis.

Outros corredores humanitários devem vir a ser delineados para a retirada de civis de Kyev , onde os últimos bombardeamentos russos atingiram, sobretudo, a zona leste da cidade. A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções economicas a Moscou.

Polônia diz que está pronta para colocar todos os seus caças MIG-29 à Ucrânia

Caça Mig-29 – Polônia – RNC – Divulgação

Segundo informações da Agência Reuters, a Polônia está pronta para mobilizar todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, e colocá-los à disposição dos Estados Unidos, e pediu aos outros membros da Otan que possuem aviões desse tipo que façam o mesmo, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira.

Parlamentares dos EUA pressionaram o governo do presidente Joe Biden na segunda-feira a facilitar a transferência de aviões de combate da Polônia e outros países da Otan e do Leste Europeu para a Ucrânia, após um apelo no sábado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

“As autoridades da República da Polônia… estão prontas para enviar – imediatamente e gratuitamente – todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein e colocá-los à disposição do governo dos Estados Unidos da América”, acrescentou o ministério.

“Ao mesmo tempo, a Polônia solicita aos EUA que nos forneçam aeronaves usadas com capacidades operacionais correspondentes. A Polônia está pronta para estabelecer imediatamente as condições de compra dos aviões.” A Polônia está apoiando Kiev com armas defensivas, mas disse que não enviaria jatos para a Ucrânia, pois não é parte direta do conflito entre a Ucrânia – que não é aliada da Otan – e a Rússia.

“Qualquer decisão sobre a entrega de armas ofensivas deve ser tomada por toda a Otan e por unanimidade”, disse o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki na terça-feira durante uma entrevista coletiva conjunta com seu colega norueguês em Oslo.

“É por isso que estamos prontos para entregar toda a nossa frota de caças a Ramstein, mas não estamos prontos para fazer qualquer movimento por conta própria porque, como eu disse, não fazemos parte desta guerra”, acrescentou.

Cruz Vermelha descreve situação de Mariupol como apocalíptica

RNC – Divulgação

Moradores de Mariupol, cidade ucraniana cercada por tropas russas há mais de uma semana, estão sem acesso a comida, água, energia ou aquecimento. Os cidadãos estão se protegendo em abrigos subterrâneos.

Diversas tentativas de cessar-fogo e criação de corredores humanitários na cidade foram feitas desde sábado, mas até agora todas elas falharam. Do lado da Ucrânia, ela diz que ônibus e caminhões foram bombardeados por tropas russas e não conseguiram chegar à cidade nesta terça (8). A Rússia diz que foram os ucranianos que não respeitaram o cessar-fogo. Em Sumy, os corredores humanitários têm funcionado.

Na terça, cerca de 5 mil pessoas deixaram a cidade. Hoje o prefeito da cidade anunciou que os moradores estão conseguindo sair com seus carros particulares.

Lewandowski toma posse como ministro do TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tomou posse ontem (8) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições. O ministro ocupará o lugar deixado por Luís Roberto Barroso, que encerrou o mandato de quatro anos na Corte Eleitoral. A escolha de Lewandowski, que também é ministro do STF, para ocupar uma cadeira no TSE foi feita de maneira simbólica durante votação realizada no mês passado. Pela regra, a escolha é feita por antiguidade e o ministro já ocupava o cargo de ministro substituto. Ele também foi ministro do tribunal em 2012.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico. Além do empossado, os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Edson Fachin, atual presidente, também compõem o tribunal. Lewandowski tem 73 anos, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). No Supremo, o ministro foi o revisor da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e relatou processos sobre a proibição do nepotismo no serviço público e das cotas raciais nas universidades federais.

Grupo técnico da OMS recomenda dose de reforço contra covid-19

O Grupo Conselheiro Técnico sobre Vacinação Contra a Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu comunicado nesta terça-feira (8) recomendando o acesso amplo a doses do ciclo inicial e de reforço de vacinas contra a covid-19. A aplicação de doses de reforço deve ocorrer sobretudo “em grupos com riscos de desenvolver doenças severas e evoluir para a morte, mesmo no contexto da circulação da variante Ômicron.”

Um problema segue sendo a disparidade na distribuição das vacinas em diferentes países do mundo. “A oferta em curto e médio prazos das vacinas disponíveis tem crescido substancialmente. Contudo, a equidade de vacinas continua um desafio importante e todos os esforços para resolver essas desigualdades são importantes”, defendem os especialistas da OMS.

Atualização de vacinas: Segundo cientistas do grupo, para continuar assegurando a proteção da população contra o novo coronavírus, esses imunizantes precisam ser atualizados para ampliar sua capacidade de gerar anticorpos também para as novas variantes. Neste sentido, o colegiado de especialistas estimula a realização de estudos para o desenvolvimento de vacinas voltadas às chamadas “variantes de preocupação” do novo coronavírus. Essas informações são subsídios fundamentais, acrescenta o texto, para a avaliação da situação pelo grupo e eventuais novas atualizações das recomendações apresentadas. No informe divulgado hoje, o grupo destaca que a Ômicron se tornou a variante dominante em todas as regiões do mundo. A situação de casos está heterogênea, com áreas reportando crescimento de casos e outras registrando queda dos infectados.

Brasil tem 518 mortes por Covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou nesta terça-feira (8) 518 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 652.936 óbitos desde o início da pandemia. Amapá e Roraima não registraram mortes. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 460 abaixo da marca de 500 pelo sexto dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -43%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença.

Brasil, 8 de março

  • Total de mortes: 652.936
  • Registro de mortes em 24 horas: 518
  • Média de mortes nos últimos 7 dias: 460 (variação em 14 dias: -43%)
  • Total de casos conhecidos confirmados: 29.144.964
  • Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 78.374
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 47.928 por dia (variação em 14 dias: -50%)

O país também registrou 78.374 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 29.144.964 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 47.928. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -50%, indicando tendência de queda nos casos da doençaOs números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. O Ministério da Saúde não divulgou os números oficiais nesta terça-feira (8).

SC: Estado confirma 1.635.891 casos, 1.604.246 recuperados e 21.486 mortes

Santa Catarina já registrou 1.635.891 casos confirmados de Covid-19, dos quais 1.604.246 estão recuperados e 10.159 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 8. Até esta data, 21.486 óbitos foram causados pelo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,31%.

São 516 casos ativos a menos que no último boletim, e houve 17 óbitos adicionais registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 3.368 e outras 3.867 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 8
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 19 municípios com o número de casos ativos zerado. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Oeste (301 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Serra (297) e Meio-Oeste (217). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (59), Alto Uruguai Catarinense (68) e Alto Vale do Itajaí (71).

Atualmente, há 999 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 762 estão ocupados, sendo 176 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 76,3%.

Secretaria da Saúde confirma 7.684 novos casos e 49 óbitos pela Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (8) mais 7.684 casos e 49 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.354.790 casos confirmados e 42.313 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de março (5.279), fevereiro (1.353) e janeiro (988) de 2022; dezembro (10), novembro (1), outubro (1), setembro (2), agosto (3), julho (4), junho (4), maio (3), abril (3), março (18), fevereiro (4) e janeiro (6) de 2021; e dezembro (3), agosto (1) e julho (1) de 2020. Os óbitos são de março (36) e janeiro (12) de 2022, e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 129 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (48 em UTIs e 81 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 661 pacientes internados, 276 em leitos de UTI e 385 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 49 pacientes. São 25 mulheres e 24 homens, com idades que variam entre 01 e 94 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 e 8 de março de 2022. Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (13), São José dos Pinhais (4), Maringá (4), Londrina (4), Pinhais (2), Terra Roxa, Saudade do Iguaçu, Sarandi, Salto do Lontra, Quinta do Sol, Ponta Grossa, Ortigueira, Marialva, Ivaiporã, Foz do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Engenheiro Beltrão, Colombo, Clevelândia, Cianorte, Cerro Azul, Cambé, Cambará, Bom Jesus do Sul, Arapongas, Apucarana e Agudos do Sul.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde soma 10.653 casos de não residentes no Estado – 230 pessoas morreram.

Confira AQUI o informe completo. 

Informe semanal da dengue registra mais 311 casos da doença no Paraná

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 24.155 casos suspeitos, com 1.718 confirmações. São 311 casos a mais que o documento anterior. Os dados são do 28º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. Até o momento, 334 municípios registraram notificações de dengue. Destes, 175 confirmaram a doença, sendo que 137 cidades registraram autoctonia, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda 3.968 casos em investigação, sem registro de óbitos neste período.

A Sesa adota várias estratégias para o monitoramento da circulação viral da dengue, dentre elas o modelo de Unidade Sentinela, recomendado pela Organização Mundial (OMS) da Saúde e Ministério da Saúde. Sua utilização permite detectar precocemente a circulação dos vírus da dengue, zika e chikungunya no Paraná, possibilitando aos gestores, profissionais da saúde e agentes de endemias realizar ações de educação, prevenção e controle do vetor transmissor.

Confira o informe completo AQUI

Libertadores: América-MG fica no 0 a 0 com o Barcelona de Guayaquil

O América-MG empatou em 0 a 0 com o Barcelona de Guayaquil (Equador), nesta terça-feira (8) no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 3ª fase prévia da Copa Libertadores. Agora, o Coelho decidirá sua classificação, ou não, para a fase de grupos da competição na próxima terça (15), a partir das 21h30 (horário de Brasília) no estádio Monumental, em Guayaquil (Equador). Antes da partida decisiva contra o Barcelona, o América-MG entra em campo pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, contra o Uberlândia no próximo sábado (12).

Libertadores: Fluminense pega Olimpia mirando vaga na fase de grupos

Motivado após a conquista da Taça Guanabara do Campeonato Carioca no último sábado (5) e depois de alcançar a 11ª vitória consecutiva na temporada, o Fluminense enfrenta o Olimpia (Paraguai), a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9) no estádio Nilton Santos, pela terceira fase prévia da Copa Libertadores (esta é a última etapa antes dos grupos). O técnico Abel Braga não tem grandes problemas para montar sua equipe para a partida decisiva. A ausência mais sentida é a do artilheiro Fred. Porém, o atacante argentino Germán Cano assumiu o comando do ataque nos últimos jogos, marcando gols importantes e dando provas de que é uma ótima opção para o Tricolor das Laranjeiras.

Brasil volta a golear e avança no Sul-Americano sub-17

A seleção feminina sub-17 voltou a mostrar força no Campeonato Sul-Americano da modalidade ao golear o Paraguai por 5 a 0, nesta terça-feira (8) no estádio Charrúa, em Montevidéu (Uruguai), em jogo válido pelo Grupo B da competição. Com o triunfo, o Brasil permanece com 100% de aproveitamento, agora com 9 pontos. Além da campanha perfeita na competição, a vitória garantiu à seleção brasileira a vaga no quadrangular final do Sul-Americano com antecedência de uma rodada. O Brasil volta a entrar em campo pela competição contra a Venezuela a partir das 18h30 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (10).

Liga dos Campeões: Liverpool avança apesar de queda para a Inter

O Liverpool (Inglaterra) avançou para as quartas de final da Liga dos Campeões com uma vitória agregada de 2 a 1 sobre a Inter de Milão (Itália), apesar de ter sofrido uma derrota de 1 a 0 para o time italiano, com 10 jogadores, em Anfield nesta terça-feira (8).Com o resultado o Liverpool chegou às quartas de final da Liga dos Campeões pela quarta vez nas últimas cinco temporadas.

Bayern vence o Salzburg (Áustria) por 7 a 1 

Também nesta terça, Robert Lewandowski, do Bayern de Munique (Alemanha), marcou o hat-trick mais rápido da história da Liga dos Campeões, com três gols aos 23 minutos, nesta terça, quando os alemães venceram o Salzburg (Áustria) por 7 a 1 para garantir uma vaga nas quartas de final com um placar agregado de 8 a 2.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495