Operação para resgatar brasileiros na China começa hoje

Dois aviões presidenciais saem do Brasil nesta quarta; pelo menos 29 serão repatriados. Quem tiver sintomas de infecção será levado a hospital militar em Brasília; quarentena vai durar 18 dias. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou nesta terça-feira (4) que o grupo de brasileiros que está na região de Wuhan, na China epicentro da epidemia do novo coronavírus deve chegar ao Brasil na manhã de sábado (8). Eles serão repatriados em dois aviões reservas da frota presidencial, nos quais o presidente Jair Bolsonaro não costuma viajar. A quarentena será cumprida em Anápolis (GO), e quem apresentar qualquer sintoma da infecção será levado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para avaliação médica. De acordo com o ministro, o avião fretado deve decolar da Base Aérea de Brasília ao meio-dia desta quarta (5). A aeronave deve chegar à China na madrugada de sexta (7), e ainda não está definido o tempo necessário para inspeção e embarque dos brasileiros.

Brasileiros vindos de Wuhan ficarão em GO

Os brasileiros que serão repatriados de Wuhan, na China, epicentro da epidemia de coronavírus, vão cumprir quarentena na base área de Anápolis (GO). Uma comitiva do governo esteve no local na manhã desta terça-feira, 4, para avaliar as instalações. A previsão é de que o grupo chegue ao Brasil no sábado, 8. O governo brasileiro vai disponibilizar dois aviões reservas da frota presidencial para o resgate de 29 pessoas. Entre os resgatados estão quatro chineses listados como parentes dos brasileiros. As aeronaves que irão buscar os brasileiros saem de Brasília (DF) e fazem escalas em Fortaleza (CE), Las Palmas (Ilhas Canárias, Espanha), Varsóvia (Polônia) e em outra cidade da China, antes de pousar em Wuhan. No retorno, elas farão o mesmo trajeto em sentido contrário. No percurso, as pessoas resgatadas não poderão deixar a aeronave.

Anuncie na Rede Nova de Comunicação

OMS: há ‘janela’ contra crise do coronavírus

A Organização Mundial da Saúde diz que existe uma ‘janela de oportunidade’ para impedir que o surto do novo coronavírus se torne uma crise global mais ampla. O diretor-geral da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou que as medidas adotadas pela China para combater o vírus em seu epicentro são a melhor maneira de impedir sua disseminação. Ao mesmo tempo, o embaixador da China na ONU pediu que os países não cometam exageros em suas reações à epidemia.

Câmara aprova regras de quarentena do coronavírus

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o projeto que prevê regras para quarentena e medidas de enfrentamento do coronavírus. Com a aprovação, o texto seguirá para o Senado e deve ser analisado nesta quarta (5). Entre outros pontos, o projeto obriga a realização de exames médicos, testes laboratoriais e coletas de amostras clínicas.

Casa Civil demite mais 2 indicados por Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, decidiu demitir mais dois servidores da pasta. Serão exonerados o secretário de Relações Governamentais e o assessor da Secretaria Especial de Relacionamento Externo. Na semana passada, três servidores já haviam sido demitidos. Enfraquecido pelas baixas em sua pasta e também pela transferência do Programa de Parcerias de Investimentos para o Ministério da Economia, Onyx Lorenzoni teve ele próprio sua permanência na Casa Civil em risco.

Senadores votarão novas regras para aviões da FAB

A Comissão de Relações Exteriores do Senado pretende votar, na próxima quinta-feira, 6, um projeto para endurecer as regras de uso dos voos da Força Aérea Brasileira (FAB) por autoridades. A proposta foi incluída na pauta após a demissão do secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini, que utilizou uma aeronave oficial para se deslocar até a Davos, na Suíça e, de lá, para Nova Délhi, na Índia. A proposta aumenta as exigências de divulgação das informações dos voos. O projeto determina que a autoridades usem as aeronaves apenas para viagens a serviço e, “excepcionalmente”, por motivo de segurança e emergência médica.

Fies abre inscrições para o primeiro semestre

As inscrições do primeiro semestre de 2020 para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas a partir desta quarta-feira (5) até o dia 12 de fevereiro. O programa oferece financiamento a estudantes em cursos superiores pagos. Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Enem a partir da edição de 2010 e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e nota superior a 0 na redação.

Tribunal mantém quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) recusou recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro e manteve a quebra de sigilos bancário e fiscal do filho do presidente Jair Bolsonaro e dezenas de pessoas ligadas ao seu gabinete no processo que investiga suposta prática de ‘rachadinha’ no gabinete de Flávio quando o filho do presidente era deputado estadual.

Placa Mercosul: prazo para troca é prorrogado em 5 Estados

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou o prazo para cinco Estados se adequarem à obrigatoriedade do uso da placa padrão Mercosul. Minas, Mato Grosso, Tocantins, Sergipe e Alagoas terão até o dia 17 de fevereiro para continuar emplacando veículos com o antigo modelo cinza. O órgão informou que os cinco Estados encaminharam ofício expondo dificuldades para uso das novas placas. Para os outros 22 Estados, as regras estão em vigor desde 31 de janeiro.

Morre o locutor de rodeios Asa Branca, aos 57 anos

O locutor de rodeios Asa Branca, apelido de Waldemar Ruy dos Santos, morreu na terça-feira (4), aos 57 anos de idade. Asa Branca foi internado em 14 de dezembro de 2019 para tratamento de um câncer na boca, sendo liberado uma semana depois. Após uma piora na saúde, ele voltou ao hospital em 27 de dezembro. Sua internação mais recente havia tido início em 25 de janeiro deste ano. No último domingo, sua esposa afirmou que o locutor estava em ‘estado bem crítico’ e pediu orações.

Democrata rasga discurso de Trump após ser ignorada

Ao fim do discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre Estado da União no Congresso dos Estados Unidos, a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, rasgou ontem o que seria uma cópia do pronunciamento do dirigente republicano. Esta cena foi o desfecho de um clima nada amistoso que começou assim que Trump chegou ao púlpito da Câmara, quando ele quebrou o protocolo ao cumprimentar apenas o vice-presidente do país, Mike Pence, e ignorou a democrata, que havia lhe estendido a mão.

Trump exalta economia e canta vitória contra a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou nesta 3ª feira (4.fev.2020) o tradicional discurso do Estado da União, no plenário da Câmara dos Representantes. Em mais de 1 hora, o republicano adotou tom de campanha, criticou a China e o socialismo e exaltou os indicadores positivos da economia do país. Trump afirmou que a China praticou um “roubo maciço” de postos de trabalho dos Estados Unidos e se beneficiaram na balança comercial entre os países. O presidente disse que prometeu e cumpriu a implantação de novas tarifas para reverter esse desequilíbrio.

LOTERIA

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 80 milhões

Acontece nesta quarta-feira (5) o concurso 2.231 da Mega-Sena. O prêmio está acumulado e deve pagar R$ 80 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio, previsto para às 20h, horário de Brasília.

FUTEBOL

Copa Sul-Americana

Fluminense Empata com o Unión

O empate do Fluminense com o Unión La Calera-CHI em 1 a 1 na estreia da Sul-Americana marcou a primeira vez que o técnico Odair Hellmann repetiu uma escalação em 2020. Ainda com desfalques no setor ofensivo, o treinador optou por levar a campo a mesma formação.

Universidad de Chile e Inter ficaram no 0 a 0

Os incidentes na arquibancada durante o jogo entre Universidad do Chile e Inter foi tema na entrevista coletiva após a partida no Estádio Nacional, em Santiago, já na noite desta terça-feira. Depois do empate sem gols, pela segunda fase da Libertadores, o volante Edenilson defendeu que a partida deveria ter sido paralisada.

Supercopa do Brasil: com Jesus e Dorival, CBF esquenta decisão do dia 16 de fevereiro

A CBF divulgou nesta terça-feira detalhes do regulamento e da organização da primeira edição da Supercopa do Brasil. Flamengo (campeão brasileiro) e Athletico-PR (campeão da Copa do Brasil) decidem o título no dia 16 de fevereiro, no Mané Garrincha, em Brasília. O evento teve a participação de Dorival Junior e Wellington, representantes do Furacão, e Jorge Jesus e Diego, pelo lado rubro-negro do Rio de Janeiro. Entre os principais temas, o equilíbrio de forças foi debate. O português, inclusive, comparou o adversário ao River Plate-ARG e ao Liverpool.