Bolsonaro declara foco na Previdência

Em sua última declaração antes de voltar ao Brasil após viagem oficial a Israel, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (3) que a prioridade de seu governo agora é aprovar a reforma da Previdência e que pretende ‘jogar pesado’ com o tema pela sua importância. Hoje à tarde, às 14h, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para debater com deputados a proposta de reforma da Previdência.

Senado deve votar mudança na PEC do Orçamento

Líderes de bancadas do Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara , Rodrigo Maia (DEM-RJ), fecharam acordo para quebrar os prazos de tramitação da PEC do chamado Orçamento impositivo e votá-la na quarta-feira. O consenso entre os envolvidos na negociação prevê ainda algumas alterações no texto, o que vai forçá-lo a tramitar novamente na Câmara após a votação no Senado.

Presidente defende ‘nazismo de esquerda’ em Israel

Em viagem a Israel, Bolsonaro foi questionado por repórteres se considera o nazismo – regime responsável pelo genocídio de 6 milhões de judeus, além de homossexuais, deficientes, Testemunhas de Jeová, entre outros – como um movimento de esquerda ou de direita. ‘Não há dúvidas (de que foi um movimento de esquerda), Partido Nacional Socialista da Alemanha’, disse o presidente, aludindo ao nome oficial do partido liderado por Adolf Hitler.

Viagem a Israel teve poucos efeitos práticos, dizem analistas

O presidente Jair Bolsonaro deve chegar a Brasília no início da noite desta quarta-feira (03), depois de uma viagem de três dias a Israel. No país, Bolsonaro visitou locais históricos, firmou acordos de cooperação e anunciou a abertura de um escritório comercial em Jerusalém. Para analistas ouvidos pela BBC News Brasil, a importância da ida a Israel foi principalmente simbólica, mas os efeitos práticos para o Brasil devem ser poucos.

Fala de Flávio sobre Hamas irrita até bancada ruralista

O comentário do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) sobre o Hamas irritou o Congresso. “Chega dos meninos do Bolsonaro, não dá mais”, disse o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) ao sair da Câmara nesta 3ª feira (2.abr.2019). Alceu Moreira deixava o plenário da Câmara falando alto “acabou a paciência”. As críticas foram feitas para os líderes do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), e do Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP). A deputada disse que não tinha acessado as redes sociais e não sabia a que se referia o emedebista. “Não viu o Flávio falando do Hamas?”, perguntou. Flávio publicou em seu Twitter uma notícia sobre a crítica do Hamas à ida de Jair Bolsonaro a Israel. Sobre o fato, o filho do presidente comentou “quero que vocês se EXPLODAM”. Com a repercussão negativa, Flávio apagou a postagem.

Doria critica Olavo e comemoração do golpe de 64

Filho de um deputado exilado e cassado durante a ditadura militar, o governador de São Paulo, João Doria lamentou a forma como o governo de Jair Bolsonaro abordou o aniversário de 55 anos do golpe de 1964, no último dia 31 de março. “O governo não agiu bem ao promover ou ao pedir que isso fosse comemorado. Eu não creio que o golpe de 1964 deva ser objeto de comemoração. 31 de março foi um golpe. Nós não podemos negar isso”, afirmou o tucano em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta quarta-feira 3. Apesar da crítica, Doria exaltou uma “boa relação” mantida com o presidente e se mostrou otimista quanto à aprovação da reforma da Previdência

IBGE rebate críticas de Bolsonaro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística defendeu a metodologia que utiliza para aferir a taxa de desemprego no país. ‘A metodologia adotada segue as recomendações dos organismos internacionais, em especial a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o intuito de garantir a comparabilidade com outros países’, informou o IBGE, em nota. Durante visita a Israel, o presidente Jair Bolsonaro criticou o método usado pelo instituto.

Temer se torna réu e é denunciado no mesmo dia

O juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, aceitou na terça-feira as duas denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal contra o presidente Michel Temer, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. No mesmo dia, os procuradores da força-tarefa em São Paulo denunciaram à Justiça Federal o ex-presidente e sua filha. Eles são acusados do crime de lavagem de dinheiro, supostamente praticado por meio de uma reforma na casa dessa mesma filha, custeada por uma empresa do coronel Lima com dinheiro de propina.

Filho de Lula é nomeado assessor de deputado petista

Luis Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado nesta terça-feira, 2, como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele vai trabalhar no gabinete do deputado Emídio de Souza (PT), tesoureiro nacional do partido e ex-prefeito de Osasco, na Grande São Paulo. A nomeação de Luis Claudio foi publicada no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira. Ele vai exercer o cargo em comissão (livre indicação) de auxiliar parlamentar, cujo salário previsto na escala de vencimentos da Alesp é de R$ 6.515,40. Cada deputado estadual tem direito a indicar até 23 assessores.

Câmara do Rio abre processo por impeachment de Crivella

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aceitou o pedido de impeachment do prefeito da cidade, Marcelo Crivella (PRB). Dos 51 vereadores, 35 votaram a favor, 14 contra e dois abstiveram-se. Para que o processo fosse iniciado, era necessária apenas a maioria simples, de 26 vereadores. Crivella é acusado de ter praticado crime de responsabilidade em dezembro de 2018, quando a prefeitura renovou um contrato com duas empresas que fornecem mobiliário para a administração.

Ex-governador do Paraná, mulher e outros 5 viram réus

O ex-governador do Paraná, Beto Richa, a sua mulher, Fernanda Richa, e outros 5 investigados viraram réus por obstrução na Operação Quadro Negro, que investiga desvios de verbas de mais de R$ 20 milhões em escolas públicas do Estado entre 2012 e 2015. Os 7 foram denunciados na 2ª feira (1º.abr.2019) no MP-PR (Ministério Público do Paraná) por obstrução de investigação criminosa, quando se promove ações para atrapalhar alguma investigação. As informações foram publicadas pelo portal G1.

Pistola é furtada em evento com Mourão

Uma pistola foi furtada durante a maior feira militar da América Latina, a LAAD, que acontece no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, na terça-feira (2). O incidente ocorreu pouco antes da cerimônia de abertura da feira. A arma estava exposta no estande da empresa italiana BDT. Estavam presentes no evento o presidente em exercício, Hamilton Mourão, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella.

Padarias da Grande SP deixarão de vender cigarros

Cerca de 400 padarias da Grande São Paulo decidiram nesta segunda (1º) parar de vender cigarros. A decisão tem duas explicações: a onda de assaltos a esse tipo de comércio e a baixa margem de lucro com a venda do produto. Cerca de 6 mil padarias são registradas na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com a Sampapão, grupo que integra o Sindicato dos Indústrias de Panificação de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria de São Paulo, em média, a margem bruta do lucro para comercialização dos cigarros das padarias é de 6,9%, mas há muitos descontos sobre esse percentual. Segundo o sindicato, 95% das padarias do estado estão sob o regime de tributação do Simples Nacional e pagam impostos sobre o faturamento entre 4,5% e 7,8%, dependendo da faixa de faturamento da empresa. Os comerciantes também reclamam das taxas que são descontadas pelas operadoras de cartões de crédito.

Pai de acusada pede perdão à família de Daniel

O segundo dia de audiências de testemunhas de defesa no julgamento da morte do jogador Daniel foi marcado por um pedido de desculpas feito pelo pai da ré Cristiana Brittes, Pedro Rodrigues, à família do ex-jogador. Cristiana é acusada, com outras seis pessoas, de ter participado do homicídio de Daniel. Rodrigues foi ouvido como testemunha na manhã de terça-feira. As audiências irão prosseguir na até a sexta-feira (5), quando a juíza decidirá se os denunciados serão levados ou não a júri popular.

Venezuela: Constituinte retira imunidade de Guaidó

O opositor Juan Guaidó enfrenta a possibilidade de ser detido depois que a Assembleia Constituinte da Venezuela retirou sua imunidade parlamentar e autorizou um processo por ele ter se proclamado presidente interino da Venezuela, com amplo apoio internacional. Guaidó questionou, em tom de desafio, se há alguém disposto a efetuar sua detenção.

May pedirá novo adiamento do Brexit

A primeira-ministra Theresa May pedirá à União Europeia uma nova extensão do prazo para o Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido do bloco, para tentar dar fim ao impasse no Parlamento britânico sobre a questão. Em um comunicado, May afirmou desejar que a extensão seja ‘a mais curta possível’ e com uma data-limite anterior a 22 de maio, para que o Reino Unido não tenha de participar das eleições para o Parlamento europeu.

Nasa confirma missão de Marte para 2033

O regresso de astronautas americanos à Lua, anunciado recentemente para 2024, estará destinado a preparar a chegada do primeiro humano a Marte em 2033, disse na terça-feira (2) o administrador da Nasa, Jim Bridenstine. ‘Podemos avançar no pouso em Marte avançando no pouso na Lua. A Lua é o campo de provas’, disse o ex-parlamentar republicano.

FUTEBOL

JOGOS DE HOJE

Libertadores

19h15 – Atlético-MG x Zamora

19h15 – Internacional x River Plate

21h30 – Flamengo x Peñarol

21h30 – Emelec x Cruzeiro

Copa do Brasil

19h15 – Luverdense x Fluminense

19h15 – Aparecidense-GO x Ponte Preta

20h30 – Londrina-PR x Botafogo-PB

21h30 – ABC x Santa Cruz-PE

21h30 – Corinthians x Ceará