Presidente da Caixa sinaliza juro maior para habitação

O governo de Jair Bolsonaro anunciou na segunda-feira (7) que vai reduzir o tamanho dos bancos públicos no País, com venda de subsidiárias e a devolução de aportes feitos pelo Tesouro nessas instituições. Também indicou que irá diminuir o número de agências e encarecer o custo do crédito para a classe média (no caso de financiamentos à casa própria) e para o produtor rural para que os bancos deem mais retorno ao controlador, a União. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que os juros do crédito imobiliário não vão subir no Minha Casa, Minha Vida. Já a classe média terá que pagar mais para ter crédito ou buscar alternativas nos bancos privados.

Previdência deve ser pauta de 2ª reunião ministerial

O presidente Jair Bolsonaro realiza nesta terça-feira feira (8) a segunda reunião ministerial. O primeiro encontro foi na última quinta (3). Os ministros discutirão propostas prioritárias para o governo. Um dos temas discutidos deve ser a reforma da Previdência. Devem participar o vice-presidente Hamilton Mourão, os 21 ministros que compõem a Esplanada de Bolsonaro e Roberto Campos Neto, indicado para presidir o Banco Central, que só irá assumir o cargo depois de passar por uma sabatina no Senado.

Chefe do Ibama deixa cargo após polêmica 

Um dia depois de ter se tornado alvo em redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do novo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que questionaram o valor do contrato para aluguel de veículos no órgão, a presidente do Ibama, Suely Araújo, pediu exoneração do cargo na segunda-feira (7). Ela aguardava ser substituída pelo indicado por Bolsonaro, o procurador da União Eduardo Fortunato Bim, mas decidiu antecipar a saída.

6ª noite de ataques no Ceará tem explosão em ponte e ônibus incendiados

Ataques criminosos continuaram pela sexta noite seguida no Ceará. Ônibus foram incendiados na capital e nos municípios de Aracati e Maranguape, na Grande Fortaleza, na noite desta segunda-feira (7). O carro de uma autoescola também foi queimado e um homem ficou ferido. Na madrugada desta terça-feira (8), foi registrada uma explosão em uma ponte no município de Caucaia. Desde quarta-feira (2), ocorreram 159 ações contra coletivos, prédios públicos, comércios e agências bancárias. A polícia prendeu 148 pessoas. A Força Nacional foi chamada para reforçar a segurança e enviou, inicialmente, 300 agentes. Nesta segunda-feira, o governo anunciou que outros 200 policiais da Força Nacional seriam enviados para o estado devido à continuação dos ataques. Pelo menos 106 agentes desse efetivo extra já chegaram ao Ceará para atuar nas ruas.

Ceará terá mais reforço da Força Nacional

O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu enviar reforço da Força Nacional para atuar na repressão à onda de crimes no Ceará. Já havia 330 homens atuando no local desde a noite do sábado, e o número será ampliado para 406, além de um total de 96 viaturas. A decisão foi tomada no mesmo dia em que o ministério ressaltou uma queda no número de ataques após o início do trabalho da Força Nacional. Foram registradas 45 ações criminosas na quinta-feira, 37 no sábado e 23 no domingo.

Governo do DF decreta estado de emergência na Saúde

Uma semana após assumir, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha(MDB), decretou estado de emergência na Saúde nesta segunda-feira, 7. Ele teve como base um relatório produzido por sua equipe em apenas dois dias que detectou problemas graves na área que poderiam levar ao aumento de mortes em Brasília. Ibaneis assinou o decreto no Instituto Hospital de Base, o principal centro público hospitalar da capital, durante a cerimônia em que lançou o programa SOS Saúde.

SP: casal é achado morto em quarto de resort

A Polícia Civil investiga a morte de um casal encontrado no quarto de um resort em Olímpia (SP) na tarde de domingo (6). Edson Fernandes Lopes, de 24 anos, e a mulher dele, Rubia Alves de Oliveira, de 22 anos, foram achados na cama tendo ao lado um botijão de gás. Uma das hipóteses da polícia é de que ele tenha matado a mulher, que estaria tentando se separar, e, depois, cometido o suicídio. Outra é de que ambos teriam inalado o gás por vontade própria.

Familiares tentam entrar com dez celulares escondidos em TVs na Penitenciária Industrial de Joinville

Durante revista na entrada da Penitenciária Industrial de Joinville, no Norte catarinense, duas televisões de LCD (tela de cristal líquido) e dez celulares foram apreendidos na segunda-feira (7). Segundo a Secretaria de Administração Prisional, os aparelhos celulares estavam escondidos dentro das TVs. Os celulares foram identificados pelos escâneres, acoplados aos monitores. Os familiares que tentaram entrar com os objetos foram identificados e devem prestar esclarecimentos na 3ª Delegacia do município. Conforme a Polícia Civil, são recorrentes as apreensões de celulares durante a revista da unidade.

Ghosn diz que agiu com aval de diretores da Nissan

O ex-presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn, declarou nesta terça-feira em um tribunal de Tóquio que agiu com “a aprovação dos diretores da Nissan”, em seu primeiro depoimento em um tribunal desde que foi detido, em novembro passado, por suposto crime financeiro. Ele seguirá na prisão devido ao risco de fuga, decidiu o juiz ao qual prestou depoimento hoje.

Maior feira de tecnologia do mundo apresenta novidades

Nesta semana acontece em Las Vegas (EUA) a edição de 2019 da Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo. O evento reúne grandes empresas mundiais, como Samsung e LG, que devem apresentar novidades, por exemplo, smartphone dobrável, aparelho de TV transparente, entre outros aparelhos. A feira começa hoje e termina na sexta-feira (11).

Golpe que promete material escolar já atingiu 560 mil

Mais de 560 mil brasileiros já foram atingidos por um novo golpe que promete material escolar gratuito, através do compartilhamento em aplicativos de mensagens instantâneas. Os cibercriminosos aproveitaram-se da alta procura por esses produtos nos primeiros dias do ano para enganar suas vítimas. A informação é da Kaspersky Lab, produtora de softwares de segurança. O golpe é cometido através de uma mensagem de WhatsApp que circula desde o dia 03 de janeiro, prometendo, caso seja compartilhada com mais cinco amigos, amostras grátis de produtos da empresa Faber-Castell, especializada em material escolar. Após compartilhar, o usuário é redirecionado para uma página que requisita informações pessoais para que supostamente os produtos fossem entregues. A intenção é roubar dados a serem utilizados em campanhas futuras pelos cibercriminosos.

Faustão grava vídeo e explica desabafo sobre política

Fausto Silva interrompeu as férias para, em um vídeo encerrar a polêmica que apareceu nas redes sociais depois de um desabafo feito por ele em seu programa e exibido no domingo (6). Sem citar nomes, o apresentador da Globo falou sobre o “imbecil que está lá e não deveria estar” durante a atração. Muitos internautas viram na declaração uma indireta a Jair Bolsonaro. O programa, no entanto, havia sido gravado em novembro. No vídeo de ontem, o apresentador deixou claro que o comentário foi geral, para todos os políticos.

Trump anuncia pronunciamento sobre muro entre EUA e México e visita à fronteira

O presidente americano, Donald Trump, aumentou nesta segunda-feira (7) a pressão em sua luta pela construção de um muro entre os Estados Unidos e o México, que considera fundamental para impedir a imigração ilegal, ao anunciar que fará um discurso “à Nação” nesta terça-feira (8) e que visitará a fronteira na próxima quinta (10). Trump, que trava uma queda de braço com os democratas no Congresso pelo financiamento do projeto do muro de mais de US$ 5 bilhões, escreveu em sua conta no Twitter que falará ao país às 21h local (meia-noite de quarta, pelo horário de Brasília) sobre o que chamou de “crise da Segurança Nacional e Humanitária na nossa Fronteira Sul”.

Futebol

A nova vida de Lucas Paquetá: garoto prodígio encara o peso de ajudar a reerguer o Milan

Ao meio-dia desta terça-feira, no horário de Brasília, a vida de Lucas Paquetá vai mudar de maneira oficial. Em Milão, o meia-atacante de 21 anos será apresentado como jogador do Milan, um dos clubes mais tradicionais da Europa – ainda que não viva seus melhores dias. Mas a vida de Paquetá já mudou. E ele sabe disso. A viagem exploratória a Milão em dezembro, depois do fim do Brasileirão, e a chegada definitiva à Itália, no último domingo, deram ao jogador de 21 anos uma bela ideia do que está por vir.

Fluminense esbarra em dificuldade financeira e adota cautela para contratar Nenê do São Paulo

Nenê é um dos nomes que interessam ao Fluminense para reforçar o setor de meio-campo. Porém, contratar o atleta de 37 anos, atualmente no São Paulo, não é tarefa fácil. Tanto que o time das Laranjeiras adota cautela no assunto. Com dificuldades financeiras, a equipe carioca entende não ser possível fazer grande investimento.

Sem apresentação convencional, Palmeiras “esconde” camisas de reforços e dicas de inscritos

O Palmeiras contratou cinco jogadores para esta temporada e os apresentou todos de uma vez na Academia de Futebol, na sexta-feira passada. Uma estratégia diferente em relação a anos anteriores, quando cada nova contratação era apresentada em uma data. O volante Matheus Fernandes, o meia Zé Rafael e os atacantes Arthur Cabral, Carlos Eduardo e Felipe Pires receberam das mãos de Alexandre Mattos, diretor de futebol, camisas iguais. Todas tinham o número 10 nas costas, em referência ao decacampeonato brasileiro.