Marco Aurélio manda soltar pai que ordenou morte da filha; PGR recorre

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar na última quarta-feira, 19, o empresário Renato Grembecki Archilla, condenado a 14 anos de prisão por mandar matar a própria filha. O caso, ocorrido em 2001, ficou conhecido como Crime do Papai Noel, pois o homem contratado para executar a vítima se fantasiou como o bom velhinho. A mulher conseguiu sobreviver. A decisão do ministro do STF foi dada no mesmo dia em que ele também concedeu liminar para soltar condenados em segunda instância que não tiveram seus casos transitados em julgado, ou seja, que ainda podem recorrer a tribunais superiores. Esta liminar, porém, foi suspensa pelo presidente do STF, Dias Toffoli, no mesmo dia. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu no sábado, 22, da decisão de soltar Archilla. Ela alega que a pena foi considerada transitada em julgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e a ordem de soltura foi dada sob a equivocada percepção de que se trataria de execução provisória.

Não há brasileiros entre as vítimas de tsunami, diz Itamaraty

Um tsunami que pode ter sido causado pela erupção de um vulcão conhecido como o “filho” do lendário Krakatoa deixou mortos e feridos na Indonésia na manhã deste domingo (horário local, noite de sábado em Brasília). Segundo o último balanço, da manhã deste domingo (23), ao menos 281 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas na região do estreito de Sunda, entre Java e Sumatra. Entre as vítimas estão três integrantes da banda indonésia Seventeen. O grupo se apresentava na praia, no Tanjung Lesung Beach Resort, no extremo oeste da ilha de Java, quando a massa de água atingiu com força o palco e arrastou a estrutura contra o público. Além de membros da banda, espectadores também morreram.

Sérgio Cabral estaria negociando delação, diz jornal

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (MDB) está negociando uma delação premiada, segundo informações do jornal O Globo publicadas neste domingo, 23. Cabral já foi condenado oito vezes e soma 197 anos e 11 meses de reclusão por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação de criminosa. O jornal informa que Cabral teria dado uma procuração para que seu novo advogado, João Bernardo Kappen, organize uma colaboração premiada com o Ministério Público Federal do Rio e com a Procuradoria-Geral da República. As conversas com os responsáveis pela Operação Lava Jato no Rio já teriam iniciado.

Verba pública a partidos aumentou quase 500% em 20 anos

O dinheiro público destinado aos partidos políticos cresceu quase 500% desde 1996. O Fundo Partidário, que atingirá montante próximo a R$ 1 bilhão no próximo ano, foi engordado nas últimas décadas ao mesmo tempo em que o número de siglas no País se multiplicava. Em 2019, 30 partidos ganharam nas urnas o direito de terem representação na Câmara dos Deputados, batendo mais um recorde. Há 23 anos eram 19 legendas com assento no Congresso. Previsto em R$ 927,7 milhões para o próximo ano, o fundo foi criado em meados dos anos 1990 para financiar os custos administrativos das legendas. É abastecido com dotações orçamentárias – aprovadas pelos próprios deputados e senadores – e multas eleitorais aplicadas aos mesmos partidos.

Mulher registrou cerca de 20 abusos de João de Deus em diário

Uma mulher relatou, em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 24, que foi abusada por João de Deus cerca de 20 vezes, entre 2009 e 2010, durante atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO). A suposta vítima, que não foi identificada na reportagem, exibiu registros que fez na época dos abusos sexuais em um diário. Neles, conta que João de Deus a obrigou a não contar nada sobre os acontecimentos, lhe deu presentes e prometeu pagar sua formatura – ela tinha 20 anos na época. O médium de 76 anos está preso, acusado por mais de 300 mulheres de abuso sexual, e de porte ilegal de armas.

Indonésia busca sobreviventes de tsunami que deixou 281 mortos

As equipes de emergência procuravam nesta segunda-feira sobreviventes do tsunami que deixou pelo menos 281 mortos em Sumatra e Java, ao mesmo tempo que os especialistas alertam para a possibilidade de novas ondas gigantes em consequência da atividade vulcânica. Brigadas de socorristas com máquinas e equipamentos pesados tentavam retirar os escombros deixados pelo tsunami. Alguns funcionários utilizavam as mãos para levantar objetos com a esperança de encontrar desaparecidos. Milhares de pessoas foram levadas para zonas elevadas. O tsunami atingiu praias do sul da ilha de Sumatra e do extremo oeste de Java às 21H30 locais (12H30 de Brasília) de sábado. A onda gigante, provocada pela erupção do vulcão que é considerado o “filho” do lendário Krakatoa, o Anak Krakatoa, deixou 281 mortos, mil feridos e 57 desaparecidos, de acordo com o balanço mais recente. “O número de vítimas e de danos continuará aumentando”, afirmou o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Bancos fecham mais cedo nesta segunda-feira; veja horários

Os bancos fecharão mais cedo na segunda-feira (24), véspera de Natal. O horário de atendimento ao público nas agências bancárias será o seguinte:

Horário dos bancos no dia 24/12

Regiões Hora Local Hora de Brasília
Estados com horário igual ao de Brasília 9h às 11h 9h às 11h
Estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília 8h às 10h 9h às 11h
Estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília 8h às 10h 10h às 12h
Estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília 7h às 9h 10h às 12h