Uma Ferrari ainda mais vermelha será a principal arma para a batalha com a Mercedes para retomar um título que não vem há uma década. O novo modelo SF71H foi apresentado nesta quinta-feira e chamou a atenção por não ter mais quase nenhum detalhe em branco, fruto do fim do patrocínio um banco espanhol, e por ter um vermelho mais forte.
No aspecto aerodinâmico, a nova Ferrari se mostrou parecida ao carro do ano passado, que conduziu o time ao vice-campeonato de pilotos com Sebastian Vettel, com cinco vitórias, e também ao vice de construtores. Além de Vettel, a Ferrari tem o finlandês Kimi Raikkonen, último piloto campeão mundial pelo time, em 2007. Com isso, a Ferrari terá a mesma dupla de pilotos pelo quarto ano consecutivo.
O novo carro projetado pelo engenheiro italiano Mattia Binotto manteve a filosofia de ser um pouco mais curto entreeixos em relação à Mercedes, mas o objetivo do projeto é obter um desempenho melhor nas pistas de alta velocidade, nas quais a Ferrari foi batida facilmente na última temporada. Para isso, a parte traseira do carro foi mais estreitada, para que o fluxo de ar até a asa traseira seja mais eficiente e proporcione uma maior aderência ao conjunto.
– Este carro é uma evolução em relação ao carro do ano passado. O projeto anterior foi bastante agressivo. Ainda tivemos o acréscimo do halo, que vem para aumentar a segurança, e foi um desafio para nós em relação à aerodinâmica – disse Binotto.
Em sua quarta temporada pela Ferrari, Vettel comentou diferenças na posição de pilotar por causa do halo.
– O carro sofreu algumas alterações em função do regulamento e a posição de pilotar ficou um pouco menos confortável, mas teremos de nos adaptar. Muitas horas de trabalho e estar aqui agora é muito especial para todos nós, mal posso esperar para ver o carro na pista e como será o desempenho. O carro é um grande passo adiante em relação ao ano passado – comentou Vettel.