Covid-19: casos sobem para 27,2 milhões; mortes são 637,1 mil

A soma de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia subiu para 27.285.509 no Brasil. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 166.009 novos diagnósticos positivos. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde contabilizava 27.119.500 casos acumulados. A quantidade de ocorrências em acompanhamento de covid-19 está em 3.080.144. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta, nem evoluíram para óbito.

O total de vidas perdidas para a pandemia subiu para 637.152. Entre ontem e hoje, secretarias estaduais e municipais de saúde registraram 1.135 novas mortes. Ontem, o sistema de informações da pandemia marcava 636.017 óbitos. Ainda há 3.160 falecimentos em investigação. Os óbitos em investigação ocorrem em razão de casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos posteriores.

Covid-19: casos sobem para 27,2 milhões e mortes, para 637,1 mil

Divulgação/ Ministério da Saúde

.

Até hoje, 23.568.213 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 86,4% dos infectados desde o início da pandemia. As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (11), em Brasília. Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 até o momento estão São Paulo (161.156), Rio de Janeiro (70.668), Minas Gerais (58.346), Paraná (41.685) e Rio Grande do Sul (37.479). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.914), Amapá (2.076), Roraima (2.112), Tocantins (4.039) e Sergipe (6.160).

Fiocruz atualiza protocolo de retorno às aulas contra variante Ômicron

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou hoje (11) suas recomendações para a prevenção da covid-19 no retorno às aulas, acompanhando novos critérios de autoridades sanitárias internacionais e sociedades médicas nacionais diante da variante Ômicron. As orientações do Grupo de Trabalho de Retorno às Atividades Escolares Presenciais da Fiocruz podem ser consultadas em uma nota técnica que inclui protocolos em temas como isolamento, testagem e suspensão de aulas. O grupo recomenda que o ensino seja preferencialmente presencial.

“Sob forte recomendação de organismos internacionais e de setores do Judiciário, entre outros, recomenda-se que esse retorno seja presencial, uma vez que os prejuízos sociais, emocionais, educacionais, sanitários e econômicos já não permitem a manutenção do modelo remoto como preferencial para o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes”, afirma a nota técnica. Ao introduzir o texto, os pesquisadores destacam que a variante Ômicron já representa mais de 95% dos genomas de SARS-CoV-2 sequenciados no país, e que sua característica mais marcante é a alta transmissibilidade, o que também implica maior potencial de transmissão domiciliar. Citando dados dos Estados Unidos e do Brasil, os pesquisadores acrescentam que, com o predomínio dessa cepa, aumentou o registro de casos de covid-19 entre crianças e adolescentes, aparentemente sem aumento percentual de internações e mortes.

Isolamento: O documento contextualiza que autoridades sanitárias dos Estados Unidos e Europa estabeleceram critérios mais curtos para isolamento e quarentena com a chegada da variante Ômicron, e que as Sociedades de Pediatria do Rio de Janeiro e de São Paulo também atualizaram seus critérios diantes da nova cepa. A Fiocruz orienta que, para adultos ou crianças com casos leves ou moderados de covid-19 são necessários 10 dias de isolamento a contar da data de início dos sintomas. Mesmo assim, o retorno deve estar condicionado à ausência de sintomas, febre ou uso de antitérmicos nas últimas 24 horas. Caso outro teste seja realizado no quinto dia e o resultado seja negativo, esse tempo de isolamento pode ser reduzido para sete dias. Os casos assintomáticos confirmados precisam de cinco dias de isolamento a contar da data do teste positivo, desde que um novo teste no quinto dia tenha o resultado negativo. Caso o resultado desse novo teste seja positivo, o isolamento se estende para sete dias.

A fundação reforça que o uso de máscara é fundamental. Para as pessoas que não puderem usar máscaras por contraindicação médica, o protocolo muda caso testem positivo para covid-19 sem apresentar sintomas. Nesse caso, a orientação é que repitam o teste no quinto dia e, em caso positivo, o isolamento deve ser de 10 dias em vez de sete. Para pessoas que não possam usar máscaras e tenham casos sintomáticos, as orientações são as mesmas que para a população em geral. Quando a criança ou o adulto tiver contato com alguma pessoa infectada, a quarentena deve ser de 10 dias a partir do contato, ou de sete dias caso um teste tenha resultado negativo no quinto dia após o contato. Já se o teste for positivo ou houver sintomas, aplicam-se os critérios recomendados para casos sintomáticos ou assintomáticos. Para pessoas que tenham apresentado Covid-19 grave ou sejam imunodeprimidas por doença ou por uso de imunossupressores, a recomendação é fazer quarentena de 20 dias, retornando apenas se nas últimas 24 horas não tiver sintomas nem febre e não tiver usado antitérmicos.

Diante da informação de um caso positivo, os especialistas aconselham que se deve incentivar o rastreamento de contatos e buscar a realização de testes. A suspensão de aulas para uma turma deve ser adotada apenas em último caso e só é recomendada caso haja três ou mais diagnósticos simultâneos confirmados, o que deve ser informado às autoridades sanitárias e acompanhado para o rastreio de casos relacionados. Já o fechamento da escola deve ocorrer somente em caso de recomendação das autoridades sanitárias locais. “Ressaltamos que o isolamento social, a adoção do ensino remoto e a descontinuidade na frequência à escola têm sido responsáveis pela ampliação das lacunas de desenvolvimento psicossocial, entre outros problemas já apontados, como a insegurança alimentar e a evasão escolar, motivos pelo qual reforçamos a necessidade de manutenção de aulas presenciais”, defende a Fiocruz.

Vacinação e testagem: Além do rastreio de casos, os protocolos de prevenção à covid-19 das escolas devem observar a ventilação dos ambientes, o uso adequado de máscaras, a lavagem de mãos e o distanciamento social, lembra a Fiocruz. Esses cuidados devem ser intensificados principalmente nos momentos das refeições, evitando realizá-las em locais sem o devido distanciamento e ventilação. A Fiocruz explica ainda que a vacinação de toda a comunidade escolar tem grande relevância no controle da transmissão do vírus, e que a vacinação dos responsáveis e profissionais da educação também promove a proteção indireta das crianças menores de 5 anos, que ainda não podem ser vacinadas. “Ressaltamos, conforme apontado em outras publicações técnicas deste Grupo, que a realização de inquéritos para avaliação da cobertura vacinal local é fundamental para ampliar a segurança dos que frequentam as escolas, bem como para adotar ações educacionais para comunidades e grupos em que há maior resistência ou baixa adesão à vacinação”, diz a nota técnica. Os pesquisadores também destacam que os testes são uma ferramenta importante para detectar e isolar casos, além de servirem como referência para determinar o tempo correto de isolamento.

Eles avaliam que a disponibilidade de autotestes de covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também seria uma estratégia que poderia ser utilizada para o controle das infecções no ambiente escolar, aliado à vacinação, para ajudar a garantir a manutenção de atividades escolares presenciais. Em caso de um autoteste positivo, porém, ainda é necessário buscar atendimento médico. “No Brasil, sem a distribuição dos autotestes pelo SUS, há estimativas de que o autoteste terá valores entre R$ 80 a até R$ 400 para venda nas farmácias. Esses valores tornarão o autoteste inacessível para a maior parcela da população, acirrando desigualdades e mantendo a pressão por testes nas unidades básicas de saúde”, afirmam os pesquisadores que assinam a nota técnica. Uma ferramenta importante apontada pelo documento é a comunicação ágil entre escolas, pais e alunos. A Fiocruz recomenda que as escolas devem planejar um sistema rápido de informação e vigilância da covid-19 no ambiente escolar, utilizando, inclusive, grupos de WhatsApp, questionários ou outras formas de comunicação rápida, para que pais, estudantes e trabalhadores da educação possam enviar a informação imediata para tomada de decisão dos gestores.

SC: Estado confirma 1.536.862 casos, 1.466.409 recuperados e 20.954 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.536.862 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 1.466.409 estão recuperados e 49.499 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 11. Desde o início da pandemia, 20.954 óbitos foram causados pela doença respiratória. A taxa de letalidade atual é de 1,36%.

São 1.688 casos ativos a menos em comparação com o dia anterior, e houve mais 43 óbitos. A quantidade de casos confirmados aumentou 8.268 e outras 9.913 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 11
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Os dados apontam que há 241 municípios sem registros de óbitos nos últimos sete dias, incluindo cidades como Blumenau, Brusque, São Bento do Sul, Concórdia e Rio do Sul.

O Governo do Estado estima que haja 289 municípios com casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 1.222 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Serra (1.187) e Meio-Oeste (1.012). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (316), Laguna (477) e Carbonífera (500).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 85,5%. Isso significa que, dos 1.040 leitos existentes no estado para adultos, 889 estão ocupados, sendo 300 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Vacinação em SC: Vacinômetro passa por atualização e traz novos indicadores sobre dose de reforço

O Vacinômetro de Santa Catarina passa a contar com mais indicadores a partir desta sexta-feira, 11. A plataforma agora traz dados sobre a cobertura da dose de reforço para população acima de 60 anos e acima de 18 anos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, os dados do Vacinômetro servirão de base para uma nova matriz de avaliação de risco potencial, que também está em fase de finalização e deverá ser apresentada a partir da semana que vem em reunião do COES e da CIB.

“Foram incluídas funcionalidades que permitem monitorar a cobertura vacinal da dose de reforço para a população adulta (a partir dos 18 anos) e para a população idosa (a partir dos 60 anos). A cobertura da dose de reforço para a população acima de 60 anos fará parte a partir da próxima semana dos indicadores da Matriz de Risco Potencial Regionalizado, que será divulgada no COES no próximo dia 15 de fevereiro, devendo ser efetivamente aplicada a partir de sábado, 19 de fevereiro”, apontou Macário.

O superintendente pediu para que aqueles com mais de quatro meses de aplicação da última dose também procurem os postos de vacinação, pois o reforço é fundamental para manter proteção contra a Covid-19.

:: Acesse o vacinômetro aqui 

Atualizações e consultas: Aberta a todos os catarinenses, o Vacinômetro conta com uma distribuição de 15 páginas, sendo 14 delas utilizadas para evidenciar filtros de análise por vacina, município, período, regional, faixa etária, grupo prioritário e esquema vacinal por população. Os dados são separados entre primeira, segunda, dose única, dose de reforço e dose adicional. O site contabiliza as pessoas vacinadas entre 5 anos até mais de 80 anos.

Nos últimos dias, a SES atuou ao lado do Ministério da Saúde na resolução dos problemas de atualização de dados que ainda ocorriam como consequência do ataque hacker sofrido pelo MS no dia 8 de dezembro de 2021. Com isso, foram recuperados dados de vacinação em crianças de 5 a 11 anos. O levantamento mostra que 112.881 crianças já receberam a primeira dose, o que representa 17,5% de cobertura vacinal nesta faixa etária.

Paraná: Estado registra mais 16.871 casos e 67 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (11) mais 16.871 casos confirmados e 67 mortes — não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.159.773 casos confirmados e 41.460 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de fevereiro (14.606) e janeiro (2.210) de 2022; dezembro (3), novembro (4), outubro (1), setembro (2), agosto (4), julho (4), junho (4), maio (4), abril (5), março (4), fevereiro (4) e janeiro (4) de 2021; dezembro (3), novembro (1), setembro (2), agosto (1) e julho (5) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de fevereiro (47) e janeiro (13) de 2022; dezembro (1), novembro (2), julho (1) e abril (2) de 2021; novembro (1) de 2020.

INTERNADOS – 171 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (79 em UTI e 92 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.370 pacientes internados, 505 em leitos UTI e 865 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 67 pacientes. São 29 mulheres e 38 homens, com idades que variam entre 2 e 98 anos. Os óbitos ocorreram entre 28 de novembro de 2020 a 11 de fevereiro de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (9), Sarandi (6), Maringá (5), Apucarana (4), Pato Branco (3), Cascavel (3), Arapongas (3), Tomazina (2), São José dos Pinhais (2), Ponta Grossa (2), Nova Prata do Iguaçu (2), Marechal Cândido Rondon (2) e Londrina (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Toledo, Tamarana, São José da Boa Vista, Rolândia, Ribeirão Claro, Pinhão, Paranaguá, Palmas, Moreira Sales, Mariópolis, Joaquim Távora, Japira, Ibiporã, Ibaiti, Foz do Iguaçu, Dois Vizinhos, Cruzmaltina, Castro, Carambeí, Cafelândia, Araucária e Anahy.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.100 casos de residentes de fora do Estado, 225 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui. 

Primeira semana de aulas da rede estadual tem frequência superior a 85%

A semana inaugural do ano letivo na rede estadual de ensino teve comparecimento médio superior a 85% dos estudantes (sem contar esta sexta-feira). O número é considerado muito bom pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, já que se aproxima do habitual de anos anteriores à pandemia. Nenhum dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) teve índice inferior a 82% e alguns ficaram próximos dos 90%. “A sensação é de sucesso. Mostra a vontade dos nossos alunos de irem à escola. A missão agora é cuidar bem do protocolo, dar boas aulas e receber bem esses alunos, como vem acontecendo”, diz o secretário Renato Feder.

“Na segunda-feira mais de 90% já retornaram. A alegria nos olhos era uma coisa sem preço. Todas as vozes em coro dando bom dia novamente, enche o coração”, conta o diretor Marcelo Zanesco, do Colégio Estadual Vereador Raulino Costacurta, em Colombo, com mais de 750 alunos nos três períodos (manhã, tarde e noite).

A primeira semana foi marcada pelo reencontro e diversas atividades de acolhimento por parte dos professores, professoras e demais funcionários das mais de 2 mil instituições de ensino. Várias escolas receberam, por exemplo, pais e responsáveis das novas turmas do 6º ano do ensino fundamental, que ingressam na rede agora em 2022, depois de concluírem os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5° ano) em escolas municipais. Na conversa, além de apresentar a equipe e falar da organização pedagógica, os profissionais tiraram dúvidas dos pais. Com criatividade, a recepção a pais e estudantes teve murais, cartazes, com direito até a bolo especial, como no Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Ariranha do Ivaí, e música tocada pelo professor no intervalo, caso do Colégio Estadual Pe. Francisco Belinovski, em Campo Largo.

NIVELAMENTO E NOVIDADES – Prioridade neste início de ano, o nivelamento também está sendo feito pelos colégios, com o objetivo de identificar o nível de aprendizado e os principais pontos de atenção a serem trabalhados. No Colégio Estadual do Campo Cora Coralina, em Jardim Alegre, as professoras de Língua Inglesa estão usando o aplicativo Inglês Paraná para ajudar no nivelamento.  Já em Campo do Tenente, no Colégio Estadual Victor Bussmann, o kit de robótica entregue no fim do ano passado foi apresentado nesta quinta-feira (10) aos alunos, assim como a dinâmica das aulas. Também nesta quinta, técnicos do Núcleo Área Metropolitana Sul instalaram novos computadores no laboratório de informática do Ceebja Araucária, por exemplo.

PF envia ao Supremo relatório sobre atuação de milícias digitais

A Polícia Federal entregou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório no qual aponta a existência de uma milícia digital que tem como objetivo o ataque às instituições e à democracia. Segundo as investigações, o grupo teria usado a estrutura do “gabinete do ódio” para promover os ataques. “Identifica-se a atuação de uma estrutura que opera especialmente por meio de um autodenominado ‘gabinete do ódio’: um grupo que produz conteúdos e/ou promove postagens em redes sociais atacando pessoas (alvos) — os ‘espantalhos’ escolhidos — previamente eleitas pelos integrantes da organização, difundindo-as por múltiplos canais de comunicação”, detalhou no documento a delegada responsável pelos inquéritos de fake news e milícias digitais, Denisse Ribeiro.

Segundo a delegada, o grupo atua em quatro fases. Na primeira, chamada de eleição, são escolhidos os alvos. Em seguida, na preparação, as tarefas dos membros e os canais em que as mensagens serão difundidas são definidos. Já na terceira fase vem os ataques “nas diversas postagens com conteúdo ofensivo, inverídico e/ou deturpado, formulado por várias fontes, por diversos canais e intensificado pela transmissão/retransmissão a integrantes do grupo que possuem muitos seguidores/apoiadores nas redes sociais, potencializando a difusão da notícia”. No mesmo documento, Denisse Ribeiro aponta que há ainda a reverberação, ou seja, a “multiplicação cruzada das postagens por novas retransmissões, complementadas ou não com novos elementos agregados, inclusive realizada por autoridades públicas e/ou pelos meios de comunicação tradicionais”. A estratégia do grupo, segundo a Polícia Federal, tem sido explorar os limites entre crimes contra a honra e a liberdade de expressão.

O objetivo, diz a delegada, é criar uma falsa ideia de que a Constituição permite a publicação de qualquer conteúdo sem que o autor seja responsabilizado. “Sob essa ótica, tem sido rotineiro questionar os limites entre a prática dos chamados delitos de opinião (especialmente calúnia e difamação) e a amplitude da liberdade de expressão, gerando uma ideia de que a Constituição Federal criou uma zona franca para a produção e divulgação de qualquer conteúdo sem risco de responsabilização. Não é o que ocorre com qualquer Estado Democrático de Direito.” A delegada Denisse Ribeiro também avalia, no relatório enviado ao Supremo, que as investigações devem ter continuidade diante dos vários elementos reunidos que indicam possíveis crimes. Para ela novas diligências precisam ser realizadas, além da tomada de depoimentos, cruzamentos de dados e outras medidas.

Maioria do STF vota por rejeitar denúncia contra presidente da Câmara

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou por arquivar uma denúncia de corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no âmbito da Lava Jato. O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, foi o primeiro a votar pelo arquivamento da denúncia, por insuficiência de provas. Até o momento, ele foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barrosso. O caso é julgado no Plenário Virtual, e os demais ministros tem até as 23h59 desta sexta-feira (11) para registrar seus votos no sistema do Supremo.

Entenda: A denúncia foi apresentada em 2020 pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em peça assinada pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo. Na peça, ela acusou Lira de ter recebido cerca de R$ 1,6 milhão em propina da empreiteira Queiroz Galvão. O valor teria sido desviado de obras contratadas pela Petrobras, e o pagamento, feito em 2012. Em contrapartida, Lira teria favorecido a empreiteira em licitações dos ministérios da Cidade e da Integração Nacional. O direcionamento de recursos teria sido realizado em função de sua condição de líder do PP na Câmara e integrante da base aliada do então governo de Dilma Rousseff.

No lado operacional, segundo a denúncia, o esquema teria sido viabilizado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, por Francisco Ranulfo, então diretor operacional da Queiroz Galvão, e pelo empresário Leonardo Meirelles. Os valores pagos teriam sido fracionados e transferidos para contas em Hong Kong pelo doleiro Alberto Youssef, que relatou o caso em delação premiada. Em nota, o advogado Pierpaolo Bottini, que representa Lira, disse que o deputado, ao contrário do que diz a acusação, foi na verdade o responsável por afastar o PP de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, o que teria gerado inimizade entre eles. “Fundamentar uma denúncia nas palavras desse doleiro é premiar um ato de vingança contra alguém que se postou contra suas práticas”, escreveu o defensor.

Votos: Em seu voto, Fachin disse que a PGR não foi capaz de coletar indícios convincentes no caso, para além de elementos meramente circunstanciais e da palavra do delator. “Em síntese, nada obstante as cópias dos contratos e das notas fiscais sem lastro sustentem razoavelmente o conjunto dos fatos delituosos, não comprovam minimamente o direcionamento dos valores ao agravante Arthur César Pereira de Lira”, escreveu o relator.

O ministro acrescentou que “não consta destes autos qualquer registro telefônico, extrato bancário ou documento apreendido que consolide a afirmada destinação dos pagamentos espúrios em favor do acusado Arthur César Pereira de Lira”. Ainda que tenha tido o caso arquivado, Arthur Lira segue como réu em função de outra denúncia, aceita pela Primeira Turma do STF em outubro do ano passado, e na qual ele foi acusado de receber, em 2012, R$ 106 mil de propina em dinheiro vivo do então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, em troca da manutenção dele no cargo.

Polêmica: Vagabundo morto por vagabundos mais fortes’, diz Sérgio Camargo sobre Moïse. OAB estuda medidas

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, atacou nesta sexta-feira (11) o congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, 24, assassinado em um quiosque no Rio de Janeiro. Em sua rede social, Camargo disse que o jovem foi um “vagabundo morto por vagabundos mais fortes.” “Moïse andava e negociava com pessoas que não prestam. Em tese, foi um vagabundo morto por vagabundos mais fortes. A cor da pele nada teve a ver com o brutal assassinato. Foram determinantes o modo de vida indigno e o contexto de selvageria no qual vivia e transitava”, disse. Em outra publicação, horas antes, Camargo também disse não existir “a menor possibilidade” de a Fundação Palmares homenagear o congolês. “Ele foi vítima de crime brutal mas não fez nada relevante no campo da cultura. A Palmares lamenta e repudia a violência, mas não endossa as narrativas canalhas e hipócritas da esquerda”, escreveu.

Ele também disse que a morte não torna Moïse um mártir ou herói dos negros. “Moïse foi morto por selvagens pretos e pardos – crime brutal. Mas isso não faz dele um mártir da “luta antirracista” nem um herói dos negros. O crime nada teve a ver com ódio racial. Moïse merece entrar nas estatísticas de violência urbana, jamais na história.” O congolês foi espancado até a morte perto de um quiosque na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, no último dia 24. Segundo familiares do jovem, ele foi agredido após pedir salários atrasados no quiosque onde trabalhava como ajudante de cozinha. Um vídeo de segurança gravou o momento em que Moïse mexe no interior de um refrigerador e dois homens se aproximam e o empurram para longe. Um deles o joga no chão e os dois começam a lutar. O segundo homem chega a segurar as pernas de Moïse. Enquanto isso, um terceiro agressor, com um pedaço de pau, começa a bater no congolês. Três suspeitos que aparecem no vídeo já foram presos.

Eles negaram que o assassinato tivesse motivação racista e disseram que as agressões começaram após Moïse abrir uma geladeira do estabelecimento para pegar cervejas. A morte de Moïse motivou atos por justiça em ao menos 13 capitais do país. Camargo ainda comparou o assassinato de Moïse com o caso de uma policial militar negra, Tatiana Regina Reis da Silva, 37, morta em uma tentativa de assalto, quando estava de folga, em Guarulhos, na Grande São Paulo. “Nossos valores estão sendo corrompidos. Há algo muito errado quando o assassinato de uma mulher negra que dedicou sua vida à defesa da sociedade é ignorada. Mas a morte de um negro envolvido com selvagens, que nada fez pelo País, gera protestos, matérias e narrativa de racismo”, disse. Camargo já negou o racismo no país em outras ocasiões. Na última terça-feira (8), a Fundação Palmares publicou nas redes sociais uma nota em que dizia que o “racismo não tem cor”. “A Fundação Cultural Palmares repudia e lamenta profundamente a campanha racista que está circulando nas redes sociais, a qual visa dividir os brasileiros e fomentar o ódio racial. Racismo é racismo, não importa a cor de quem está incentivando essa prática abominável”, dizia o comunicado da fundação.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão, disse que vai se reunir com a família de Moïse na segunda-feira (14) para tomar providências. “Quero registar a minha profunda decepção com esse senhor que preside a Fundação Palmares e que envergonha a fundação desde que surgiu. Esse é só mais um comentário vergonhoso. Depois de Moïse ser espancado até a morte, ele quer espancar a história e memória dele”, repudiou Quintão.

PF faz operação para fiscalizar carregamentos de madeira

A Polícia Federal deflagrou hoje (11) operação para fiscalizar carregamentos de madeira no porto de Manaus. A iniciativa contou com a participação de 30 policiais federais, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, na condição de alunos, representantes da Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Portugal e Rússia.

A ação objetivou colocar em prática conhecimentos sobre identificação de possíveis fraudes no carregamento a partir da conferência das espécies, dos volumes e informações constantes na documentação da madeira. Essa foi a última etapa de um curso sobre fiscalização de madeira, oferecido a policiais alfandegários da América Latina, Europa e Estados Unidos a partir do último dia 7, no Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental (Ciapa), base da PF na floresta amazônica.

Madeira ilegal: O curso contou com a participação de um professor convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, que desenvolveu um software capaz de identificar a espécie da árvore com uma simples foto de um pedaço da madeira feita a partir de celular, evitando, assim, um dos tipos de fraudes mais comuns no tráfico de madeira ilegal. O Projeto Madeira Legal conta com o apoio do El Pacto Europa-Latino América-Programa de Assistência Contra o Crime Transnacional Organizado, que reconhece na Polícia Federal a prioridade de lutar contra o tráfico internacional de madeira. A organização objetiva a realização de operações conjuntas entre a América Latina e países da União Europeia.

Polícia Civil prende 15 pessoas na Cracolândia, em São Paulo

A Polícia Civil prendeu 15 pessoas na noite de ontem (11) na Cracolândia, no centro da capital paulista. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP), a ação foi mais um desdobramento da Operação Caronte, contra o tráfico de drogas na região. Foram apreendidos, de acordo com a SSP, R$ 10 mil em dinheiro e porções de maconha, cocaína e crack. Entre os presos, 12 foram detidos em flagrante, acusados de tráfico de drogas, e um por receptação de celulares roubados. Duas pessoas foragidas da Justiça também foram presas.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver uma parte da ação em que, na aglomeração que reúne pessoas em situação de rua e usuárias de drogas, as pessoas são obrigadas a sentar no chão. Policiais civis apontam fuzis para o grupo, enquanto alguns homens são retirados da multidão para serem presos. Há ainda o uso de bombas de efeito moral. A SSP afirma que a ação foi baseada em um trabalho de inteligência e investigação realizado pelo 77º Distrito Policial, responsável pela região da Santa Cecília.

Correios adquirem frota de bicicletas elétricas para realizar entregas

Os Correios concluíram a aquisição de 609 bicicletas híbridas que serão usadas para realizar entregas de cartas e encomendas em 11 estados. Ambientalmente corretas, as bicicletas diminuem os custos de entrega e agilizam a movimentação dos carteiros em grandes centros urbanos. Segundo informa a empresa em nota, a modernização da frota “além de melhorar as condições de trabalho dos carteiros, representa ganho de produtividade, maior qualidade das entregas e redução de custos”. As bicicletas foram desenvolvidas dentro da própria empresa como foco no trabalho dos entregadores.

“As bicicletas contam com especificações técnicas desenvolvidas por engenheiros da empresa, após testes-pilotos. Por essa razão, elas priorizam materiais leves, resistentes e ergonômicos, com foco em garantir o bem-estar dos empregados que atuam na distribuição domiciliária, além de reduzir custos com manutenção e ampliar a disponibilidade do recurso”, ressalta o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro. A nova frota se soma às 189 bicicletas que já estavam em circulação desde agosto de 2021.

EUA voltam a alertar e dizem que Rússia pode invadir Ucrânia ‘a qualquer momento’

Líderes das principais potências do Ocidente conversaram nesta sexta-feira (11) para tentar encontrar uma saída para a crise que se instalou na Ucrânia, com o temor de uma invasão russa —a qual os Estados Unidos voltaram a dizer que pode acontecer “a qualquer momento”. Em meio ao aumento das tensões no Leste Europeu, falaram-se por telefone Joe Biden (EUA), Boris Johnson (Reino Unido), Emmanuel Macron (França) e Olaf Scholz (Alemanha), além dos chefes de Estado de Polônia, Itália e Canadá, bem como o secretário-geral da Otan, a presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu. O conselheiro de Segurança Nacional americano, Jake Sullivan, voltou a falar, sem citar evidências específicas, que a Rússia já reuniu forças suficientes para lançar uma ofensiva militar que, segundo ele, poderia ocorrer antes mesmo do fim das Olimpíadas de Inverno, em Pequim, que terminam no próximo dia 20.

Sullivan ainda detalhou que um eventual ataque começaria por ar, e a Casa Branca estima que, em caso de invasão na fronteira, a capital Kiev poderia ser tomada pelos russos. O secretário de Estado, Antony Blinken, também repetiu a promessa de “apoio robusto” à Ucrânia. Com esse cenário, o governo americano deve deslocar mais 3.000 soldados para a Polônia, segundo disseram autoridades à agência de notícias Reuters. Moscou nega intenções de invadir o país vizinho, embora tenha posicionado mais de 100 mil soldados e equipamentos militares em diferentes pontos próximos à fronteira. Por outro lado, o Kremlin diz que pode tomar “ações militares”, sem especificar quais, se o Ocidente não aceitar garantias de segurança, dentre as quais a promessa de que a Ucrânia jamais vai ingressar na aliança militar do bloco —proposta que os EUA consideram inaceitável.

Em meio ao impasse, Biden e Vladimir Putin devem se falar por telefone mais uma vez neste sábado (12), confirmaram autoridades de lado a lado. Como o governo americano não apresentou evidências de que um ataque seja mesmo iminente, sobraram comparações com a invasão do Iraque em 2003, sob a premissa, jamais confirmada, de que havia armas químicas no país. Sullivan respondeu às comparações nesta sexta. “[À época] eram informações sobre intenções, sobre coisas escondidas, que não podiam ser vistas; agora estamos falando de mais de 100 mil tropas ao longo da fronteira”, disse. “Você pode acreditar nos seus próprios olhos.”

Outro temor de uma guerra controversa assombra a Casa Branca, a desastrosa retirada de tropas do Afeganistão. Por isso, o governo Biden tem pedido que os americanos deixem a Ucrânia o mais rápido possível, e o presidente afirmou que não vai enviar tropas para resgatar cidadãos em caso de um ataque russo. “As coisas podem ficar loucas rapidamente”, disse o presidente à rede americana NBC News. Imagens de satélite publicadas por uma empresa privada dos EUA mostraram novas unidades militares russas em vários locais próximos à fronteira da Ucrânia. Kiev voltou a criticar nesta sexta os pedidos ocidentais de evacuação, tidos como alarmistas, e afirmou que “não há evidência de mudança radical na situação”. A Ucrânia tem repetido que quer uma saída diplomática, e, no último fim de semana, chamou as previsões de invasão iminente de “apocalípticas”.

Fórmula 1: McLaren Racing apresentou seu novo MCL36

A McLaren Racing apresentou hoje (11), seu novo MCL36 para uma audiência global ao vivo antes do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2022. Para ser pilotado por Lando Norris, 22, do Reino Unido, e Daniel Ricciardo, 32, da Austrália, o MCL36 foi construído para a nova era dos regulamentos da Fórmula 1, que visam proporcionar corridas mais próximas e mais ação na pista para os fãs.

Mclaren MCL36 – Divulgação

Lando Norris entra em sua quarta temporada na Fórmula 1 com a McLaren e procura construir uma temporada excepcional de 2021, durante a qual alcançou quatro pódios e conquistou sua primeira pole position. O mais recente vencedor da McLaren, Daniel Ricciardo, entra em sua 12ª temporada na Fórmula 1 e sua segunda com a McLaren.

Ao longo da temporada de 2021, a McLaren fez progressos significativos em sua jornada de volta ao topo do esporte, incluindo a primeira vitória da equipe desde 2012 e o único 1-2 final da temporada de 2021 no Grande Prêmio da Itália em Monza . Além disso, a equipe diminuiu ainda mais a diferença para as principais equipes, garantindo o maior número de pontos no campeonato mundial desde 2012.

O MCL36 foi revelado no auge do lançamento da McLaren Racing 2022, ao lado dos concorrentes INDYCAR e Extreme E da equipe, cada um com cores de pintura comuns, galvanizando a família McLaren Racing antes de suas respectivas campanhas.

Projetado sob a liderança do Diretor Técnico James Key e produzido pela equipe em Woking, liderada pelo Diretor de Operações Piers Thynne, o MCL36 apresenta várias mudanças impressionantes e dramáticas em comparação com o MCL35M. O retorno do efeito solo à Fórmula 1 muda a filosofia fundamental do carro e faz parte de novos regulamentos que visam melhorar as corridas, reduzindo a quantidade de fluxo de ar interrompido gerado pelos carros. O MCL36 é equipado com o Mercedes-AMG F1 M13 E Performance que foi integrado ao chassi e caixa de câmbio da McLaren com suporte da Mercedes HPP em Brixworth, Reino Unido.

Mclaren MCL36 – Divulgação

As cores usadas pela primeira vez pela equipe na década de 1960 com o fundador da equipe, Bruce McLaren, são mantidas para a temporada de 2022, com o favorito dos fãs Papaya continuando a liderar a pintura. Tendo estreado na decoração do MCL35M do Mônaco em 2021 para aclamação dos fãs, o ousado Fluro Papaya agora é apresentado no MCL36 para a temporada de 2022, acentuado pelo New Blue.

Lando, Daniel e a equipe levarão o MCL36 para a pista do Circuito de Barcelona-Catalunha, durante o primeiro de dois testes de pré-temporada antes da corrida de abertura da temporada no Grande Prêmio do Bahrein de 2022, em 20 de março.

Após boa estreia, Nicole mira vaga na final do skeleton neste sábado

ImagemEsperança de medalha para o Brasil na Olimpíada de Inverno, a gaúcha Nicole Silveira, do skeleton, estreou bem na madrugada de hoje (11). A gaúcha, de 27 anos, ficou em 14º lugar nas primeiras duas qualificatórias e volta à pista de gelo neste sábado (12), às 9h20 (horário de Brasília) para a terceira e decisiva prova, que classifica para a disputa final por medalhas, que ocorrerá na sequência. As atletas com os 20 melhores tempos brigarão pelo pódio no Centro Nacional de Esportes de Pista, em Yanqing (China). 

“Com o desempenho, eu posso ficar feliz. As curvas que estava focando nos treinos, consegui acertar. Os lugares que errei não eram os que eu estava perdendo muito tempo. Foram duas curvas que me fizeram perder a velocidade. Se você olhar os intervalos, estava indo bem, ficando até na frente de algumas atletas que terminaram em posições acima da minha. Então, é rever os vídeos para melhorar amanhã”, analisou Nicole, a primeira representante do Brasil na modalidade em Jogos de inverno.

Pequim: teste de doping positivo de russa de 15 anos gera indignação

A atleta da patinação artística Kamila Valieva testou positivo em exame antidoping antes de conquistar medalha de ouro na Olimpíada de Inverno de Pequim, e autoridades olímpicas vão contestar a decisão da Rússia de deixá-la competir nos Jogos, disse a Agência Internacional de Testes (ITA) nesta sexta-feira (11) A medalha de ouro da jovem de 15 anos e o futuro da Olimpíada agora estão em jogo enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenta marcar posição sobre o doping russo.

A patinadora é uma das atletas olímpicas mais jovens a testar positivo para uma substância proibida e muitos torcedores ao redor do mundo expressaram indignação sobre como ela passou a ter uma droga proibida para angina em seu corpo. É uma pena, e os adultos responsáveis ​​deveriam ser banidos do esporte para sempre!!!”, afirmou a estrela da patinação artística alemã Katarina Witt no Facebook. “O que eles fizeram com ela conscientemente, se for verdade, não pode ser superado em desumanidade e faz meu coração de atleta chorar infinitamente.”

Atletas russos estão competindo em Pequim sem sua bandeira e hino nacional por causa de sanções contra a Rússia por violações anteriores. A Rússia reconheceu algumas deficiências na implementação das regras antidoping, mas nega a execução de um programa de doping patrocinado pelo Estado. Um desafiador Kremlin disse nesta sexta-feira (11) estar convencido de que o teste de drogas positivo de Valieva foi um “mal-entendido”.

Botafogo demite Enderson Moreira após derrota para o Fluminense

Apesar do título da Série B e da volta à elite do futebol brasileiro, Enderson Moreira não é mais o treinador do Botafogo. O clube anunciou a saída do técnico na tarde desta sexta-feira (11). O treinador assumiu o Alvinegro carioca em julho do ano passado, deixando o clube com um rendimento de 73%. Em 31 jogos, foram sete empates, vinte vitórias e apenas quatro derrotas. A última delas, nesta quinta-feira (10), por 2 a 1 para o Fluminense pela quinta rodada do Campeonato Carioca, no qual o clube ocupa a terceira posição com dez pontos conquistados. 

A diretoria botafoguense ainda não anunciou o substituto de Moreira, mas sonda dois técnicos portugueses: Luis Castro e Antonio Oliveira. Em nota, o Botafogo explicou que “em momento de transição para um novo modelo de gestão, mudanças são naturais e necessárias ao novo projeto”. Além de Enderson Moreira, deixam o clube os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton Serafim, além do Preparador Físico Edy Carlos Soares. O Botafogo volta a campo neste domingo (13) para enfrentar o Vasco, no Estádio Casteção, em São Luis (Maranhão).

Palmeiras desafia favoritismo do Chelsea em busca de título mundial

O Palmeiras se credenciou à decisão ao vencer o Al Ahly (Egito) na última terça-feira (8), por 2 a 0, no estádio Al Nahyan, também em Abu Dhabi, por uma das semifinais. O meia Raphael Veiga e o atacante Dudu balançaram as redes. No dia seguinte, o Chelsea bateu o Al Hilal (Arábia Saudita) por 1 a 0 no palco da final de sábado, com gol do atacante Romelu Lukaku, no outro confronto. Os Blues chegam à final como favoritos. O elenco do atual vencedor da Liga dos Campeões é avaliado pelo Transfermarkt, site especializado em finanças no futebol, em 883 milhões de euros (R$ 5,2 bilhões, na cotação atual). Trata-se do terceiro time mais caro do Campeonato Inglês. Já o Palmeiras vale 180,1 milhões de euros (pouco mais de R$ 1 bilhão). O valor de mercado do escrete alviverde – que é o mais alto da América do Sul – só fica à frente de três clubes da primeira divisão inglesa (Norwich City, Burnley e Watford).

O técnico Abel Ferreira terá à disposição os 23 jogadores inscritos para o Mundial. O treinador deve repetir a formação da estreia, com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Joaquín Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony. No Chelsea, a novidade é que Thomas Tuchel estará novamente à frente da equipe. O técnico contraiu o novo coronavírus (covid-19), não viajou com a delegação e teve de aguardar o resultado negativo para embarcar rumo a Abu Dhabi. A expectativa é que os ingleses atuem com Edouard Mendy; Reece James, Thiago Silva, Antonio Rudiger e Marcos Alonso; N’Golo Kanté, Jorginho e Hakim Ziyech; Kai Havertz, Mason Mount e Romelu Lukaku.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495