Operação Spoofing: Justiça manda bloquear ativos de investigados em carteiras de criptomoedas

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta sexta-feira (26) o bloqueio de ativos que os investigados pela Operação Spoofing tiverem em carteiras de criptomoedas. A operação foi deflagrada pela Polícia Federal na última terça (23) e apura a tentativa de invasão dos celulares de autoridades. Mais cedo, nesta sexta, Vallisney prorrogou por mais cinco dias as prisões dos quatro investigados. Criptomoedas são emitidas por sistema de computador, e as operações de compra e venda não são reguladas.

PF vê contradições no depoimento de hacker que admitiu acesso a celulares de autoridades

A análise preliminar de investigadores da Polícia Federal (PF) indica uma série de contradições no depoimento do hacker Walter Delgatti Neto, que disse ter invadido as contas do aplicativo de mensagens Telegram de autoridades. Por isso, a ordem é analisar detalhadamente todos os pontos do depoimento para tentar fechar as lacunas dessa investigação. Segundo uma fonte da Polícia Federal, não é possível descartar nenhuma possibilidade nesta investigação. E, mesmo com a informação de Delgatti de que agiu sozinho, uma fonte ressalta que a dimensão do hackeamento atingindo as principais autoridades dos três poderes, do Ministério Público Federal, da própria Polícia Federal, além de jornalistas pode indicar uma ação maior. As informações são do jornalista Gerson Camarote da GloboNews.

Hacker conta em depoimento como chegou a arquivos de Deltan Dallagnol e os repassou a Glenn Greenwald

Preso pela Polícia Federal, Walter Delgatti Neto contou em depoimento como invadiu as contas do aplicativo de mensagens Telegram do ministro Sergio Moro (Justiça) e de outras autoridades. O repórter Mahomed Saigg, da TV Globo, teve acesso com exclusividade ao depoimento. No depoimento, Walter Delgatti Neto: conta como chegou aos arquivos de Deltan Dallagnol e de outros procuradores; revela que a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) foi a intermediária entre ele e o jornalista Glenn Greenwald, do Intercept, que começou a publicar o conteúdo das mensagens em 9 de junho; diz que não recebeu nenhum dinheiro em troca do diálogo; e diz que sempre se comunicou com Glenn Greenwald de maneira virtual, sem revelar a própria identidade.

Experimento de alunos de SC será testado no espaço por astronautas da Nasa

O foguete Falcon9 decolou da base da Nasa nos Estados Unidos levando o resultado dos estudos e esforço de quatro alunos e três professores de Xanxerê, em Santa Catarina, na quinta-feira (25). O grupo é vencedor de uma competição nacional para a produção de um experimento para ser testado no espaço. Roberta Debortoli e Renata Muller, as duas com 17 anos, Isabela Battistella e Ricardo Cenci, esses dois com 18, desenvolveram um filtro para que os astronautas tenham acesso à água potável em locais sem gravidade. A base do projeto é o filtro de barro brasileiro. Os quatro jovens são estudantes do ensino médio técnico integrado em informática do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) do campus de Xanxerê. Eles se inscreveram em julho do ano passado na competição e desenvolveram o projeto entre agosto e dezembro do mesmo ano.

Navios iranianos são abastecidos no Porto de Paranaguá

Os dois navios de bandeira iraniana, que estavam parados na área do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, por falta de combustível, estão sendo abastecidos neste sábado (27), de acordo com a administração do porto. A Petrobras havia se recusado a vender combustível para as embarcações, por receio de ferir sanções norte-americanas aplicadas a empresas iranianas. Mas uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de quarta-feira (24), obrigou a estatal a fornecer o combustível. Um deles começou a ser abastecido pela Petrobras por volta das 4h, e o outro cerca de uma hora depois. Os navios estão desde junho parados no litoral paranaense. Eles devem seguir viagem neste fim de semana.

Terremoto nas Filipinas deixa mortos e dezenas de feridos

Ao menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas neste sábado (27) após dois terremotos atingirem várias ilhas do norte das Filipinas, informaram as autoridades locais. Os terremotos ocorreram com algumas horas de intervalo na província de Batanes, um grupo de pequenas ilhas situadas ao largo de Luzon, a maior ilha do país. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, os terremotos atingiram 5,4 e 5,9 graus de magnitude, e não houve alerta de tsunami. O primeiro tremor ocorreu por volta das 04H15 local (17H15 Brasília de sexta), e o segundo foi registrado quatro horas depois.

Mega-Sena sorteia R$ 6 milhões neste sábado

O fim de semana se aproxima e com ele vem mais uma chance de ficar milionário e conquistar de uma vez por todas a sua independência financeira. No próximo sábado (27), acontece o sorteio do concurso 2173 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 6 milhões. E ela não é a única, tendo também na programação a Loteria Federal, Timemania, Dia de Sorte, Dupla Sena e Quina.

Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos de Lima

Com uma festa colorida e descontraída, música, dança e valorização de sua cultura, o Peru celebrou seus Jogos Pan-Americanos e mostrou ao mundo que tem muito mais a oferecer do que as ruínas de Machu Picchu ou a renomada alta gastronomia. A Cerimônia de Abertura dos XVIII Jogos Pan-Americanos encantou e emocionou os 50 mil presentes ao Estádio Nacional, em Lima, pela beleza de suas apresentações, na noite desta sexta-feira. Quem comandou a festa brasileira foi a dupla de porta-bandeiras Martine Grael e Kahena Kunze, com direito a “hola” e carona nas costas. Durante 3 horas, 1.700 artistas, entre músicos, bailarinos e acrobatas, destacaram as várias facetas culturais de um país multicolorido que se orgulha de sua história e deram vida ao espetáculo “Alucina, Peru!”

F1 – GP da Alemanha

Charles Leclerc mantém domínio da Ferrari no 3º treino livre em Hockenheim

A Ferrari se manteve como o carro a ser batido em Hockenheim após liderar o terceiro treino livre com Charles Leclerc. O monegasco fez 1m12s380 na sua melhor volta e só não fez dobradinha porque Max Verstappen apareceu no fim da sessão com a RBR e ficou a apenas 0s168 do melhor tempo. Sebastian Vettel ocupou o terceiro lugar, com 1m12s644. O Grande Prêmio da Alemanha acontece neste domingo (28) às 10h10 (horário de Brasília).

Futebol – Brasileirão – Série A

Futebol ao vivo: saiba os confrontos com transmissão na tv neste fim de semana

As transmissões referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV, Premiere e GloboEsporte.com e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 27

Série A do Brasileiro

17h Palmeiras x Vasco
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Jota Júnior, Casagrande e Maurício Noriega)

19h Fluminense x São Paulo
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Rogério Corrêa e Lédio Carmona)

19h Internacional x Ceará
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Odinei Ribeiro e Sérgio Xavier)

DOMINGO, 28

Série A do Brasileiro

11h Chapecoense x Bahia
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Júlio Oliveira e André Loffredo)

16h Santos x Avaí
Transmissão: GloboEsporte.com para SP e TV Globo para SP, SC e PR (com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e Premiere, Premiere Play e PFCI (com Linhares Júnior e Alexandre Lozetti)

16h Flamengo x Botafogo
Transmissão: GloboEsporte.com para RJ e TV Globo para RJ, RS, MG, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Roger Flores e Sálvio Spínola) e Premiere e Premiere Play (com Eduardo Moreno e Raphael Rezende)

19h Fortaleza x Corinthians
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Luiz Carlos Júnior, Wagner Vilaron e Ana Thais Matos)

19h Goiás x Atlético-MG
Transmissão: SporTV menos GO e Premiere (com Rogério Corrêa e Bob Faria)

SEGUNDA, 29

Série A do Brasileiro

20h CSA x Grêmio
Transmissão: SporTV menos AL, Premiere e PFCI (com Rembrandt Júnior, Lédio Carmona e Paulo Nunes)