O amanhecer deste sábado (8) foi com geada em São Joaquim, na Serra catarinense. Santa Catarina registra uma manhã fria, mas segundo informações da Epagri/Ciram, à tarde as temperaturas sobem um pouco e o sol aparece. O domínio de uma massa de ar seco faz com que o sol predomine ao longo do dia, na maior parte das cidades do estado. As máximas ficam em torno dos 26ºC, principalmente no Sul, Oeste, Norte e Vale do Itajaí.

Em Mafra (SC) a temperatura mínima de 9ºC e a máxima deve ficar em torno dos 20ºC.

No Paraná a massa de ar seco segue predominando em todo estado nesta manhã de sábado. Nesta condição é frequente observarmos a presença da “inversão térmica”, situação que ocorre quando o ar próximo a superfície é mais frio do que o localizado em camadas superiores, concentrando a poluição atmosférica nesta primeira camada. Ao longo do dia, com o aquecimento natural, esta “inversão” se desfaz e os poluentes são espalhados para a atmosfera superior. Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove. Em Rio Negro (PR) a temperatura máxima será de 20ºC. As informações são do Simepar.

O sábado será de ar seco predominando na maior parte do território nacional, com esfriamento noturno que pode ser acentuado nas áreas mais altas do leste de SC e do PR, leste de SP e sul de MG. Uma frente fria que afasta para o mar no litoral gaúcho traz ar frio para o sul do estado. Uma frente fria em dissipação mantém muitas nuvens com chuvas frequentes entre o litoral sul da BA até o leste de PE. Áreas de instabilidade atuam sobre a costa norte do Nordeste e do Norte, AP, noroeste do PA, RR, norte e oeste do AM e AC.