Por volta das 19h43 de ontem (18/12), as Guarnições deslocaram-se a Rua Ferroviário Euzébio Fritz, Vila Solidariedade, para atender a solicitação de incêndio em residência unifamiliar. Chegando no local constatamos se tratar de vazamento de gás liquefeito de petróleo(GLP) botijão de 13 kg, no interior da edificação.

O local e as proximidade foram evacuadas devido o forte odor do gás e o fogão a lenha da residência estar com fogo, aumentando os riscos de explosão. A Guarnição desligou a energia e retirou o botijão do local levando-o para uma mata nas proximidades devido a válvula estar quebrada e não haver meios de sanar o vazamento, bem como aberto todas as portas e janelas para ventilação natural dispersar o gás.

Segundo relatos da moradora, a mesma havia solicitado um botijão de GLP a uma empresa fornecedora para a substituição do vazio; chegando o entregador a mesma informou que parte da válvula estava quebrada sendo que o mesmo havia dito que não teria problema, realizando o aperto com uma chave torques. Após a saída do entregador começaram a sentir forte cheiro de gás, quando foram averiguar, a válvula se rompeu jorrando gás com pressão.

No momento do fato haviam cinco pessoas na residência , quais entraram em pânico onde ocorreu a queda do menor de 10 meses que estava em um andador vindo a sofre ferimento na cabeça, sendo conduzido pela guarnição do ASU-383 a UPA acompanhado de seus pais. A guarnição do ABTR-05 permaneceu no local até o local ficar seguro, retornando posteriormente ao PBM.

Fonte: 1º Sgt BM Neidorf – Chefe do Socorro.