Alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) de Rio Negro, no Paraná, participam da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, que ocorre no Rio de Janeiro até domingo. A competição, que reúne outras nove equipes de robótica do estado e 75 times de todo o Brasil.Para esta temporada, com o tema “Into Orbit”, que em inglês significa “no espaço”, a equipe “The Gears”, composta por 10 estudantes e três mentores, desenvolveu um aplicativo para cuidar da saúde física e mental dos astronautas. A ideia é que o astronauta registre, diariamente, o que está sentindo, desde dores físicas até problemas emocionais.

sesi

O próprio aplicativo é programado para interagir e auxiliar o astronauta, mas os profissionais de saúde também podem ter acesso aos relatos e fazer uma espécie de triagem. O torneio possui três tipos de avaliação: Projeto de Pesquisa para colocar as ideias no papel; Design do Robô para desenvolvê-lo; Desafio do Robô, quando a equipe tem de cumprir missões com o próprio robô; e por fim, a Core Values, quando é avaliado o trabalho em equipe.

content_robofrancodroidnacional
Projeto Robô – Grupo FrancoDroid- Equipe do RJ

O Torneio de Robótica

O Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano, o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos, em todo o mundo.

No início de 2018, a empresa LEGO, em parceria com o SESI, desafiou estudantes das escolas brasileiras com o tema “Into Orbit”, para o desenvolvimento de ideias voltadas para as pesquisas espaciais.

Entre outubro e dezembro do ano passado, foram realizadas etapas regionais para selecionar as melhores propostas e trabalhos. Os alunos escolhidos vão participar da etapa nacional. Os melhores colocados podem garantir uma vaga no torneio mundial em Houston, nos Estados Unidos.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial da Torneio SESI de Robótica First LEGO League, no Brasil. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares.

Atualmente, todas as escolas do SESI de ensino fundamental e médio, de todo o Brasil, contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio.