Justiça da Bahia manda MEC suspender bloqueio nas universidades

A Justiça Federal da Bahia determinou, na noite desta sexta-feira (7), que o Ministério da Educação suspenda o bloqueio de verbas nas universidades federais. O governo pode recorrer. A decisão foi tomada pela juíza Renata Almeida de Moura, da 7ª Vara Federal, em Salvador, em resposta a uma ação apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB).

Bolsonaro comenta crítica de Maia sobre moeda única: ‘estamos num país livre’

O presidente Jair Bolsonaro comentou a crítica feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à ideia de criar uma moeda única entre Brasil e Argentina. “Essa proposta existe desde 2011, e Paulo Guedes mostrou-se interessado, juntamente com o governo da Argentina, a voltar a estudar essa questão. Rodrigo Maia e qualquer que tenha criticado… é um direito, é um dever, estamos num país livre. As críticas são muito bem vindas e nos alertam sobre a possibilidade de estarmos nos desviando do caminho certo”, afirmou o presidente no Rio de Janeiro nesta 6ª (7.jun.2019).

Dodge diz estar ‘à disposição’ de Bolsonaro para novo mandato na PGR

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse nesta 6ª feira (7.jun.2019) que está “à disposição” para uma eventual recondução ao cargo de chefe do MPF (Ministério Público Federal) por mais 2 anos. Ela disse que não tem feito nenhuma articulação para se manter no posto, mas que a permanência seria bem-vinda.

Estádio Mané Garrincha, em Brasília, passa a ser administrado por consórcio privado

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta quinta-feira (6), que o consórcio BSB Boulevard Show de Bola foi o vencedor da licitação para administrar o Arenaplex, complexo que inclui o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson e o Complexo Aquático Cláudio Coutinho. O consórcio, único interessado em assumir o espaço, é formado pelas empresas RNGD Consultoria de Negócios Ltda-EPP e Arena do Brasil Gestão de Estádios e Arenas Ltda. Segundo a proposta de concessão, o GDF vai receber R$ 5,05 milhões por ano da empresa, além de 5% do faturamento do complexo. O contrato, que tem duração de 35 anos, prevê que as empresas fiquem responsáveis pela gestão, manutenção, modernização e operação/exploração da estrutura.

Trump diz que chegou a acordo migratório e suspende tarifas sobre o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que chegou a um acordo com o México e, assim, suspendeu a aplicação de taxas a produtos importados mexicanos programada para começar na segunda-feira. As taxas, que aumentariam mês a mês até um patamar máximo de 25%, faziam parte de uma estratégia de Trump para forçar o México a tomar medidas contra o fluxo de imigrantes ilegais rumo aos EUA. As detenções de imigrantes na fronteira entre os dois países atingiram em maio maior nível em uma década. Em mensagem no Twitter, o presidente norte-americano disse que o México concordou em adotar “fortes medidas” para controlar o problema migratório.

SC – Após entrar no STF para derrubar fundo, Moisés diz que verba para hospitais filantrópicos está garantida

O governador Carlos Moisés (PSL) disse nesta sexta-feira (7) que a verba prevista para o hospitais filantrópicos, 10% do Fundo Estadual de Saúde, será mantida, mas será cobrada produtividade das unidades. No Supremo Tribunal Federal (STF), o estado tenta derrubar a obrigatoriedade do repasse, sem decisão judicial até a publicação desta notícia. De acordo com o governador, a tentativa de acabar com a obrigatoriedade é uma questão “técnica”. “Vamos perseguir o direito do estado fazer a gestão dos recursos próprios sem essa a interferência [de emenda]. Os recursos que essa lei garantiria de 10% para o fundo de saúde já estão garantidos, já estão mantidos, vão continuar sendo aplicados, não há nenhuma interferência no sistema hospitalar”, afirmou. Ainda de acordo com o governador, o estado deve pesar os repasses de acordo com a produtividade. “Quando nós entregarmos um valor para uma unidade hospitalar, nós vamos cobrar a produção e o hospital que mais produzir mais vai receber”, explicou.

ESPORTES

Fórmula 1 e Stock Car

Lewis Hamilton domina o campeonato, mas tem em Valtteri Bottas o maior desafiante ao título. Ferrari e RBR correm atrás da Mercedes, que venceu as seis corridas do campeonato até o momento. Domingo, às 15h10, será realizado o Grande Prêmio do Canadá, sétima corrida da temporada de Fórmula 1, com transmissão ao vivo no SporTV2 e do GloboEsporte.com, além da reprise na TV Globo na madrugada de domingo para segunda, logo após o Domingo Maior.

Outra atração do SporTV2 é a Stock Car, etapa de Londrina. Daniel Serra e Rubens Barrichello estão em uma disputa emocionante pela liderança do campeonato. Após três etapas, a vantagem de Serra para Barichello é de apenas um ponto. O treino classificatório é no sábado, às 13h30 no GloboEsporte.com. A transmissão começa às 13h15. No domingo, a corrida será exibida no SporTV2 as 12h, com transmissão a partir de 11h30.

O início da era Jesus no Flamengo: português chega para assinar contrato e encontrar torcida

Está dado o pontapé inicial para a história de Jorge Jesus no futebol brasileiro. O treinador do Flamengo desembarcou no início da manhã deste sábado no Rio de Janeiro para as primeiras atividades oficiais no novo emprego: acompanhar do estádio as partidas contra Fluminense e CSA. O português chegou ao Brasil acompanhado de um auxiliar e do advogado Luís Miguel Henriques, e aproveitará a estadia para assinar o contrato de um ano com o Rubro-Negro. O retorno a Portugal está previsto para quinta-feira. Cercado por um batalhão de repórteres, o técnico foi perguntado logo de cara qual a principal motivação para vir ao Brasil e assinar com o Flamengo.

Vasco ganha do Inter, consegue a 1ª vitória no Brasileiro e deixa lanterna

Valeu a pena acreditar! O torcedores do Vasco que foram a São Januário, nesta sexta-feira, finalmente viram a primeira vitória da equipe no Campeonato Brasileiro. Com drama até os minutos finais, o time carioca superou o Internacional, por 2 a 1, pela oitava rodada do torneio. Andrey e Tiago Reis marcaram para o Cruz-Maltino, no primeiro tempo, e Emerson Santos descontou para o Colorado, no segundo. Com o resultado, o time de Vanderlei Luxemburgo deixou a lanterna, mas segue na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com seis pontos. O Inter é o quinto colocado, com 13 pontos.

Futebol ao vivo: Confira as partidas com transmissão na tv neste fim de semana

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV, Premiere e GloboEsporte.com e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 8

Série A do Brasileiro

16h30 Palmeiras x Athletico-PR
Transmissão: GloboEsporte.com e TV Globo para SP e PR (com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira)

19h Cruzeiro x Corinthians
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Rogério Corrêa, Bob Faria e Ricardinho)

19h Grêmio x Fortaleza
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Rembrandt Junior e Paulo Nunes)

19h30 Ceará x Bahia
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Antero Neto e Gustavo Castellucci)

21h Avaí x São Paulo
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron)

Copa do Mundo Feminina

10h Alemanha x China
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e Raphael Rezende)

13h Espanha x África do Sul
Transmissão: GloboEsporte.com (com Daniel Pereira e Milene Domingues)

16h Noruega x Nigéria
Transmissão: SporTV 2 (com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino)

DOMINGO, 9

Amistoso

16h Brasil x Honduras
Transmissão: GloboEsporte.com e TV Globo (com Luis Roberto, Roger Flores, Casagrande e Sandro Meira Ricci) e SporTV (com Gustavo Villani, Lédio Carmona e Muricy Ramalho e Sálvio Spínola)

18h Peru x Colômbia
Transmissão: SporTV 2 (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino)

Série A do Brasileiro

19h Fluminense x Flamengo
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Daniel Pereira e Júnior)

19h Santos Atlético-MG
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Odinei Ribeiro e Sérgio Xavier)

19h CSA x Botafogo
Transmissão: SporTV menos AL, Premiere e Premiere Play (com Rembrandt Júnior e Paulo Nunes)

Copa do Mundo Feminina

8h Austrália x Itália
Transmissão: SporTV (com Jota Júnior e Mauricio Noriega)

10h30 Brasil x Jamaica
Transmissão: GloboEsporte.com e TV Globo (com Galvão Bueno, Ana Thais Mattos, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e SporTV (com Luiz Carlos Jr., Nadja Mauad, Raphael Rezende e Sandro Meira Ricci)

13h Inglaterra x Escócia
Transmissão: SporTV 3 (com Sérgio Arenilas e Wagner Vilaron)

SEGUNDA, 10

Série A do Brasileiro

20h Goiás x Chapecoense
Transmissão: SporTV menos GO, Premiere, Premiere Play e PFCI (com Julio Oliveira e Grafite)

Copa do Mundo Feminina

13h Argentina x Japão
Transmissão: SporTV 2 (com Eduardo Moreno e Nadja Mauad)

16h Canadá x Camarões
Transmissão: SporTV 2 (com Sérgio Arenilas e Mauricio Noriega).