Polícia pede detenção de 3º suspeito em ataque de Suzano

A Polícia Civil pediu à Justiça nesta quinta-feira, 14, a apreensão de um adolescente suspeito de ser o terceiro envolvido no ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que deixou 10 mortos e 11 feridos na quarta-feira. O adolescente de 17 anos também é ex-aluno da escola e estudou com G.T.M., jovem da mesma idade que, segundo a polícia, liderou o ataque. A participação do novo suspeito teria ocorrido na fase de preparação. A polícia não revelou quais provas ligam o menor ao ataque, mas já colheu depoimento dele na delegacia e espera posicionamento da Justiça. Três dos onze feridos tiveram alta ontem.

MP apura envolvimento de fóruns on-line de ódio 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, foi escalado pelo procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, para atuar nas investigações do ataque de dois atiradores na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, que terminou com dez mortos e 11 feridos anteontem.

SP pagará R$ 100 mil a cada família dos mortos

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o estado vai pagar uma indenização de 100 mil reais às famílias dos alunos e funcionários mortos no massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). A condição para o pagamento é ter a garantia de que os familiares não processem judicialmente o estado por causa dos assassinatos, ocorridos em um edifício público.

Governo Federal leiloa hoje 12 aeroportos

Após 2 anos da última rodada, a Agência Nacional de Aviação Civil leiloará 12 aeroportos da Infraero nesta sexta-feira (15). A disputa, a primeira realizada no governo de Jair Bolsonaro, dará o tom da continuidade do programa de concessões. A rodada também marca a estreia do modelo de blocos. Os terminais serão concedidos em grupos em vez de disputas individuais.

Bolsonaro critica jornal e placas do Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro disse, em transmissão no Facebook ontem, que pretende retirar as placas de carro do Mercosul de circulação. ‘Vamos, com o nosso ministro Tarcísio [Freitas, de Infraestrutura], ver se a gente consegue anular a placa [de trânsito] do Mercosul. É um constrangimento, uma despesa a mais’, afirmou. Bolsonaro anunciou ainda a antecipação da vacinação contra gripe no Amazonas e fez crítica ao jornal ‘Folha de S. Paulo’.

Ministro volta a trocar número 2 do MEC

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou na quinta-feira a nomeação de Iolene Lima como secretária-executiva da pasta. Ele voltou atrás, portanto, na indicação de Rubens Barreto da Silva, anunciada apenas dois dias atrás em sua conta oficial no Twitter. Iolene é pastora evangélica.

Decisão do STF gera temor de ‘fim da Lava Jato’

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram na quinta-feira enviar parte das investigações da Lava Jato para a Justiça Eleitoral. Foram seis votos a cinco. Para os procuradores que participam da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, a decisão pode enfraquecer as investigações e até provocar a anulação de condenações já decididas pela Justiça. Já os ministros favoráveis à medida argumentam que não haverá prejuízo às investigações nem anulação de casos já julgados.

MP denuncia Joesley, Mantega, Palocci e Coutinho

O MPF-DF denunciou ontem os empresários Joesley Batista e Victor Sandri, os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho por formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, prevaricação financeira e lavagem de dinheiro. De acordo com o MP, as irregularidades envolvem o grupo JBS e o Sistema BNDES-BNDESPar por aportes realizados naquela empresa entre 2007 e 2011.

Quatro acusados por morte de Amarildo são absolvidos

Quatro dos 12 policiais militares condenados em 2016 e presos pela morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, crime praticado na favela da Rocinha, na zona sul do Rio, em julho de 2013, foram absolvidos ontem. Nenhum deles era acusado de participar da tortura que resultou na morte do ajudante de pedreiro. O advogado da família de Amarildo não contestou a absolvição. ‘Eles não estavam (dentro da UPP) no momento do fato. Procuramos Justiça. Então, o resultado do julgamento foi correto’, afirmou ao jornal ‘O Dia’.

STJ manda soltar 13 investigados por Brumadinho

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro deferiu liminar para soltar 13 funcionários da Vale e da empresa TUV SUD presos no curso da investigação sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro. Eles haviam sido presos na quarta-feira, depois que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ao julgar o mérito dos habeas corpus impetrados pela defesa, rejeitou os pedidos.

Sobe para 203 o número de mortos na tragédia de Brumadinho

A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta quinta-feira, 14, que o número de mortos pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, ocorrido há quase dois meses, subiu para 203. Ainda segundo a corporação,105 pessoas ainda estão desaparecidas e 398 foram localizadas.

Suspeitos de matar Marielle vão para fora do RJ

Os dois presos nesta semana suspeitos de participação direta no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes serão transferidos para um presídio federal fora do Rio de Janeiro, informou o Ministério Público fluminense. A transferência, autorizada pela Justiça e pedida pelo MP, prevê ainda, por medida de segurança, a inclusão de Élcio de Queiroz e Ronnie Lessa no regime disciplinar diferenciado.

Nova Zelândia: ataques a mesquitas matam 49

Duas mesquitas em Christchurch, terceira maior cidade da Nova Zelândia, sofreram ataques a tiros nesta sexta-feira (15), deixando ao menos 49 mortos e dezenas de feridos.As autoridades locais identificaram um dos autores como extremista australiano e pediram que as pessoas não saiam às ruas.

Deputados britânicos aprovam atrasar o Brexit

Diante da dificuldade de se chegar a um acordo sobre os termos para a saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para o dia 29 de março, os membros do Parlamento britânico votaram na quinta-feira pela extensão do prazo por três meses ou mais. Engana-se, no entanto, quem pensa que esse resultado, depois de meses de divisões, conflitos e incertezas, significa que as coisas serão mais tranquilas daqui em diante.

Israel bombardeia Gaza após ataque contra Tel-Aviv

As Forças Armadas de Israel lançaram ataques contra a Faixa de Gaza na madrugada desta sexta-feira, em resposta aos dois foguetes disparados do território palestino contra a cidade de Tel-Aviv. Em um comunicado oficial, o Exército israelense declarou que os bombardeios foram lançados contra alvos terroristas. Não há informações sobre feridos dos dois lados. Em Tel-Aviv, um dos mísseis foi interceptado por uma bateria anti-aérea israelense e o outro caiu em uma área despovoada. Já na Faixa de Gaza, não há registro de feridos ou danos materiais., mas uma fonte do setor de segurança divulgou que os ataques provocaram danos em sedes ocupadas por combatentes do movimento Hamas e o grupo aliado Jihad Islâmica. Segundo a imprensa local, trata-se do primeiro ataque militar de palestinos contra Israel desde 2014, quando israelenses lançaram bombardeios contra a Faixa de Gaza, na tentativa de atingir integrantes do grupo Hamas, e que resultaram na morte de centenas de pessoas.

FUTEBOL

Athletico vence 1ª na Libertadores com goleada

Com tranquilidade, o Atheltico Paranaense venceu ontem o Jorge Wilstermann por 4 a 0, em seu primeiro jogo em casa na Libertadores da América, e se reabilitou diante de seu torcedor na Arena da Baixada. Com o resultado, o Furacão é o segundo do Grupo G, com três pontos ganhos. Os bolivianos estão na lanterna, com um ponto em dois jogos disputados.