Ontem, segunda-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) deu início à configuração das urnas eletrônicas que serão emprestadas pela Justiça Eleitoral para a realização das eleições do Conselho Tutelar. A votação que escolherá os novos conselheiros vai acontecer em todo Brasil no dia 1º de outubro.

Em Santa Catarina, o TRE dará suporte cedendo 2.231 urnas eletrônicas — entre aquelas para votação, treinamento e reserva — que serão utilizadas em 245 dos 295 municípios catarinenses. As demais cidades vão utilizar 73 urnas de lona para eleger seus conselheiros.

A primeira atividade de configuração será a inserção da mídia de carga. Nesta fase, dados como as informações sobre o município, as seções eleitorais e os eleitores são gravados na urna. Depois disso, as mídias de carga são retiradas para a inserção das mídias de votação, que trazem os dados dos candidatos e ficam instaladas na máquina para registrar todas as operações.

Na sequência, é feito o autoteste, procedimento que verifica se a urna e seus componentes estão funcionando devidamente. Por último, as urnas são identificadas, conferidas e embaladas nas respectivas caixas para transporte.

Todas as etapas de configuração serão realizadas até o dia 13 de setembro.

Mais de 5,5 milhões de eleitores catarinenses estão aptos a votar

No primeiro dia de outubro, 5.501.205 eleitores catarinenses poderão comparecer às urnas para eleger os conselheiros tutelares de seus municípios. Quem estava em situação regular com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho estará apto a votar. O voto é facultativo.

Além do empréstimo de urnas, o TRE-SC também vem dando suporte em outras frentes, como a divulgação da lista de candidatos, fornecimento dos cadernos de votação para impressão, suporte operacional e logístico, treinamento dos mesários e técnicos que irão atuar no dia.

A apuração e totalização dos votos serão de responsabilidade das Comissões Especiais.

A dimensão completa do apoio prestado pela Justiça Eleitoral catarinense aos conselhos tutelares nas suas eleições foi estabelecida pela Resolução TRESC n.8.061/2023.

Fonte: Vinicius Claudio – Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC