Descoberto pelo Correio Braziliense, Yuri Torsky usou a rede social russa VK para agradecer o carinho do Brasil e disse que está do nosso lado: “Espero que vocês ganhem”

Foto: Instagran
Foto: VK

O torcedor misterioso Yuri Torsky, que virou meme com a bandeira do Brasil no último jogo da Seleção, contra o México, usou as redes sociais para agradecer o carinho dos fãs brasileiros. “Obrigado! Desculpe não conseguir responder diretamente a todos vocês, mas vocês são incríveis. Estou muito feliz de fazer parte da Seleção Brasileira na Copa. Claro que vou torcer pelo Brasil nas próximas partidas e espero que vocês ganhem”, escreveu.

Yuri Torsky foi descoberto por um leitor do Correio Braziliense na noite desta terça-feira. Ele é russo e mora em Samara, cidade onde a Seleção enfrentou o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Ele chegou a conversar brevemente com o jornal e disse que comprou a bandeira brasileira em viagem à Guiana Francesa.
Imagem: Instagran
Imagem: VK
Na rede social VK, popular na Rússia, Yuri Torsky tem recebido milhares de mensagens de brasileiros. Entre os comentários, também em inglês, ele recebeu convites para conhecer o Brasil. Os torcedores, inclusive, pedem que o torcedor misterioso esteja na partida contra a Bélgica, na sexta-feira. Ao Correio, Yuri descartou a possibilidade, já que ele só tem ingressos para as partidas na cidade de Samara.
Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

Invasão brasileira no VK

O torcedor misterioso promoveu uma verdadeira invasão de usuários brasileiros na rede social mas usada na Rússia. Mais popular que o Facebook no país, o VKontact tem mais de 50,2 milhões de visitantes por mês e é usado principalmente para o compartilhamento de fotos, músicas e vídeos.
A rede nasceu de forma parecida com o Facebook: o russo Pavel Durov lançou a plataforma em 2006 com exclusividade para universitários. Em cinco meses, já eram 100 mil usuários, chegando a 10 milhões dois anos depois. Hoje, já é possível encontras páginas em português e número deve crescer com a presença de brasileiros.
Quem aproveitou a onda do torcedor misterioso, porém, deve tomar cuidado ao entrar no Vkontact: textões com mensagens políticas não são bem vistas. Em 2011, o governo fez uma intervenção na plataforma e encerrou as páginas que tinham algum tipo de ativismo. O criador acabou recusando a censura e vendendo suas ações. Hoje, o VK é controlado por empresários alinhados ao governo.

Viralizou

Desde então, a imagem viralizou na internet e se transformou em piadas, memes e até mesmo em anime. Outro efeito foi o surgimento de inúmeras contas que alegam ser do tal torcedor misterioso. Foram criados perfis no Facebook, no Instagram, no YouTube e Twitter, todos se apresentando como o torcedor.