O tombamento de uma carreta com produto perigoso provocou o bloqueio no sentido Sul Curitiba da BR-116, em Barra do Turvo, interior de São Paulo, desde as 5h30 desta terça-feira. O acidente aconteceu no KM 562 envolvendo uma carreta carregada com cloreto de benzilideno.

A concessionária Artéris Régis Bittencourt, que administra o trecho, realiza controle de tráfego na praça de pedágio do km 542,6. onde há mais de 4 quilômetros de congestionamento.

Até o momento não há previsão de liberação da pista. No local do acidente a fila passa de 4km. A transportadora já foi acionada e está enviando caminhão de Curitiba para transbordo.

A concessionária informou que há um protocolo a seguir quando há vazamento de produto considerado perigoso que envolve a interdição do trecho afetado, contenção do vazamento, limpeza e descarte correto do produto. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

Com o impacto do tombamento o produto transportado pela carreta, cloreto de benzilideno, vazou na pista, que precisou ser totalmente interditada.

Em nota, a Ceteb informou que a carreta transportava tambores de 200 litros de cloreto de benzilideno e alguns romperam. Apesar disso, não houve comprometimento de corpos d’água da região. Foram feitos diques de contenção na via para conter o vazamento do produto. De acordo com a Cetesb, ainda não é possível confirmar a quantidade derramada.

A concessionária orienta os motoristas para que façam uma pausa ou evitem o deslocamento para este trecho da rodovia, ou procure um local seguro para ficar e programe para retomar sua viagem mais tarde.