Um terremoto de magnitude 7,7 ocorreu em Mianmar nesta sexta-feira (28), sendo intensamente sentido também na China e na Tailândia. Os tremores causaram a queda de um prédio em construção e resultaram em pelo menos três mortes em Bangkok, além de deixar várias pessoas desaparecidas.

O tremor aconteceu na tarde da última sexta-feira (28), segundo o horário local—madrugada no horário de Brasília. O epicentro foi identificado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, situada na região central de Mianmar.

Atualmente, o país está sob o comando de uma junta militar que exerce controle sobre a mídia, incluindo rádio, televisão e jornais. A internet na área enfrenta restrições. Até o momento, não há informações oficiais sobre a extensão dos danos causados.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há relatos de “danos significativos” na parte central de Mianmar. A Cruz Vermelha também informa sobre danos em estradas, edifícios públicos e linhas de energia. Os voos da Myanmar National Airlines, a companhia aérea estatal, foram suspensos.

Além da magnitude considerada alta, um dos fatores que intensificou a força do tremor foi a baixa profundidade do epicentro, localizado a apenas 10 km da superfície, o que faz com que o terremoto seja percebido com maior intensidade.

Em Mianmar, a mídia estatal informa que duas pontes desabaram e diversos edifícios foram destruídos em pelo menos cinco cidades. Na cidade de Yangon, houve registros de pessoas deixando os prédios às pressas.

Fonte: Agência Brasil/IA– Frame: RNC

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação (47) 3642-7495