Uma chuva de granizo atingiu o estado de Santa Catarina, neste domingo (26), no início da noite o fenômeno atingiu o norte do estado, causando estragos em várias cidades. Em Mafra, a chuva de granizo danificou telhados, plantações e veículos, além de deixar quintais cobertos com pedras de gelo.

Conforme informações repassadas pela Defesa Civil, o granizo começou por volta das 20h e atingiu o interior e bairros da cidade. Moradores que foram atingidos podem entrar em contato com a Emergência da Defesa Civil pelo telefone; 3643-7742.

O Corpo de Bombeiros de Mafra atendeu a várias ocorrências nos bairros do Imbuial, Vila Ivete, Restinga, Vila Grossel e Amola Flecha. No interior além dos estragos em residências, os estragos danificaram enormemente plantações. Uma das localidades mais prejudicadas foi a localidade de Rio Branco.

Após várias solicitações foram formadas equipes a fim de verificar diversas ocorrências devido a forte tempestade acompanhada de granizo que atingiu diversos bairros na cidade de Mafra SC. Foram registrados inúmeras casas que sofreram danos estruturais do tipo destelhamento. Foi orientado as pessoas deslocar até o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Mafra e Defesa Civil do município, para retirar a lona enquanto as equipes de Urgência e Emergência estavam vistoriando e cortando árvores  que caíram devido a tempestade.

A Defesa Civil do município foi acionada e trabalhou em conjunto com o Corpo de Bombeiros local na entrega das lonas. Somente no Pelotão do Corpo de Bombeiros foi registradas 89 famílias que precisaram da lona e que são moradores dos bairros: Imbuial, Vila Ivete, Restinga, Vila Grossel e Amola Flecha.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mafra esteve empenhada nos bairros mais afetados efetuado orientação a População que teve danos estruturais a procurar a Defesa Cívil do município e também orientando na questão da segurança acerca da manutenção dos telhados.

O prefeito de Mafra, Emerson Maas usou as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas se unam para ajudar as famílias afetadas. O estoque de lona da Defesa Civil foi toda utilizada e o apelo foi estendido aos empresários e donos de lojas de material de construção para ceder o material para minimizar os transtornos causados pelo granizo. Estima-se que cerca de 3 mil famílias foram atingidas.

Orientações

Em caso de granizo, a Defesa Civil recomenda:

  • Abrigar-se da chuva que poderá acompanhar o granizo e causar inundações;
  • Não abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de quedas;
  • Não abrigar-se em frágeis coberturas metálicas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois elas podem ser derrubadas por ventos fortes.
  • Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495