Na madrugada deste domingo, 11, sete presos fugiram da Unidade Prisional Avançada (Upa) de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e o Departamento de Administração Prisional (Deap) confirmaram a informação via nota. Os homens teriam serrado as grades de duas janelas para realizar a fuga.

“Os agentes penitenciários que estavam no monitoramento visualizaram a fuga no momento em que os internos escalavam o muro e agiram de imediato, porém não foi possível recapturá-los, apenas impediram a fuga de outros internos”, explica o diretor da UPA, Alexsander Marcelo Costa.

No momento em que foi identificada a fuga e soado o alarme, os outros internos que ficaram nas celas iniciaram um movimento de subversão a ordem com gritos e chutes nas portas. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu controlar a situação.

Segundo o Deap, as medidas legais e administrativas já foram adotadas. As Polícias Militar e Civil já foram comunicadas e a Corregedoria Geral da SJC já foi acionada para apurar as circunstâncias da fuga.