Santa Catarina tem mais de 3 milhões de agulhas e 9,5 milhões de seringas preparadas para iniciar a imunização contra a Covid-19. A informação foi divulgada pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) nesta quinta-feira (14) após o Ministério da Saúde afirmar ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o Estado corria o risco de não ter estoque suficiente para atender a demanda inicial da vacinação. Segundo a Secretaria o estado possuí:

  • Agulhas: 710 mil unidades (estoque central) e 2,3 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 3 milhões, segundo governo.
  • Seringas: 6,5 milhões (estoque central) e 3 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 9,5 milhões, segundo governo.
  • Mais 7 milhões de agulhas e 500 mil seringas foram compradas e chegam em até cinco dias, segundo governo.
  • 2,8 milhões de pessoas fazem parte do grupo prioritário no estado.
  • População estimada em Santa Catarina: 7.252.502 milhões.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não considera as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes.

“Além disso, outras atas para aquisição estão em abertos. Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde já oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado”, informou a pasta.