Foi confirmada na última sexta-feira, 12, a segunda morte em humanos por febre amarela no estado de Santa Catarina. O paciente era um homem, de 40 anos, residente em Itaiópolis. Ele não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e morreu no dia 29 de junho de 2019. Os resultados da investigação, iniciados pela Vigilância Epidemiológica de Mafra, aliados à confirmação laboratorial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná, referência para Santa Catarina, atestam, portanto, o segundo caso autóctone com óbito por febre amarela registrado no estado.

A Secretaria Municipal de Saúde, visando manter a população imunizada, informa que tem disponível, durante todo o ano e em todas as unidades de saúde (zona urbana e rural com Sala de Vacina), a vacina contra a Febre Amarela.

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina é aplicada em dose única desde 2017. As pessoas não vacinadas podem comparecer nas unidades durante seu horário normal de atendimento para realização da vacinação. Para realizar a vacina não é necessário agendamento, mas é importante levar consigo a carteirinha de vacinação.

“É importante destacar que Mafra é área de recomendação da vacina contra Febre Amarela desde 2008. A vacina deve ser realizada a partir de crianças de 9 meses até adultos de até 59 anos em dose única”, lembrou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Francesli Pereira.

A Vigilância Epidemiológica alerta também a população para notificar aos serviços de saúde o avistamento ou morte de macacos através do WhatsApp (47) 98402-7089 para que seja realizada a análise do comportamento e do estado físico do primata, a fim de identificar a presença do vírus na região. “Animais mortos são notificados e é realizada a coleta de amostras para exames”, afirma a enfermeira.

A presença de macacos doentes ou mortos pode indicar que o vírus da febre amarela está circulando em determinada área, podendo a população local ou próxima estar em risco. Vale ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença, assim como os humanos.

Saiba mais sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.  A doença não é passada de pessoa para pessoa.  A pessoa apresenta os sintomas iniciais de três a seis dias após ter sido infectada. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Importância da vacina

O mosquito Aedes albopictus, presente em Mafra, vêm modificando seu comportamento ao longo do tempo e sofrendo adaptações conforme a mudança do meio ambiente por interferências naturais ou antrópicas.  Assim, o mosquito é capaz de se afastar da mata para realizar o repasto sanguíneo e retornar ao seu ambiente de origem.

A vacina é a única forma de se proteger contra a doença. Uma dose é suficiente para se proteger por toda a vida. É altamente imunogênica, ou seja, confere imunidade em 95% a 99% dos vacinados.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas ESFs, na Secretaria Municipal de Saúde através dos telefones: 3645-3931 (Secretaria da Saúde), 47 8402-8765 (Ouvidoria Saúde) ou na Vigilância Epidemiológica de Mafra 47 3642-5867.

 Serviço

Vacinação contra a Febre Amarela

Local: Todas as salas de vacina de Mafra – ESFs e Unidades de Saúde

Data: vacina disponível o ano inteiro

Horário: de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h

Fonte: Prefeitura Municipal de Mafra