Médicos cubanos começam a deixar o País em 10 dias, diz Embaixada

Os profissionais cubanos integrantes do programa Mais Médicos começarão a deixar o Brasil daqui a dez dias, segundo informou nesta quinta-feira, 15, a Embaixada de Cuba a um representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na quarta, 14, o governo de Cuba anunciou a saída do programa brasileiro por causa de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que exigia mudanças nas regras do acordo. Com o fim da parceria, 8,3 mil cubanos terão de deixar o Brasil. As datas das primeiras partidas dos profissionais foi informada ao presidente do Conasems, Mauro Junqueira, em reunião realizada nesta quinta entre ele, membros da Embaixada de Cuba e representantes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), intermediária do acordo. Segundo o diretor de Comunicação Social do Conasems, Diego Espindola de Ávila, o governo cubano disse ainda que a ideia é que todos os médicos deixem o Brasil até o fim do ano. “Eles não informaram quantos viajarão no primeiro grupo nem de quais cidades serão. Até porque ainda estão tentando organizar a viagem porque serão necessários muitos voos”, declarou ele, que também é secretário de saúde de Piratini, no Rio Grande do Sul, cidade de 20 mil habitantes onde quatro dos sete médicos dos postos de saúde são cubanos.

Cerimônia de posse de Bolsonaro é antecipada e deve ter culto ecumênico

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), confirmou que a solenidade de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro foi antecipada em duas horas e ocorrerá às 15h, em 1º de janeiro. Segundo ele, a mudança foi para atender a um pedido do próprio Bolsonaro. A cerimônia está sendo organizada por uma equipe multidisciplinar com integrantes do Congresso Nacional, da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores. Há solenidades nos três locais. Pela primeira vez na história, a solenidade poderá ter um culto ecumênico. O pedido foi feito por interlocutores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Os detalhes, a exemplo de esquema de segurança e nomes dos líderes religiosos que participarão, ainda estão sendo estudados.

Caso Daniel: polícia prende 7º suspeito de ligação com morte de jogador

A Polícia Civil de São José dos Pinhais (PR) prendeu na manhã desta quinta-feira o sétimo suspeito de participar do assassinato de Daniel Corrêa, ex-jogador do São Paulo. Eduardo Purkote Chiuratto, de 18 anos, foi citado em depoimentos de testemunhas, que o acusaram de ter quebrado o celular de Daniel, pegado a faca utilizada no assassinato e participado do espancamento do jogador de 24 anos. Eduardo Purkote é amigo de Allana Brittes, filha do autor confesso do assassinato, o empresário Edison Brittes. Segundo informações da Rádio Banda B, de Curitiba, o suspeito foi preso por volta das 6h da manhã (de Brasília), em sua casa, em um condomínio de luxo, em São José dos Pinhais. Ele irá depor na próxima segunda-feira.

Brasileiro é condenado à pena máxima por assassinatos na Espanha

O brasileiro François Patrick Nogueira Gouveia, 22 anos, assassino confesso do “crime de Pioz”, foi condenado à prisão permanente revisável, a pena máxima prevista pela legislação espanhola. Gouveia é o quinto condenado na Espanha a receber essa punição. Ele vai ter de passar entre 25 e 35 anos na prisão até que a pena seja revista. A juíza María Elena Mayor Rodrigo leu a sentença na manhã desta quinta-feira, em audiência pública no Tribunal Superior de Justiça de Castilha-La Mancha. No julgamento realizado de 24 de outubro a 3 de novembro, os nove membros do júri popular consideraram o réu culpado. Patrick foi condenado a três penas de prisão permanente revisável pelos assassinatos a facadas e esquartejamento do tio, Marcos Campos Nogueira, 41 anos, e dos filhos dele, Maria Carolina, 4 anos, e David, 1 ano, na cidade de Pioz, em 17 de agosto de 2016.

Viaduto da Marginal Pinheiros cedeu na madrugada desta quinta (15)

Um viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros, a 500 metros da Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, cedeu cerca de dois metros na madrugada de quinta (15). O elevado teria rompido por volta das 3h30, quando poucos motoristas usavam a via. Ninguém se feriu e cinco carros ficaram danificados. A pista dá acesso à Rodovia Castello Branco. Na manhã de quinta (15), quando muitos paulistanos deixam a cidade no feriado, há registros de engarrafamentos na região. Em entrevista ao Bom Dia SP, da Globo, o secretário de transportes, João Otaviano, afirmou que uma das placas de apoio das juntas de dilatação, obrigatórias em estruturas elevadas, como pontes, viadutos e alças, cedeu. Otaviano disse que aguarda as equipes técnicas para fazer uma análise mais precisa do rebaixamento. “Foi uma estrutura que se deslocou. Vamos fazer uma área de proteção, tomar medidas no entorno. Vai haver uma intervenção importante na região”, afirmou. Ele disse que não é possível precisar quanto tempo durará a interdição na pista.

Mais de 1500 migrantes da caravana centro-americana chegaram na fronteira com EUA

Logo pela manhã, 22 ônibus transportando migrantes chegaram na entrada de Tijuana. Eles se juntaram aos cerca de 800 centro-americanos que já acampam na região desde domingo (11). Outras 3 mil pessoas avançam nessa quinta-feira em direção à cidade. A previsão é de que cheguem até o final do dia. “Já estamos andando há um mês com minhas filhas de 7, 11, 13 e 15 anos”, contou Miriam, uma hondurenha de 32 anos ao descer do ônibus que deixou os migrantes em um pedágio perto de Tijuana. “Estamos cansados, mas já estamos nos sentindo melhor”, disse. Como Miriam, todos fazem parte da caravana, composta principalmente por hondurenhos, que fogem da pobreza e da violência em seu país. Eles deixaram a cidade de San Pedro Sula, em Honduras, no dia 13 de outubro e, desde então, já percorreram 4.300 km. Também compõem o cortejo alguns chilenos, colombianos, costarriquenhos, salvadorenhos, guatemaltecas, nicaraguenses, panamenho, peruanos, venezuelanos e mexicanos.

Futebol – Brasileirão

Internacional bate vice-lanterna América-MG e segue a 5 pontos do líder Palmeiras

O Internacional manteve-se firme em sua perseguição ao líder Palmeiras ao vencer o América-MG por 2 a 0 no Beira Rio, pelo fechamento da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Leandro Damião e Edenílson foram os destaques da partida desta quinta-feira com um gol e uma assistência cada. Com o resultado, o time gaúcho vai a 65 pontos, fica cinco atrás do líder Palmeiras e mantém a segunda colocação. Dessa forma, não há possibilidade de o time alviverde assegurar o título no final de semana. Mais cedo, o Flamengo tinha superado o Santos e foi a 63 pontos, na terceira posição.