Moro determina nova perícia em sistemas de propina da Odebrecht para investigação envolvendo sítio em Atibaia

O juiz Sérgio Moro, que é responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, determinou uma nova perícia nos sistemas de contabilidade informal da Odebrecht com o objetivo de identificar possíveis lançamentos e documentos em relação à reforma do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), pela empreiteira. O pedido foi feito nesta sexta-feira (23). Os sistemas são conhecidos como Drousys e Mywebday, que, segundo a Operação Lava Jato, continham informações sobre pagamento de propina da Odebrecht, já estão em posse da Polícia Federal (PF).

Ex-mulher de Orlando Diniz conta que ele usou doleiro para pagar advogado Roberto Teixeira

A ex-mulher de Orlando Diniz, ex-presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) preso na operação Lava Jato, contou ao Ministério Público Federal (MPF) que o advogado Roberto Teixeira, do escritório que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou R$ 10 milhões para defender Diniz na Justiça. Ela afirmou aos procuradores que parte do pagamento foi viabilizado pelo doleiro Álvaro Novis, ligado ao grupo do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. Danielle de Andrade, a ex-mulher de Diniz, afirmou ao MPF que a contratação de Roberto Teixeira foi aconselhada por outro advogado, amigo de Orlando Diniz. Este teria alegado, conforme o depoimento de Danielle, que o problema de Orlando era político e, por isso, deveria procurar Roberto Teixeira para mantê-lo na presidência do Sesc e Senac.

Receita vai pedir mais informações sobre bens no IR deste ano, mas resposta não será obrigatória

A Secretaria da Receita Federal informou nesta sexta-feira (23), ao anunciar as regras do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017, que solicitará mais informações sobre os bens dos contribuintes na declaração deste ano. Entretanto, de acordo com o supervisor nacional do IR do Fisco, Joaquim Adir, ainda não será obrigatório, neste ano, prestar essas informações. A exigência, informou ele, começará em 2019. O prazo para a entrega das declarações começa em 1º de março e termina em 30 de abril. A partir da segunda-feira (26), o programa gerador de declaração já pode ser baixado no site da Receita. A expectativa é que 28,8 milhões de contribuintes enviem suas declarações neste ano, 340 mil a mais do que o registrado no ano passado. “Nesse ano será opcional, mas é importante que o contribuinte faça isso [dê as informações], ou agora, ou até qualquer momento durante o ano, porque no ano que vem a maioria desses campos será [de preenchimento] obrigatório”, declarou ele.

Justiça autoriza e Adriana Ancelmo começa mudança para cobertura na Lagoa, Rio

A esposa do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), Adriana Ancelmo, obteve autorização judicial para se mudar: do Leblon, onde vive atualmente, para uma cobertura na Lagoa, também na Zona Sul do Rio. As informações são da GloboNews. O pedido foi feito pelos advogados dela e teve o aval do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. O juízo cita a “reorganização financeira” da família. “Nesse sentido e buscando a reorganização financeira de sua família (a defesa) solicita seja autorizada sua mudança para imóvel de seus enteados (…)”. Enquanto Cabral está num presídio em Curitiba, ela cumpre prisão domiciliar graças a uma decisão do ministro do STF Gilmar Mendes. A mudança, que já começou, deve ser finalizada no próximo domingo (25).

Prisão do presidente da Fecomércio foi pedida após tentativa de ocultação de documentos

O procurador do Ministério Público Federal, Jose Augusto Vagos, afirmou, na manhã desta sexta-feira (23), que a prisão preventiva de Orlando Diniz foi pedida porque o presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) tentou ocultar documentos e sabotar reuniões do Sesc/Senac mesmo após ter sido afastado do cargo de presidente da entidade em dezembro do ano passado. Diniz foi preso preventivamente na manhã desta sexta (23) por suspeita de lavagem de dinheiro, corrupção e pertencimento a organização criminosa. “Foi afastado da função do Sesc/Senac em dezembro, mas continuou tentando ter ingerência sobre elas, sabotou reuniões feitas pelo atual administrador prometendo vantagens indevidas”, afirmou o procurador do Ministério Público Federal José Augusto Vagos. Entre os desvios investigados está a contratação de funcionários fantasmas pelo Sesc e pelo Senac, como uma chefe de cozinha e uma ex-governanta do ex-governador do Rio Sérgio Cabral. A operação foi batizada de Jabuti, uma referência aos diretores do Senac e aos funcionários que eram contratados e não iam trabalhar.

Projeto de lei em Joinville quer evitar que menores de 14 anos circulem sozinhos entre 23h e 5h

Um projeto de lei em Joinville, no Norte de Santa Catarina, visa evitar que menores de 14 anos circulem fora de casa sem um responsável entre 23h e 5h. O vereador que propôs a iniciativa diz que o objetivo é que eles não sejam aliciados para o crime. Porém, uma conselheira tutelar afirma que o adolescente tem o direito de ir e vir, “Ninguém entra na vida do crime com 25, com 30, com 20 anos. Todas as crianças e adolescentes estão propensos a entrar no mundo do crime, crianças vulneráveis”, afirmou o vereador que propôs o projeto de lei, Fernando Krelling (PMDB). O projeto diz que precisam ser criados grupos para fazer rondas noturnas diárias, com integrantes das Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar e Guarda Municipal. A conselheira tutelar Priscila Gonzaga Espíndula questiona o projeto. “Precisa ser visto o que o adolescente está fazendo. O adolescente tem direito de ir e vir. Se ele estiver cometendo um ato infracional, a polícia vai fazer o seu trabalho, o seu devido encaminhamento para uma delegacia especializada, em Joinville a DPCami [Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso]”, diz.

PRF apreende caminhão com cigarros contrabandeados na BR-373

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão que transportava cigarros contrabandeados, no início da tarde desta sexta-feira (23), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. De acordo com a PRF, o veículo foi abordado próximo ao km 175, no perímetro urbano da rodovia. Ao ser abordado, o motorista apresentou uma nota fiscal falsa, dizendo que transportava soja. No entanto, durante a vistoria, os agentes encontraram as caixas de cigarro. O condutor foi preso em flagrante. O caminhão e a carga serão encaminhados para a Delegacia Federal para os procedimentos cabíveis.

Futebol

Fluminense e Flamengo entram em campo neste sábado, às 17h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Campeão da Taça Guanabara e de olho na Libertadores, o Rubro-Negro poupará seus principais jogadores e terá um time misto. O Tricolor, por sua vez, tem no clássico a chance que comprovar o bom momento, após um início de temporada conturbado. Os rivais chegam embalados por goleadas na 1º rodada da Taça Rio. Na quarta-feira, o Fluminense venceu o Bangu por 4 a 0. Mesmo placar da vitória rubro-negra sobre o Madureira. É a oportunidade de o Tricolor acabar com um jejum incomodo: há novo jogos o time não vence um Fla x Flu. A última vitória foi em junho de 2016, no primeiro turno do Brasileirão.

Corinthians e Palmeiras se enfrentam neste sábado, às 17h, na Arena Corinthians, pela 9ª rodada do Campeonato Paulista. O Timão busca a reabilitação após três jogos sem vitória, contra o Verdão que ainda não perdeu nesta temporada. Do lado corintiano, Carille surpreendeu na escalação e sacou Júnior Dutra, que vinha atuando como centroavante. Romero fará a função de falso 9, além de Maycon ter entrado improvisado na lateral esquerda, no lugar de Juninho Capixaba. Gabriel e Jadson também voltam ao time. Já o Palmeiras jogará com a formação dos últimos jogos, sem surpresa. As equipes têm retrospecto igual nos clássicos do ano. Enquanto o Corinthians bateu o São Paulo, o Palmeiras derrotou o Santos. No ano passado, só deu Timão no Dérbi: foram três vitórias em três jogos, sendo Carille 100% contra o rival.