Cármen Lúcia assumirá Presidência da República por 12 horas

Pela segunda vez desde que iniciou o prazo que torna inelegíveis ocupantes de cargos do Executivo, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, vai ocupar a presidência da República na próxima segunda-feira (18). O motivo é a viagem do presidente Michel Temer ao Paraguai, onde vai participar da Cúpula do Mercosul. Como o cargo de vice-presidente está vago, a primeira pessoa da linha sucessória brasileira é o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No entanto, a legislação eleitoral impede a candidatura de ocupantes de cargos no Executivo nos seis meses que antecedem as eleições, e por isso o deputado viaja neste sábado (16) para Portugal.

Supremo julga senadora Gleisi na terça, 19

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima terça-feira (19) uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A discussão do caso marcará o segundo julgamento de uma ação penal da Lava Jato na Segunda Turma do STF – colegiado composto por Celso de Mello (ministro revisor da Lava Jato na turma), Edson Fachin (relator da Lava Jato), Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Jovem leva choque e morre ao falar enquanto carregava celular

Um rapaz de 22 anos teve uma parada cardíaca e morreu às 16 horas desta quinta-feira, 14, em Taubaté, no interior de São Paulo, após tentativa de socorro por parte do Corpo de Bombeiros. Segundo os bombeiros, parentes do rapaz dizem que a parada ocorreu por causa de um choque que o rapaz levou quando decidiu usar seu telefone celular enquanto o aparelho estava sendo recarregado, em uma das tomadas de casa. O capitão dos bombeiros Gláucio Cafalchio informou que os socorristas, quando chegaram na casa do rapaz, na Rua Doutor Jorge Whinter, no centro da cidade, tentaram fazer massagem cardíaca, sem sucesso. Depois, tentaram reanimá-lo com um desfribilador, também sem reverter a parada. Por fim, agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taubaté o levaram para o hospital municipal da cidade, onde ele morreu.

Polícia pede prisão de suspeitos pelo sumiço de menina em Araçariguama

A Polícia Civil vai pedir a prisão preventiva de três suspeitos de envolvimento no sumiço da menina Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, desaparecida há uma semana, após sair de casa para andar de patins, em Araçariguama, interior de São Paulo. De acordo com o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, o pedido será encaminhado na manhã desta sexta-feira, 15, à Justiça de São Roque. São alvo do pedido um casal que teria levado a menina de carro até Mairinque, cidade vizinha, e um homem que alegou ter acompanhado a adolescente nessa viagem. Segundo o delegado, o depoimento desse homem incrimina o casal, mas é muito contraditório. A polícia acredita que ele pode estar escondendo informações. O casal também foi ouvido, nega o envolvimento no desparecimento de Vitória, mas entrou em contradição. O carro que teria sido usado para levar a jovem passou por perícia. Uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba passou a reforçar a investigação, acompanhada também pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Região Sul do País registra temperaturas negativas nesta manhã

No Rio Grande do Sul, o tempo seco, frio e ensolarado predomina em quase todos os municípios do Estado nesta sexta-feira, 15, ainda em função da massa de ar polar. Em Porto Alegre, o alvorecer foi gelado principalmente na zona sul da capital, onde a temperatura mínima foi de 4,2º C no bairro Lami. Na região norte da cidade, no bairro Sarandi, os termômetros registravam 5,2º C. O dia será de sol com períodos de nebulosidade que aos poucos irá diminuindo ao entardecer. Em Novo Hamburgo, no bairro Lomba Grande, às 7 horas, a temperatura era de 2,9ºC. Em Caxias do Sul, na Serra, os termômetros marcavam somente 5ºC, mas com sensação térmica de zero grau. No município de São José dos Ausentes, a mínima foi de -1,1ºC. Em Bagé, na fronteira gaúcha, a marca foi de -0,2ºC, com registro de geada em algumas regiões dos Pampas. Em Pinheiro Machado, no sul do Estado, a marca mínima foi de -2,8ºC. Em Santa Catarina, a manhã também foi fria. Em São Joaquim, na Serra, a temperatura era de 2,8ºC. As máximas previstas para esta sexta não devem ultrapassar os 13ºC na região oeste e de 15ºC no norte do Estado.

Trump diz que “resolveu problema com a Coreia do Norte” e cria linha direta com Kim Jong-Un

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (15) depois de sua reunião de cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, que “resolveu em grande parte” o problema nuclear da Coreia do Norte. O chefe de Estado norte-americano afirmou que o encontro histórico e a “boa relação” entre os dois líderes tornaram possível o processo supervisionado de desmantelamento do arsenal nuclear norte-coreano. “Eu dei um número direto para que ele possa ligar se tiver algum problema. Eu posso ligar para ele. Temos uma boa comunicação e isso é bom”, afirmou Trump em conversa com jornalistas nos jardins da Casa Branca. Segundo o presidente americano, o perigo de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte, era real e estava na agenda americana. Esse tema, inclusive, foi tratado em novembro de 2016, quando, recém-eleito, Trump reuniu com seu antecessor Barack Obama. “Quando eu me reuni com Barack Obama, ele me disse que o maior problema dos Estados Unidos, de longe, era a Coreia do Norte”, explicou. “Eu resolvi esse problema. Essa questão está resolvida em grande parte”.

Futebol – Copa do Mundo 2018

Confira as partidas com transmissão ao vivo no fim de semana

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 9

Copa do Mundo – Grupo C

7h França x Austrália
Transmissão: TV Globo (com Rogério Correa e Bob Faria) e SporTV (com Jader Rocha e Paulo César Vasconcellos)

13h Peru x Dinamarca
Transmissão: TV Globo (com Gustavo Villani e Caio Ribeiro) e SporTV (com Eduardo Moreno e Edinho)

Copa do Mundo – Grupo D

10h Argentina x Islândia
Transmissão: TV Globo (com Luis Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Luiz Carlos Jr. Lédio Carmona e Ricardinho)

16h Croácia x Nigéria
Transmissão: TV Globo (com Cleber Machado e Junior) e SporTV (com Julio Oliveira e Raphael Rezende)

DOMINGO, 17

Copa do Mundo – Grupo E

9h Costa Rica x Sérvia
Transmissão: TV Globo (com Cleber Machado e Junior) e SporTV (com Julio Oliveira e Raphael Rezende)

15h Brasil x Suíça
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Ronaldo Fenômeno e Arnaldo Cezar Coelho) e SporTV (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Muricy Ramalho)

Copa do Mundo – Grupo F

12h Alemanha x México
Transmissão: TV Globo (com Luis Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Luiz Carlos Jr., Lédio Carmona e Ricardinho)

SEGUNDA, 18

Copa do Mundo – Grupo F

9h Suécia x Coreia do Sul
Transmissão: TV Globo (com Gustavo Villani e Caio Ribeiro) e SporTV (com Jader Rocha e Paulo Cesar Vasconcellos)

Copa do Mundo – Grupo G

12h Bélgica x Panamá
Transmissão: TV Globo (com Luis Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Luiz Carlos Jr., Lédio Carmona e Ricardinho)

15h Tunísia x Inglaterra
Transmissão: TV Globo (com Cleber Machado e Junior) e SporTV (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Muricy Ramalho)