Fachin vai analisar pedido de Lula para evitar prisão

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajuizou uma nova ação no Supremo Tribunal Federal para evitar a prisão do petista. Os advogados tentam suspender a decisão do juiz federal Sergio Moro que determinou a execução da pena de doze anos e um mês de detenção na ação penal do tríplex do Guarujá (SP). Os advogados pretendiam que o pedido fosse julgado pelo ministro Marco Aurélio, relator de duas ações que contestam a prisão em segunda instância — fundamento que permitiu a prisão de Lula. Mas como a ação foi distribuída ao ministro Edson Fachin, que concentra as ações da Lava Jato na corte, ele deixou para a presidente da corte, Cármen Lúcia, decidir eventual controvérsia. No final da noite de sexta, ela determinou que cabe a Fachin decidir sobre o processo.

Lula espera amigos e escolhe músicas para a missa de Marisa Letícia

A missa em homenagem ao aniversário de 68 anos da ex-primeira dama Marisa Letícia será celebrada a partir das 9h30 desta sábado, no carro de som estacionado em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Quem deve celebrar a cerimônia é dom Angélico Sândalo Bernardino. Lula pretende falar aos militantes, ainda não se sabe em que momento. Um telão de 4 x 2 metros foi armado no estacionamento do sindicato para transmitir a missa para a militância presente. As imagens serão captadas pela TVT, canal das centrais de trabalhadores. Havia uma expectativa de que a cerimônia ocorresse dentro da sede, o que ainda pode ocorrer se o número de pessoas não for tão grande quanto o esperado. Organizadores contam com a presença de vários artistas e políticos que prometeram estar ao lado do ex-presidente e seus filhos durante à homenagem a Marisa. Segundo informação publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, Lula fez questão também de escolher algumas músicas que serão tocadas durante a missa. Entre elas, Asa Branca, o clássico de Luiz Gonzaga e Deixa a vida me levar, de Zeca Pagodinho, além de de Clara Nunes.

Lula foi condenado e é preciso executar a pena, diz Moro em entrevista

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, disse nesta sexta-feira, 6, que “não havia motivo para adiar” a ordem de prisão expedida contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em declaração à rede China Global Television Network, o magistrado afirma que apenas seguiu o regimento da lei. “Eu recebi o ofício do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) ordenando a prisão e simplesmente cumpri a ordem”, disse Moro ao repórter Stephen Gibbs em seu escritório na 13ª Vara de Justiça Federal de Curitiba. “Ele (o ex-presidente Lula) foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção. É preciso executar a pena, simples assim.”  “Não vejo qualquer motivo para adiar mais”, completou. Durante a entrevista, realizada antes do fim do prazo concedido para comparecimento de Lula à sede da Polícia Federal em Curitiba, Moro diz que se sente desconfortável em responder perguntas sobre o caso.

STJ nega habeas corpus para impedir prisão de Lula

O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para evitar que o petista fosse preso. Esta não é a primeira vez que um pedido de liberdade do petista cai nas mãos do ministro Fischer. Em março, quando votou contra um HC preventivo de Lula, ele citou o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, que permite a prisão a partir da condenação em segunda instância, mesmo que sejam apresentados recursos às cortes superiores — discussão agora travada em duas ações diretas de constitucionalidade no STF. Naquela ocasião, o habeas corpus foi negado por 5 votos a zero na 5ª Turma Criminal do STJ.

Ex-presidente do STF Joaquim Barbosa filia-se ao PSB e pode disputar eleição

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa filiou-se ao PSB nesta sexta-feira, último dia para oficializar sua entrada no partido, cumprindo uma etapa formal para se candidatar à Presidência da República em outubro, informou a assessoria do magistrado. Barbosa vinha avaliando sua filiação ao partido, que o convidou de olho no potencial eleitoral do ex-ministro, e deixou para oficializar sua entrada no partido nos últimos momentos antes do limite previsto na lei eleitoral. “Das conversas com o PSB construiu-se um entendimento que, no fundo, me traz um certo conforto e propicia mais tempo para reflexão na tomada de uma decisão final”, declarou Barbosa em texto divulgado por sua assessoria antes de confirmar a filiação.

Dilma muda domicílio eleitoral para Minas e pode se candidatar

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) chegou há pouco ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para transferir seu título do Rio Grande do Sul para o Estado e utilizou a saúde da sua mãe, que mora em Belo Horizonte, para justificar a mudança. Dilma, porém, admitiu a possibilidade de disputar as eleições. Mais cedo, o líder do governador Fernando Pimentel (PT) na Assembleia Legislativa, Durval Ângelo (PT), disse que a ex-presidente será candidata ao Senado.

Futebol – Os Principais Campeonatos Estaduais

As transmissões referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília – Fonte: GE

Neste sábado (07) a única partida refere-se a um amistoso entre as equipes de Atlético Goianiense e Flamengo, os demais jogos são finais dos campeonatos estaduais.

SÁBADO, 7

Amistoso

16h Atlético-GO x Flamengo
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e Carlos Eduardo Lino)

DOMINGO, 8

Campeonato Carioca

16h Vasco x Botafogo
Transmissão: TV Globo para RJ, MG (Juiz de Fora), ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere e Premiere HD (com Luiz Carlos Jr. e Paulo César Vasconcellos)

Campeonato Paulista

16h Palmeiras x Corinthians
Transmissão: TV Globo para SP e PR (com Cleber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e SporTV e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega)

Campeonato Mineiro

16h Cruzeiro x Atlético-MG
Transmissão: TV Globo para MG menos Juiz de Fora (com Rogério Correa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas) e Premiere (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

Campeonato Gaúcho

16h Brasil de Pelotas x Grêmio
Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva, Diogo Olivier e Márcio Chagas) Premiere (com Luiz Alano e Batista)

Campeonato Catarinense

16h Chapecoense x Figueirense
Transmissão: TV Globo para SC (com Cleiton Cesar, Roberto Alves e Leonardo Gaciba)