PGR protocola denúncia contra governador licenciado de SC, Raimundo Colombo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou nesta sexta-feira (2) uma denúncia contra o governador licenciado de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD). A PGR pede a condenação dele em um processo que investiga a suspeita de recebimento de R$ 2 milhões em caixa dois de executivos da construtora Odebrecht na campanha eleitoral de 2014. Colombo disse que está aliviado com a conclusão do inquérito, em função do arquivamento das acusações de corrupção e propinas. Disse também que não vê problema e vai explicar a questão do caixa dois. Acrescentou que essa é uma questão eleitoral e não criminal. O inquérito faz parte dos desdobramentos da Operação Lava Jato. O processo corre em segredo de justiça. Para que Colombo se torne réu, a denúncia precisa ser aceita pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Não há prazo para essa análise.

Sobretaxa dos EUA vai afetar 1/3 das exportações brasileiras de aço e pode frear recuperação de siderúrgicas

A sobretaxa ao aço importado anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai afetar em cheio as siderúrgicas brasileiras. O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA e as vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto. O presidente Trump afirmou que a intenção é elevar as taxas em 25% para aço e em 10% para alumínio comprado de empresas estrangeiras. Ele recorreu à seção 232, um dispositivo voltado para investigar se produtos importados colocam a segurança nacional dos EUA em risco.

UE ameaça taxar empresas americanas como Harley-Davidson, Bourbon e Levi’s

A União Europeia prepara medidas de retaliação contra empresas americanas, como Harley-Davidson, Bourbon e Levi’s, após o anúncio do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas às importações de aço e alumínio para os Estados Unidos. “A UE prepara contramedidas que envolvem os direitos de importação de produtos americanos, principalmente de Harley-Davidson, Bourbon e Levi’s”, afirmou nesta sexta-feira (2) o porta-voz do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Caso Eliza Samudio: Macarrão deixa penitenciária em MG para cumprir pena em regime aberto

Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, de 32 anos, condenado pela morte da modelo Eliza Samudio, deixou o Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas, por volta das 22h30 desta sexta-feira (2). Ele conseguiu da Justiça autorização para cumprir pena em regime aberto. A modelo desapareceu em 2010 e o corpo nunca foi encontrado. A progressão da pena foi concedida nesta quinta-feira (1º) pelo juiz Antônio Fortes de Pádua Neto, que considerou que Luiz Henrique Ferreira Romão já possuía os requisitos necessários, como cumprimento de tempo e bom comportamento, para deixar o semiaberto. A princípio, Macarrão sairia nesta quinta-feira, mas a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele na Justiça do Rio de Janeiro impediu o cumprimento do alvará de soltura. Nesta sexta-feira, o TJMG esclareceu que o mandado, referente ao caso pelo qual foi condenado em 2012, constava como pendente por um erro no sistema. Corrigida a falha, um novo alvará foi expedido às 18h.

 Cabral é condenado pela 5ª vez e penas chegam a 100 anos

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) foi condenado pela quinta vez em processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, o juiz federal Marcelo Bretas considerou Cabral culpado de cinco crimes de lavagem de dinheiro através da compra de joias, que serviriam para ocultar valores obtidos nos esquemas criminosos do ex-governador no estado. Com a nova condenação – a 13 anos e 4 meses de detenção – as penas contra Cabral já chegam a um total de 100 anos de prisão. O valor dos recursos lavados através da compra de joias chega a 4,5 milhões de reais, segundo a sentença de Bretas, e teriam origem em pagamentos de propina feitos pela empreiteira Andrade Gutierrez. O emedebista também deverá pagar uma multa no valor de 308.424 reais.

Futebol

Jogos do Campeonato Paulista