Cármen Lúcia tenta dividir pressão

Pressionada a pautar a discussão sobre prisão em segunda instância no STF, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, passou a enviar recados de que não é a única que pode colocar o tema para análise do plenário. O movimento tem sido interpretado nos bastidores como uma tentativa de dividir a responsabilidade com os colegas de Supremo.

SC: queda de helicóptero sequestrado mata 3

A queda de um helicóptero em Joinville, no norte de Santa Catarina, matou três pessoas na tarde de quinta. Uma quarta vítima foi resgatada com vida e está hospitalizada com queimaduras no corpo. A linha de investigação da Polícia Civil é que a aeronave foi sequestrada.

RJ: 17 são exonerados um dia após ‘motel’ em cadeia

Um dia após a divulgação da existência de aposentos reservados para visitas íntimas na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro, onde estão presos réus investigados pela Lava Jato, 17 funcionários da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária foram exonerados dos cargos.

Copacabana: dupla tenta por fogo em morador de rua 

Dois homens foram presos nesta quinta-feira por tentarem atear fogo a um morador de rua em Copacabana, na madrugada de terça. O crime foi filmado pela câmera de segurança de um prédio da Rua Itanhangá, e, na gravação, José Vicente Machado Lucindo, de 61 anos, e Walter Pereira de Souza, de 59, aparecem jogando combustível em um homem que dormia na calçada. Em seguida, a dupla risca fósforos, mas ele consegue escapar. José Vicente é aposentado e mora perto do local do crime. Walter, que trabalha como auxiliar de serviços de mudança em Copacabana, foi preso em casa, na Vila Kennedy. Segundo o delegado Gabriel Ferrando, eles haviam discutido com o morador de rua na semana passada e queriam “queimá-lo vivo”.

Trump aceita convite de Kim Jong-un

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convidou o presidente Donald Trumppara um encontro. Segundo a Coreia do Sul, o líder americano concordou com a reunião, que deve acontecer em maio. Kim se comprometeu a parar os testes nucleares e de mísseis para iniciar uma negociação com os americanos.

Peru: oposição tenta destituir presidente

Deputados peruanos da oposição apresentaram nesta quinta-feira (8) uma nova moção de vacância pela destituição do presidente Pedro Pablo Kuczynski, acusando-o de “incapacidade de moral” por ter mentido sobre suas ligações com a construtora brasileira Odebrecht. A moção foi assinada por dois partidos minoritários de esquerda e recebeu o apoio do fujimorista Força Popular (direita populista), o maior partido no Congresso.

Reino Unido diz que reagirá a ataque a ex-espião russo

O Reino Unido investigará metodicamente para descobrir quem realizou um ataque com agente nervoso contra um ex-agente duplo russo e sua filha, e depois adotará uma ação robusta, disse a ministra do Interior britânica, Amber Rudd, na quinta-feira.

Eleição presidencial já tem 11 pré-candidatos

A cinco meses para o início do registro das candidaturas, a corrida eleitoral deste ano começa a ganhar forma e já reúne pelo menos 11 postulantes ao Palácio do Planalto colocados oficialmente. Na quinta-feira (8), os nomes do presidente da Câmara, Rodrigo Maia e do ex-ministro Ciro Gomes foram lançados por seus partidos.

STF: novas eleições podem ser convocadas após cassação

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (8) que novas eleições podem convocadas quando um político eleito tiver o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Após dois dias de julgamento, a Corte entendeu que a regra da reforma eleitoral de 2015 que condicionou a perda do mandato ao trânsito em julgado do processo é inconstitucional. As informações são da Agência Brasil. Votaram pela procedência da ação da PGR os ministros Luís Roberto Barroso (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Marco Aurélio e Cármen Lúcia.

FUTEBOL

Torcida do São Paulo pede saída de Dorival

Após a derrota por 2 a 0 do São Paulo para o Palmeiras, na quinta-feira, pela 11ª rodada do Paulista, a “Torcida Independente”, maior uniformizada da equipe tricolor, emitiu nota para pedir a demissão do técnico Dorival Júnior e anunciar um protesto para a partida de domingo, contra o Red Bull Brasil, no Morumbi.