STF mantém Ficha Limpa a condenados antes de 2010

Em sessão realizada na quinta-feira (1º), o Supremo decidiu manter a aplicação da Lei da Ficha Limpa, com prazo de oito anos de inelegibilidade, a políticos condenados por abuso de poder econômico ou político em campanhas eleitorais antes de 2010.

Novo chefe da Polícia Federal

Rogério Galloro toma posse hoje como diretor geral da Polícia Federal. Ele é o atual secretário nacional de Segurança Pública e já ocupou o cargo de diretor-executivo da PF. Galloro substitui Fernando Segovia, demitido nesta semana pelo ministro Raul Jungmann em seu primeiro dia à frente do novo Ministério da Segurança Pública.

Fim das inscrições no Fies 

Termina hoje o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2018. Para esta edição, serão ofertadas 155 mil vagas de ensino superior em todo o Brasil. Também nesta sexta (2), será divulgada a segunda chamada dos convocados no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Reino Unido tem alerta vermelho por tempestade de neve

Um alerta vermelho foi emitido devido à chegada da tempestade Emma, que promete trazer ainda mais frio para os países do Reino Unido. A tempestade é resultado da “Fera do Leste”, com temperaturas gélidas vindas da Sibéria e que tem congelado grande parte da Europa. Esse é o terceiro dia de caos nas estradas inglesas devido ao frio e, com a chegada da tempestade, o alerta para mais interrupções já foi emitido. Irlanda do Norte e Escóciadevem sentir em algumas regiões os efeitos da nevasca e também estão em alerta vermelho, que representa o potencial risco de vida à população.

Parlamentares estudam limitar regime aberto

O pacote sobre segurança que o Congresso deve começar a analisar nas próximas semanas incluirá projeto para tornar mais rígido o cumprimento de penas. Entre as propostas em debate está a revisão da progressão de pena do preso que praticou crime hediondo ou integra organizações criminosas. (Via Estadão)

Macarrão vai cumprir pena em regime aberto

O acusado pela morte da modelo Eliza Samudio, Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido por ‘Macarrão’, vai deixar a Penitenciária Pio Canedo, em Pará de Minas, ainda nesta quinta-feira (1º). O Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG) autorizou, nesta quinta, a progressão do cumprimento de pena no regime semiaberto para o aberto. A decisão foi tomada pelo juiz Antônio Fortes de Pádua Neto que considerou que ‘Macarrão’ já possuía os requisitos necessários para ir para o regime aberto, tal como bom comportamento e cumprimento do tempo no semiaberto.

Polícia apreende bens dos pais do bebê Jonatas

Uma coleção de óculos escuros que estampam marcas como Ray-Ban, Prada e Dior. Um helicóptero de brinquedo guiado por controle remoto. Uma SUV Sportage avaliada em 140.000 reais. Roupas. Anéis. Uma caixa de iPhone. Uma moto. Os bens acima estão entre os itens apreendidos pela Polícia Civil de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (1º), em Joinville, na residência do casal Renato e Aline Openkoski, pais do bebê Jonatas Henrique. Parte desses bens foi doada para que se arrecadasse recursos para o tratamento do menino por meio de um leilão. O casal é investigado sob a suspeita de usar indevidamente parte do dinheiro de doações para o garoto, que sofre de uma síndrome rara. Após o diagnóstico, há cerca de um ano, eles conseguiram arrecadar ao menos 4 milhões de reais em campanha ao redor do país.

Lula: ‘Não tenho medo da prisão, sou inocente’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que a ideia de ser preso “passa todos os dias” por sua cabeça, mas garantiu não ter medo por ser inocente. Em entrevista exclusiva à AFP na tarde desta quinta-feira (1), Lula reafirmou o desejo de concorrer às eleições presidenciais de outubro e ainda garantiu ganhar no primeiro turno. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ele garante, entretanto, que todas as acusações foram montadas para desmoralizar sua candidatura e impedir a volta do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder. Atualmente, ele tenta conseguir um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para impedir sua prisão quando se esgotarem seus recursos no TRF-4. Contudo, a Justiça eleitoral ainda pode torná-lo inelegível.

Trump assume briga contra ‘potencializador’ de armas

Após uma reunião com congressistas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que “ele mesmo” fará um decreto contra os “bump stocks” – acessório que transforma armas semiautomáticas em automáticas. Segundo os jornais locais, Trump discursou por três horas sobre o controle de armas, o que “assustou” os presentes no encontro. Com isso, ele declarou que, caso os legisladores não tomem providências contra o equipamento, ele próprio o fará. “Eu mesmo escreverei uma ordem executiva contra o bump stock. Não precisam se preocupar”, disse. O presidente ainda apontou que sua equipe de advogados “está trabalhando neste mesmo momento” na ordem executiva. Trump também solicitou aos membros do Congresso que avaliem “seriamente” a possibilidade de “elevar os limites de idade para o acesso às armas”. “Considerem isso ou tenham medo da NRA [Associação Nacional do Rifle]”, explicou.

Santos perde em estreia na Libertadores

O Santos perdeu para o Real Garcilaso nesta quinta-feira, na altitude de 3.400 metros em Cusco, no Peru, pela estreia na Libertadores da América. Pelo número de chances criadas pelos donos da casa, o 2 a 0 ficou barato.

Bruno Henrique brilha em vitória do Palmeiras 

O Palmeiras estreou na Libertadores com uma vitória contundente: 3 a 0 sobre o Junior Barranquilla, no Estádio Metropolitano. O nome da noite foi Bruno Henrique, aposta de Roger na vaga de Tchê Tchê: ele sofreu a falta que gerou a expulsão de Germán Gutiérrez e marcou dois gols.