Tragédia em creche

Foi revisado para 7 o número de mortos no incêndio de uma creche em Janaúba, norte de Minas. Uma das crianças que havia sido dada como morta ontem está viva, segundo os bombeiros. O autor do ataque Damião Soares dos Santos, de 50 anos, e uma professora, de 43, também morreram.
Vigia que incendio creche em MG sofria mania de perseguição e premeditou crime, diz polícia (Foto: Reprodução / Facebook)
(Foto: Damião Soares dos Santos – Reprodução / Facebook)

Megaoperação no Rio

Mais de mil homens da polícia e das Forças Armadas fazem uma megaoperação no Morro dos Macacos, no Rio, nesta manhã. São cumpridos 31 mandados de prisão contra traficantes. Um dos principais alvos é Leandro Nunes Botelho, o Scooby, considerado o chefe do tráfico na região e que teria ligação direta com a disputa entre traficantes na Rocinha.

Reforma política

O Congresso correu contra o tempo para votar propostas da reforma política até hoje, para que as novas regras estivessem em vigor na eleição do ano que vem. Fundo bilionário, voto impresso e mais.

Presidente denunciado

Sabe-se agora que para mais de um integrante do comando do PSDB, o deputado Bonifácio de Andrada (MG) confidenciou que teria dificuldade em abrir mão da relatoria da denúncia contra o presidente porque o próprio Temer teria feito um apelo para ele aceitar a função.

23435181

PSC cede vaga de Marco Feliciano para Bonifácio de Andrada na CCJ

O líder do PSC na Câmara, deputado Professor Victório Galli (MT) cedeu a vaga de suplente do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para o relator da nova denúncia contra o presidente Michel Temer, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Nesta quinta-feira (5), o PSDB decidiu destituir Andrada da vaga de suplente da comissão. Para que pudesse seguir como relator da denúncia, seria necessário a liberação de uma cadeira na CCJ por outro partido. O pedido de desligamento de Bonifácio da vaga de suplente do PSDB da Câmara foi feito às 15h12. Pouco mais de uma hora depois, às 16h36, o líder do PSC protocolou a solicitação de que o relator passe a ocupar uma vaga do partido na comissão.

Lula

O MPF abriu investigação para apurar autenticidade dos recibosapresentados por Lula para comprovar o aluguel do apartamento em São Bernardo do Campo. O imóvel é um dos objetos da denúncia apresentada pelo MPF contra Lula e outras sete pessoas, incluindo o ex-ministro Antônio Palocci e o ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht.

Greve dos Correios

Sindicatos precisam decidir hoje se aceitam ou não proposta do TST de acordo coletivo e se continuam ou não em greve. Segundo os Correios, os trabalhadores da empresa de SP e RJ já votaram em assembleia pela aceitação do acordo coletivo proposto na véspera durante audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho.

Nobel da paz

A Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN, pela sigla em inglês) ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2017. A organização foi premiada por chamar a atenção para as consequências humanitárias catastróficas do uso de armas nucleares. No ano passado, o presidente colombiano Juan Manuel Santos ganhou o prêmio pelo esforço de pacificação do país, que vivia uma guerra civil de mais de 50 anos. Ele foi um dos líderes da negociação que chegou ao acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Legado olímpico

Assim que a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede da Olimpíada, autoridades públicas celebraram o que chamavam de legado olímpico como a mais sedutora vantagem aos cariocas para realizar os Jogos. Agora, o Ministério Público Federal (MPF) desmonta a tese. Diz que a “avalanche” de dinheiro foi desviada em obras públicas para o benefício privado de poucos — a quem os procuradores chamam de “amigos da corte” do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo