STF retoma votação que pode prender ex-presidente

Sob intensa pressão nos últimos dias, o plenário do STF vota nesta quarta-feira (4) o habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais do que definir o destino do líder petista, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro a 12 anos e 1 mês de prisão, o julgamento vem sendo tratado como fator determinante para o futuro das investigações de combate aos chamados crimes de colarinho-branco por ter potencial de rever a jurisprudência da Corte que permite a prisão após condenação em segunda instância.

Manifestações sobre prisão de Lula ganham as ruas do País

Milhares de pessoas foram às ruas das principais cidades brasileiras para protestar contra a concessão do habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, véspera do julgamento do recurso no Supremo Tribunal Federal. Em menor número, militantes também realizaram atos em defesa da liberdade do ex-presidente. As manifestações mais numerosas foram realizadas em São Paulo, no Rio e em Curitiba, sede da 13.ª Vara Federal, que condenou o petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento triplex no Guarujá (SP).

General: Exército está atento a resultado de hoje

O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Boas, afirmou, na noite desta terça-feira (3), que os militares estão atentos “às suas missões institucionais” e repudiou qualquer sinal de impunidade. As mensagens foram postadas no mesmo momento em que aconteciam atos em várias cidades do Brasil em favor da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cujo pedido de habeas corpus será julgado nesta quarta-feira. O comandante do Exército também questionou se interesses pessoais não estariam se sobrepondo ao bem de toda a sociedade, tanto no presente quanto para o futuro.

Base do ensino médio deixa de dividir conteúdos

A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio, que foi apresentada ontem pelo Ministério da Educação, não divide os conhecimentos que devem ser adquiridos pelos estudantes em cada série. As habilidades são descritas de forma geral para toda a etapa, sem qualquer progressão que considere a idade do aluno. Além disso, as únicas duas disciplinas detalhadas no documento – e consideradas obrigatórias em todos os anos – são Língua Portuguesa e Matemática.

Maluf devolve apartamento funcional

O deputado Paulo Maluf entregou na terça-feira (3) à Câmara as chaves do apartamento funcional que mantinha sob seu domínio mesmo após ser preso. Ele devolveu o imóvel quatro dias após começar a cumprir prisão domiciliar em sua mansão no bairro Jardins, em São Paulo, por autorização do STF.

EUA: atiradora fere 4 em sede do YouTube e se mata

Uma atiradora invadiu o escritório do YouTube em San Bruno, na Califórnia, Estados Unidos, segundo a polícia. O prédio foi evacuado depois dos tiros. Quatro pessoas ficaram feridas, mas aparentemente estão estáveis. Uma quinta pessoa, a atiradora, morreu após atirar em si mesma.

Assassinato de Martin Luther King completa 50 anos

Há 50 anos, em 4 de abril de 1968, Martin Luther King Jr. foi assassinado com um tiro em um motel de Memphis, Tennessee, Estados Unidos. Ganhador do prêmio Nobel, ele foi um dos líderes icônicos do movimento pelos direitos civis afro-americanos. Suas marchas de protesto e discursos o tornaram uma das figuras mais reconhecidas do mundo.

FUTEBOL

Libertadores: Palmeiras vence fácil o Alianza

O Palmeiras “esqueceu” por 90 minutos o Dérbi que decidirá o Paulistão no próximo domingo para vencer o Alianza Lima por 2 a 0, no Allianz Parque, e alcançar a segunda vitória em dois jogos pelo Grupo 8 da Libertadores. Quem não esqueceu foi a torcida, que mandou um recado ao Corinthians: “o bicho vai pegar!”.

CR7 faz de bicicleta, Real bate Juve e fica perto da semi

O jogo desta terça-feira, pelo embate de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, nunca será esquecido pelos torcedores de futebol. Jogando no estádio da Juventus, em Turim, o Real Madrid contou com um gol antológico de Cristiano Ronaldo para vencer facilmente os donos da casa, pelo placar de 3 a 0, e colocar um pé nas semifinais da competição europeia.