Diretor da PF é demitido

O delegado Fernando Segovia foi pego de surpresa com o anúncio de sua destituição do cargo de diretor-geral da Polícia Federal, anunciada na terça-feira (27) pelo novo ministro extraordinário de Segurança Pública, Raul Jungmann. Segovia será substituído pelo delegado Rogério Augusto Viana Galloro.

Temer se viu forçado a demitir da PF um aliado do MDB

Sai um diretor falastrão que tentava defender seus aliados. Entra um discreto, com perfil mais executivo e que tentará manter a isonomia das investigações. Foi assim que três policiais com trânsito na cúpula da Polícia Federal analisaram a troca de comando na corporação nessa terça-feira. A demissão de Fernando Segovia na direção-geral da PF e sua substituição por Rogério Galloro foi o primeiro ato de Raul Jungmann como novo ministro da Segurança Pública. A troca do homem que chegou ao posto máximo da PF pelas mãos de dois figurões do MDB e caiu justamente por minimizou uma investigação policial em andamento contra Michel Temer é vista em Brasília como uma tentativa do presidente de passar a imagem de que não quer interferir em nenhuma apuração, nem as que ocorrem contra ele mesmo. Logo após a posse de Jungmann, na manhã desta terça-feira.

Delegados pedem ‘independência’ a novo chefe

Os delegados de Polícia Federal declararam ‘apoio integral’ ao novo chefe da corporação, Rogério Galloro, mas sugerem a ele que ‘prestigie a independência funcional’ da categoria. Eles querem que Galloro ‘apoie integralmente’ a autonomia da PF, antiga aspiração da classe. ‘
Em nota pública, o Sindicato dos Delegados da PF em São Paulo informou que ‘espera do novo diretor-geral da Polícia Federal, delegado experiente, técnico e com bom histórico na carreira, que conduza um processo de fortalecimento da instituição, impedindo interferências externas’.

Inscrições para o Fies terminam nesta quarta

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam nesta quarta-feira (28), às 23h59. O programa oferece crédito para custear a mensalidade de estudantes interessados em cursar o ensino superior em instituições privadas. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre de 2018.

Votação sobre apps de transportes será hoje

A disputa entre taxistas e motoristas particulares para regulamentação de serviços de transporte com aplicativos pode ter um desfecho nesta quarta-feira (28). A votação do projeto de lei que regulamenta o serviço, prevista para acontecer ontem, no plenário da Câmara dos Deputados, foi adiada após reunião de líderes partidários.

Polícia do RJ prende chefe de facção

Acusado de participar do assassinato de Jorge Rafaat Toumani e considerado um dos narcotraficantes mais procurados do Brasil e do Paraguai, Elton Leonel Rumich da Silva, mais conhecido como “Galã” ou “Galant”, foi preso, na noite de terça-feira (27), no Rio de Janeiro.

Maior traficante de armas do Brasil vai a audiência

Apontado pela polícia do Brasil como o maior traficante de armas do país, o brasileiro Frederick Barbieri, de 46 anos, compareceu nesta terça-feira (27) a um tribunal de Miami, nos Estados Unidos, onde ouviu seus direitos legais e foi informado da realização de uma audiência para a próxima quinta. A informação é da EFE. Na saída do tribunal, Leonard P. Fenn, advogado provisório de Barbieri, disse que pedirá na próxima audiência liberdade condicional para o acusado, que hoje usava um uniforme carcerário e estava algemado.

Movimento de Huck fecha acordo com partido de Marina

A Rede, de Marina Silva, fechou nesta terça-feira, 27, um acordo político com o Agora!, apoiado pelo apresentador Luciano Huck. A ideia é que integrantes do movimento sejam candidatos pela legenda nas eleições de outubro.

PSG deve decidir sobre cirurgia de Neymar

Uma cláusula no contrato entre Neymar e Paris Saint-Germain garante ao clube a decisão final sobre tratamentos médicos que o jogador fizer durante o período de vigência do acordo, até 2022. O atacante e a equipe francesa discordam sobre a necessidade de uma cirurgia para tratar da lesão que ele teve no último domingo.

Onda de frio deixa mais de 20 mortos na Europa

A Europa segue afetada nesta quarta-feira (28) pela onda de frio polar que matou pelo menos 24 pessoas e cobriu de neve algumas praias do Mediterrâneo. Com temperaturas glaciais, de até 24 graus negativos em algumas regiões da Alemanha e de -29º C durante a noite na Estônia, as autoridades fizeram advertências sobre a população mais vulnerável, como idosos e moradores de rua.

Líderes da Coreia do Norte usaram passaportes brasileiros

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e seu pai, o falecido Kim Jong Il, usaram passaportes brasileiros obtidos de forma fraudulenta para solicitar vistos para visitar países ocidentais nos anos 1990, disseram cinco fontes europeias de segurança à Reuters. Apesar de já ser conhecido que a família que governa a Coreia do Norte usou documentos de viagem obtidos de forma irregular, há poucos exemplos específicos até o momento. As cópias dos passaportes brasileiros vistas pela Reuters nunca haviam sido publicadas. “Eles usaram esses passaportes brasileiros, que claramente mostram fotos de Kim Jong Un e Kim Jong Il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras”, disse uma alta fonte de segurança ocidental, sob condição de anonimato.