Trump e Kim aceitam convites para visitar respectivos países

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, convidaram um ao outro para visitas aos EUA e à Coreia do Norte, e ambos aceitaram o convite, informou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA, nesta quarta-feira (13), um dia depois que os dois líderes se encontraram em Singapura.

O Presidente Donald J. Trump caminha com o líder norte - coreano Kim Jong un | 12 de junho de 2018 (foto oficial da casa branca por shealah craighead)
O Presidente Donald J. Trump caminha com o líder norte – coreano Kim Jong un | 12 de junho de 2018 (foto oficial da casa branca por shealah craighead)

Sucesso de acordo Trump-Kim depende de negociações

O aperto de mãos, as quatro horas de reuniões e a assinatura da declaração conjunta expuseram Donald Trump e Kim Jong-un mundo afora como líderes empenhados na desconstrução do arsenal nuclear da Coreia do Norte e na pacificação do Leste Asiático. Mas o documento final não trouxe as expressões esperadas e revelou-se acanhado. Somado aos temperamentos dos dois líderes, há poucas garantias de que apenas o estritamente impresso no papel seja cumprido. “A Coreia do Norte não prometeu nada mais do que promete há 25 anos”, afirmou Vipin Narang, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). “A esta altura, não há nenhuma razão para pensar que a reunião de cúpula resulte em algo mais concreto em termos de desarmamento”. O histórico descumprimento dos prévios acordos de 1994, rompido oito anos depois pelos Estados Unidos por suspeitas de retomada do programa nuclear norte-coreano, e de 2005, anulado porque Pyongyang decidiu testar seus mísseis de longo alcance, não traz otimismo. Mas ainda há um pouco de esperança de avanço.

STF retoma  julgamento sobre condução coercitiva

O STF deve retomar hoje, a partir das 14h, o julgamento sobre a validade da decretação de condução coercitiva para levar investigados a interrogatório policial ou judicial em todo o País. O julgamento começou na semana passada, mas somente o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela inconstitucionalidade da medida. Na sessão de hoje, mais dez ministros devem votar.

Fachin proíbe Cristiane Brasil de ter contato com o pai

Alvo da segunda fase da operação Registro Espúrio, investigação da PF que apura suspeitas de desvios na concessão de registros de sindicatos, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) também foi proibida de entrar no Ministério do Trabalho e ter contato com outros investigados da operação, o que inclui o próprio pai, o ex-deputado e presidente nacional do PTB Roberto Jefferson.

STF julgará Gleisi e Paulo Bernardo na próxima semana 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar na próxima terça-feira (19) uma ação penal da operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

BRASIL

Esterilização de mulher em SP vira alvo de investigação

O processo de esterilização de uma mãe de oito filhos de Mococa, no interior de São Paulo, virou alvo de investigação e troca de acusações entre órgãos públicos. Presa desde novembro por tráfico de drogas, Janaina Aparecida Quirino, 36, tinha sete filhos quando a Promotoria abriu um processo para submetê-la a uma laqueadura. A Defensoria diz que a mulher não foi devidamente ouvida no processo e que houve ilegalidade.

STJ nega recurso de Lula para ser candidato

O ministro Félix Fischer, relator dos casos da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça, negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conceder efeito suspensivo ao recurso que o petista apresentou ao STJ. Se tivesse aceito as argumentações de Lula, Fischer suspenderia todos os efeitos da pena, o que incluiria libertar o ex-presidente da prisão e torná-lo elegível para as eleições de 2018.

PT, MDB e PSDB terão 34% do tempo de TV e rádio

Os três maiores partidos brasileiros terão 34% do tempo de televisão e rádio nas eleições de 2018, segundo um levantamento feito pelos analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira, do banco BTG Pactual. O PT, por exemplo, terá à disposição 11,5 dos 95 minutos da propaganda eleitoral diária. O MDB, por sua vez, terá o equivalente a 11,08 minutos e o PSDB, a 9,24 minutos.

LOTERIA 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 14 milhões

Acumulada pela terceira vez seguida, a Mega-Sena sorteia hoje as dezenas do concurso de número 2.049. O prêmio previsto é de R$ 14 milhões. Apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio, que acontece às 20h, horário de Brasília.

FUTEBOL – BRASILEIRÃO

Em noite de gala de Nenê, São Paulo goleia o Vitória

O torcedor são-paulino assistirá a Copa do Mundo com um sorriso de orelha a orelha. Isto porque, o Tricolor vai para a parada do Mundial em posição privilegiada no Campeonato Brasileiro. No último jogo da equipe de Diego Aguirre no primeiro semestre, na terça-feira (12), o São Paulo goleou a equipe baiana por 3 a 0, com grande atuação do meia Nenê.

Flu e Santos fecham última rodada antes da Copa

Nesta quarta, às 19h, Fluminense e Santos jogam no Maracanã. Nenhum dos dois clubes está em sua melhor fase. O tricolor caiu do 10º para o 11º lugar, após sofrer uma goleada, por 5 x 2, do Atlético-MG. O Peixe também seguiu pela mesma trajetória descendente na última rodada. Passou de 15º para 16º, depois perder, por 2 x 1, do Internacional.

JOGO DE HOJE

16h00 – América-MG x Chapecoense

19h00 – Fluminense x Santos

19h30 – Paraná Clube x Cruzeiro

19h30 – Sport x Grêmio

21h00 – Botafogo x Atlético-PR

21h00 – Palmeiras x Flamengo

21h45 – Atlético-MG x Ceará

21h45 – Bahia x Corinthians

21h45 – Internacional x Vasco

COPA DO MUNDO

Técnico da Espanha é demitido às vésperas do Mundial

Um dia depois de ser anunciado como novo técnico do Real Madrid, Julen Lopetegui foi demitido de seu cargo à frente da seleção espanhola a dois dias da estreia na Copa do Mundo contra Portugal. “Nos vimos obrigados a prescindir do técnico nacional. Nós lhe desejamos a maior das sortes. O que consiga a seleção terá a ver com o trabalho que ele desenvolveu”, disse Luis Rubiales, presidente da RFEF.

Seleção brasileira aprende sobre árbitro de vídeo

Após realizar o primeiro treinamento na Rússia e iniciar a preparação para a estreia na Copa do Mundo, a Seleção brasileira aproveitou a tarde de terça-feira para aprender sobre a arbitragem no torneio. Na concentração do time canarinho, na cidade de Sochi, o ex-árbitro Wilson Seneme ministrou uma palestra sobre o tema.

Saiba horário e atrações da cerimônia de abertura

A Copa do Mundo da Rússia 2018 está na contagem regressiva para seu início, que acontecerá na próxima quinta-feira, 14 de junho, às 11h30 (horário de Brasília), com a cerimônia de abertura do Mundial. O Estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para 80.000 espectadores, será o palco do evento e abrigará, na sequência, a primeira partida do torneio: a seleção anfitriã, a Rússia, contra a Arábia Saudita, às 12h (horário de Brasília). A diferença de outras cerimônias de abertura da Copa para esta é que a deste ano estará focada nas apresentações musicais, e será algo mais breve, acontecendo apenas meia hora antes do jogo inaugural. Seus protagonistas serão o cantor britânico Robbie Williams, que diz estar “muito contente e emocionado”, e a soprano russa Aida Garifullina, considerada uma das melhores vozes do país.