Insuficiente governo diz baixar preço do combustível, e faz exigências

A equipe econômica resolveu eliminar a incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o óleo diesel, diminuindo a tributação do produto. Para compensar a perda de arrecadação, contudo, o governo só vai publicar o decreto que zera a alíquota do tributo quando o Congresso aprovar o projeto de lei que permite a reoneração da folha de pagamento de setores da economia. Nada foi anunciado em relação à gasolina. Apesar do movimento, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) informou que as manifestações contra o alto custo dos combustíveis, que já ocorrem há dois dias em vários estados, vão continuar. A entidade afirma que o corte da Cide não é suficiente para satisfazer a categoria. Segundo estimativas de analistas e da associação, o tributo representa apenas R$ 0,05 no preço do litro do diesel. O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, anunciou que a eliminação da Cide foi decidida mediante acerto com os líderes do Poder Legislativo.

Paralisação dos Caminhoneiros 

O número de pontos com manifestações dos caminhoneiros autônomos contra a alta do preço dos combustíveis aumentou em Santa Catarina. Dados levantados pelas polícias rodoviárias, que monitoram os protestos nas BRs e SCs que cortam o Estado, mostram que de segunda-feira para terça-feira o número de trechos com manifestações chegou a pelo menos 48. Na segunda-feira à noite, eram 17 pontos com protestos. Os atos ocorrem nas BRs 101, 282, 470, 280 e 116, e também em pelo menos 14 SCs. Diferentemente da segunda-feira, quando pneus chegaram a ser queimados em uma das rodovias, a única ocorrência registrada nesta terça-feira foi na BR-101, em Imbituba, no Sul do Estado, onde os caminhoneiros interromperam por completo o trânsito, por volta das 8h, e carros, motos e ônibus precisaram usar a via marginal. Os Caminhoneiros dizem que a redução de 1,54 % no preço do diesel anunciada hoje pela Petrobras ainda não é suficiente para encerrar as paralisações. Mesmo com a diminuição no número de caminhões entrando no Porto de Itapoá, a direção diz que as operações continuam. Mas há uma preocupação de que já nos próximos dias os impactos da paralisação sejam sentidos. Os caminhoneiros também pararam na BR-280 em direção ao Porto de São Francisco do Sul. Cerca de 400 motoristas estão reunidos no pátio de um posto de combustíveis abordando apenas veículos de carga.

Deputado Leonel Pavan sai do coma, mas permanece internado na UTI

O estado de saúde do ex-governador e deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) teve alteração, na tarde de ontem, segundo informações da assessoria do tucano. Os médicos retiraram a sedação e ele já respira sem ajuda de aparelhos.  Pavan estava em coma induzido na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Unimed, em Balneário Camboriú, desde o dia 14 de maio, após sofrer um AVC hemorrágico. Ele continua na UTI e segue em monitoramento neurológico intensivo. Embora ainda seja considerado grave, o estado de saúde do deputado é estável e, de acordo com a assessoria, evolui conforme as expectativas da equipe médica.

Inscrição no Enem deve ser paga até hoje

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio têm até esta quarta-feira (23) para fazer o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 82, para quem não for isento. O pagamento deve ser feito por meio da GRU Cobrança (Guia de Recolhimento da União), que é gerada ao fim da inscrição. As provas acontecem em 4 e 11 de novembro.

Temer desiste de candidatura e apoia Meirelles

O presidente Michel Temer anunciou na terça-feira (22), em evento do MDB, a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles à Presidência pelo partido e manifestou o desejo que ele venha a ser o único candidato do chamado centro político na eleição de outubro.

Maluf é condenado a 2 anos e 9 meses de prisão domiciliar pelo STF

O deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP) foi condenado a dois anos e nove meses de prisão domiciliar pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar cometeu o crime de falsidade ideológica para fins eleitorais. Ele já cumpre pena de prisão em decorrência de outra condenação. De acordo com o Ministério Público, Maluf teve 168,6 mil em despesas eleitorais pagas pela empresa Eucatex, que pertence a sua própria família. O ato ocorreu quando ele concorria nas eleições de 2010. A denúncia destaca que ele omitiu o recebimento do dinheiro em sua prestação de contas.

TJ-MG decreta prisão de Eduardo Azeredo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou o último recurso do ex-governador do estado Eduardo Azeredo (PSDB) contra a sua condenação a vinte anos e um mês pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no processo conhecido como “mensalão tucano”. O TJ-MG decidiu decretar a prisão imediata do ex-governador de Minas Gerais, mas os advogados tentam um último recurso.

Com -5,2ºC, cidade de SC registra o dia mais frio de 2018

As primeiras horas desta quarta-feira (23) foram marcadas pelas temperaturas negativas em Santa Catarina. No início da manhã, em Urupema, as mínimas ficaram entre -4,7°C às 5h e -5,2°C às 7h, considerada a temperatura mais baixa do país neste ano. Segundo a Central NSC de Meteorologia, a temperatura mínima na cidade da Serra catarinense superou a menor temperatura no Brasil em 2018, que era de -4,3°C registrado no dia de 19 de abril no Parque Nacional de Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O sol predomina ao longo do dia, apesar das nuvens aparecerem um pouco mais no Litoral e áreas próximas como o Vale do Itajaí e o Norte.

Futebol

Carille deixa Corinthians rumo a Arábia Saudita

O Corinthians anunciou ontem o acerto do técnico Fábio Carille com o Al-Wehda, da Arábia Saudita. A contratação foi confirmada pelo time árabe nas redes sociais. O auxiliar Osmar Loss assume o time paulista na quinta-feira, dia do jogo contra o Millonarios pela Libertadores.

Jogos de Hoje

Libertadores

  • 19h15: Grêmio x Defensor
  • 21h45: River Plate x Flamengo

Copa do Brasil

  • 21h45: Palmeiras x América-MG

Copa sul-Americana

  • 21h45: Bahia x Blooming