Atropelador de Copacabana responderá a inquérito em liberdade

Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos, que conduzia o carro que atropelou pelo menos 18 pessoas na noite da quinta-feira, 18, na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, foi liberado na tarde desta sexta-feira, 19, da 12ª Delegacia de Polícia (Hilário de Gouveia). Ele deverá ser indiciado por homicídio culposo e lesões corporais culposas (sem intenção de matar) pela Polícia Civil. O delegado Gabriel Ferrando afirmou que a hipótese mais provável para explicar o que aconteceu é que o condutor tenha sofrido um “evento epilético” – um desmaio. O motorista alegou ter epilepsia e tratar da doença com remédios.

FOTO: FABIO MOTTA/ESTADÃO
FOTO: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Cidade de SP registra três mortes por reação à vacina da febre amarela

Três pessoas morreram no Estado de São Paulo por reação à vacina da febre amarela, segundo balanço divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde de SP. Segundo o governo, as vítimas, todas adultas e com menos de 60 anos, não tinham registro de doenças prévias, e as mortes por reação vacinal foram confirmadas após “análises caso a caso”. Um morreu em Perus, na zona norte da capital, outro em Franco da Rocha (Grande SP) -ambos vacinados em outubro- e um terceiro morreu em Matão (a 305 km da capital), em fevereiro de 2017. Outras seis mortes são investigadas pelo governo do Estado por suspeita de relação com a vacina.

Governo Trump chega a seu primeiro aniversário paralisado

O primeiro aniversário do governo de Donald Trump não poderia ter um gosto mais amargo: além de protestos por todo o país neste sábado, o presidente terá de enfrentar um shutdown, a paralisação dos serviços públicos por causa de um impasse orçamentário. Ontem ele e seu partido não conseguiram os 60 votos entre os cem senadores para aprovar um acordo provisório que evitaria o “apagão” da administração, algo que não ocorria nos Estados Unidos há cinco anos.

STF deve julgar em março ações sobre auxílio-moradia da magistratura

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, deve pautar para março o julgamento de três ações sobre o auxílio-moradia da magistratura. O plenário da Corte vai decidir se referenda ou não decisão do ministro Luiz Fux de 2014 que assegurou o direito ao benefício a todos os juízes em atividade no País. Para a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), os questionamentos ao auxílio-moradia a juízes estão em um contexto de “retaliação”.

Juiz barra ato pró-Lula na Paulista no dia do julgamento no TRF-4

O juiz Antonio Augusto Galvão de França, da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, negou nesta sexta-feira o pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para realizar na Avenida Paulista um ato a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 24. A central sindical ajuizou um mandado de segurança para garantir espaço na Paulista no dia em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, vai julgar um recurso do petista contra sua condenação na Operação Lava Jato. A avenida, no entanto, também foi requisitada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo grupo Revoltados Online para uma manifestação contrária a Lula.

Ex-vice de Brant ganha apoio de Eurico e é eleito presidente do Vasco

Uma reviravolta completa marcou o dia vascaíno. Um dia após romper com Julio Brant, Alexandre Campello é o novo presidente do Vasco. E com apoio de ninguém menos que Eurico Miranda. Campello anunciou o racha com Brant na noite de quinta, alegando que se grupo tinha ficado de fora das decisões da chapa. Nesta sexta, trocou farpas Brant e articulou um apoio com Eurico Miranda, justamente de quem era rival até ontem. E o acordo deu certo: por 154 votos a 88, acabou eleito o presidente do clube. O dia todo foi conturbado na Sede do clube. Parte da torcida compareceu à votação e bombas chegaram a estourar do lado de fora do clube.

Flamengo vence o Avaí e garante vaga na semifinal da Copinha

O Flamengo está classificado para a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite desta sexta-feira, os garotos do Ninho do Urubu venceram o Avaí, por 1 a 0, pelas quartas de final do torneio, em Barueri, São Paulo, com um belo gol de Vitor Gabriel. Agora, o Rubro-Negro encara a Portuguesa, na próxima segunda-feira, em local e horário ainda a serem definidos. O que chamou mais atenção na partida desta sexta-feira foi a disposição dos garotos do Flamengo. Mesmo com alguns tendo atuado na vitória de 2 a 0 sobre o Volta Redonda, no Campeonato Carioca profissional, a equipe teve gás para avançar na Copinha.