Toffoli manda sete processos de parlamentares para instâncias inferiores

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou nesta sexta-feira para instâncias inferiores seis ações penais e um inquérito envolvendo parlamentares. Em todos os casos, os supostos crimes ocorreram antes do mandato ou não têm relação com o exercício do cargo. Com isso, ele segue decisão sobre foro privilegiado tomada na quinta-feira pelo plenário do STF. Até agora, qualquer crime atribuído a parlamentar só podia ser processado no STF. Mas todos os 11 ministros concordaram em reduzir o foro privilegiado. Prevaleceu a proposta do ministro Luís Roberto Barroso de manter no STF processos de parlamentares apenas quando os eventuais crimes têm relação com o mandato. A medida não atinge outras autoridades, como ministros do governo federal e de tribunais superiores. Antes mesmo da conclusão do julgamento, mas quando já havia maioria para reduzir o foro, Barroso tinha mandado três processos criminais dos quais é relator para instâncias inferiores: os inquéritos dos deputados Beto Mansur (PRB-SP) e Rogério Marinho (PSDB-RN), e o pedido de abertura de inquérito para investigar o senador Zezé Perrella (PMDB-MG).

Marco Aurélio estende quebra sigilo fiscal de Aécio ao ano todo de 2017

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo fiscal do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do ano de 2017. Em novembro do ano passado ele já tinha determinado essa medida no período entre 1º de janeiro de 2014 e 19 de maio de 2017. Mas, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Receita Federal comunicou que não poderia repassar os dados de 2017. Isso porque as informações dizem respeito ao ano todo, e ordem determinava a quebra do sigilo até maio. Assim, para resolver o problema, a pedido da própria PGR, Marco Aurélio estendeu sua decisão até o dia 31 de dezembro. Os dados deverão ficar sob sigilo no STF. A medida também atinge outras três pessoas que, assim como Aécio, são réus em processo aberto a partir da delação da JBS: sua irmã, Andrea Neves da Cunha; Frederico Pacheco de Medeiros, primo deles; Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (PMDB-MG). A decisão de Marco Aurélio vale ainda para as empresas Tapera Participações e Empreendimentos Agropecuários Ltda, e ENM Auditoria e Consultoria.

Brasileiro que combateu na Ucrânia é capturado por nacionalistas em Kiev

Um grupo de ultranacionalistas ucranianos capturou nesta sexta-feira em um mosteiro em Kiev o brasileiro Rafael Lusvarghi, que combateu nas fileiras dos rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia. Lusvarghi, de 33 anos, foi levado pelos integrantes de grupos vinculados ao Batalhão Azov até a sede do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU). O Azov é um grupo paramilitar ultranacionalista que combateu ao lado do governo ucraniano no confronto no leste do país. Em um vídeo divulgado no YouTube, Lusvarghi aparece sendo exibido nas ruas da cidade e levando tapas no rosto de um dos nacionalistas, antes de ser conduzido com as mãos atadas para o prédio da SBU. Além disso, obrigaram o brasileiro a pedir ao presidente russo, Vladimir Putin, que lhe trocasse por soldados ucranianos em poder dos separatistas pró-Rússia.

Homem faz aniversário, se aposenta e ganha na loteria no mesmo dia

Existem pessoas sortudas. E existem pessoas como o sino-canadense Ping Kuen Shum. Ele conquistou a façanha de se aposentar no mesmo dia em que fez aniversário. E, de quebra, ainda tirou a sorte de comprar um bilhete premiado da loteria federal do Canadá tudo no mesmo dia. Segundo reportagem publicada na emissora britânica BBC, Shum resolveu parar em uma lotérica da cidade de Richmond, no Canadá, para comprar um bilhete no último sábado, 28, data em que celebrava o último dia de trabalho e o aniversário. Na mesma noite em que adquiriu o tíquete, o recém-aposentado recebeu a notícia de que havia faturado um prêmio de 2 milhões de dólares canadenses (cerca de 5,5 milhões de reais). “É inacreditável que os três eventos tenham acontecido no mesmo dia”, declarou Ping, em release divulgado pela loteria canadense British Columbia Lottery Corporation (BCLC). Com o dinheiro em mãos, o primeiro plano do canadense é viajar para a China com os parentes: “Eu trabalhei duro por tantos anos e agora planejo dividir essa fortuna com a minha família”.

Fogo e desabamento em SP: 20% dos escombros foram retirados, diz Corpo de Bombeiros

O trabalho de remoção dos escombros após o desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paiçandu, deve durar pelo menos 15 dias. Segundo o tenente-coronel Ricardo Peixoto, até a tarde desta sexta-feira, 4, 20% do material havia sido retirado. Os bombeiros buscam vítimas do desabamento do prédio, que foi abaixo na terça-feira, 1º, após pegar fogo. Nesta sexta-feira, um corpo foi localizado, mas a identidade da vítima não foi confirmada. O corpo era tatuado e teve as digitais preservadas. O secretário da Segurança Pública Mágino Alves esteve no local e disse que será feito um exame papiloscópico para identificar o corpo pelas digitais.

Brasileirão – Série A – 4ª Rodada

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 5

Série A do Brasileiro

19h São Paulo x Atlético-MG
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Gustavo Villani e Wagner Vilaron)

19h Vasco x América-MG
Transmissão: Prmeiere (com Julio Oliveira e Paulo César Vasconcellos)

DOMINGO, 6

Série A do Brasileiro

11h Corinthians x Ceará
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jorge Vinicius e Wagner Vilaron)

16h Atlético-PR x Palmeiras
Transmissão: TV Globo para SP, GO, MS, MT, BA, SE, AL e PE (com Cleber Machado, Casagrande e Paulo César Oliveira) e Premiere (com Linhares Jr. e Mauricio Noriega)

16h Flamengo x Internacional
Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva, Diogo Olivier e Márcio Chagas) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Eduardo Moreno e Paulo César Vasconcellos)

16h Cruzeiro x Botafogo
Transmissão: TV Globo para RJ, SC, PR, MG, ES, TO, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Bob Faria e Arnaldo Cezar Coelho) e Premiere (com Rogério Correa e Henrique Fernandes)

16h Vitória x Fluminense
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Rainan Peralva e Jorge Allan)

19h Grêmio x Santos
Transmissão: SporTV menos RS, Premiere e PFCI (com Jader Rocha, Edinho e Ricardinho)

19h Sport x Bahia
Transmissão: Premiere (com Rembrandt Junior e Cabral Neto)

SEGUNDA, 7

Série A do Brasileiro

20h Chapecoense x Paraná
Transmissão: SporTV menos SC, Premiere e PFCI (com Jota Jr. e Sérgio Xavier)

 Série B do Brasileiro

20h30 Sampaio Corrêa x CRB
Transmissão: Premiere (com Laércio Costa e Roberto Fernandes)