Barroso determina quebra de sigilo bancário de Temer

O ministro do Luís Roberto Barroso, do STF, determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer no âmbito do inquérito que investiga irregularidades na elaboração da Medida Provisória conhecida como a MP dos Portos. É a primeira vez que um presidente no exercício do mandato tem os seus dados financeiros abertos por ordem judicial.

STF julga hoje recurso de Lula contra prisão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta terça-feira (6), a partir das 13h, o habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra sua prisão após a condenação em segunda instância. O julgamento será transmitido pela internet.

MPF pede prisão de Lula após julgamento de recurso

O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou hoje (5) contra o último recurso protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, para rever a condenação a 12 anos e um mês na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP). Além de pedir a rejeição do recurso, o MPF pediu a prisão de Lula após o julgamento para cumprimento da pena. No parecer, o procurador responsável pelo caso se manifestou a favor da defesa de Lula para dar parcial provimento aos embargos de declaração e corrigir somente alguns termos do acórdão, a sentença do colegiado, proferido em janeiro. Apesar de pedir a correção das palavras Grupo OAS, empresa OAS Empreendimentos e funcionamento ou não do Instituto Lula, a procuradoria entende que as correções não alteram a essência da condenação.

BRF é proibida de exportar frango de 3 frigoríficos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento paralisou a exportação de frango dos frigoríficos Mineiros (GO), Rio Verde (GO) e Carambeí (PR) – 3 estabelecimentos da BRF envolvidos na Operação Trapaça, nova fase da Carne Fraca. As investigações apontam que alguns setores e laboratórios credenciados junto ao ministério fraudavam resultados de exames em amostras.

Escândalo faz BRF perder quase R$ 5 bilhões em um dia 

As ações do frigorífico BRF despencaram 19,81% no pregão desta segunda-feira, após a empresa ser alvo de uma operação da Polícia Federal sobre fraude em testes de laboratório de seus produtos. Com isso, a companhia perdeu 4,95 bilhões de reais em valor de mercado, segundo cálculo da Economática. Os papéis da companhia foram as maiores perdas na bolsa de valores de São Paulo (B3) registradas no dia. Já o Ibovespa terminou o dia em alta de 0,3%, aos 86.022 pontos. As ações de outro frigorífico listado em bolsa, a JBS, recuaram 5%. A queda ocorre após a PF deflagar na manhã desta segunda a Operação Trapaça, que teve a BRF como alvo. A investigação apura casos de fraude em relatórios sobre contaminação por Salmonella pullorum enviados ao Ministério da Agricultura.

SUS vai oferecer teste rápido que detecta febre amarela

Um teste para detectar a infecção pelo vírus da febre amarela em 20 minutos deve começar a ser oferecido pelo SUS em 30 dias, segundo o Ministério da Saúde. Inicialmente, 100 mil kits do teste rápido serão adquiridos pelo ministério e distribuídos para Estados com registros de disseminação do vírus.

Compra de medicamento para doença rara é investigada

Os contratos de compra de quatro remédios para atender pacientes com doenças raras foram colocados sob suspeita em apuração do Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aquisição de três desses medicamentos envolve valores que somam quase R$ 20 milhões. Pessoas vítimas de doenças raras têm reclamado de atrasos na entrega de remédios de alto custo desde o fim de 2017 e relatam piora em seus quadros de saúde. O MPF do Distrito Federal investiga a compra de três remédios – Myozyme (para a doença de Pompe), Fabrazyme (doença de Fabry) e Alurayme (Mucopolissacaridose tipo 1). As três doenças são causadas por deficiências de enzimas e afetam múltiplos órgãos.

Único em prévias, Alckmin vira pré-candidato do PSDB

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi o único inscrito nas prévias que definiriam o candidato do PSDB à Presidência da República e, dessa forma, a consulta interna não será realizada e o governador torna-se oficialmente o pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto na eleição de outubro.

Rodrigo Maia confirma pré-candidatura à Presidência

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou que o DEM deve lançar seu nome ao Palácio do Planalto na convenção do partido marcada para quinta-feira, 8. Segundo Maia, a construção da candidatura “vem acontecendo ao longo dos meses” e só depende, agora, do aval formal da cúpula do partido. “Muitos colegas, parte da sociedade civil, alguns empresários estão vendo nossa gestão na Câmara, essa coragem de enfrentar temas de muitos anos atrás. Agora é esperar a convenção”

FUTEBOL

Sem Neymar, PSG enfrenta o Real Madrid

Após vencer o jogo de ida das oitavas de final da Champions League no Santiago Bernabéu por 3 a 1, o Real Madrid chega em Paris nesta terça-feira (6) com força máxima para enfrentar o PSG, que não terá a presença de Neymar. O time francês precisa de uma vitória por dois gols de vantagem no Parque dos Príncipes para seguir na competição e eliminar o Real.

Com reservas Palmeiras perde e é vaiado

Apontado por muitos como o elenco mais forte do país, o Palmeiras não conseguiu mostrar isso na prática. Na segunda-feira, com uma equipe alternativa escalada por Roger Machado, o Verdão foi vaiado durante e após o jogo, e acabou derrotado pelo São Caetano por 1 a 0.