EUA prometem resposta “esmagadora” se Coreia do Norte insistir com ameaças

O chefe do Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, prometeu neste domingo (3) que haverá uma “grande resposta militar” por parte de seu país para “qualquer ameaça” da Coreia do Norte aos territórios do país, entre eles Guam, e seus aliados. A informação é da agência EFE. “Qualquer ameaça aos Estados Unidos, seus territórios, entre eles Guam, e os nossos aliados receberá uma grande resposta militar”, advertiu Mattis.

kim_2701423b

Trump lidera condenações internacionais após novo teste nuclear norte-coreano

A comunidade internacional, começando pelo presidente Donald Trump, que denunciou ações “muito hostis e perigosas para os Estados Unidos”, condenou neste domingo o novo teste nuclear da Coreia do Norte. “As palavras e as ações [da Coreia do Norte] continuam a ser muito hostis e perigosas para os Estados Unidos”, escreveu Trump no Twitter. Em janeiro, o presidente americano advertiu que não permitiria que o regime comunista de Pyongyang usasse mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) e, no mês passado, prometeu responder com “fogo e fúria”. Neste domingo, Trump assegurou ainda que “a Coreia do Sul está descobrindo, como eu disse, que sua tentativa de apaziguar a Coreia do Norte não funcionará, eles só entendem uma coisa!”.

Coreia do Sul testa ataque após ameaça da C. do Norte

O exército da Coreia do Sul realizou manobras militares neste domingo (3), durante as quais simulou disparos contra a Coreia do Norte, país vizinho. Os exercícios contemplaram o disparo de mísseis e ataques aéreos horas depois que as autoridades norte-coreanas fizeram um bem-sucedido teste de uma bomba de hidrogênio.

Joesley delata propina a Mantega

O empresário Joesley Batista, sócio da holding J&F, que controla a JBS, informou à PGR, um episódio de “pressão política” para que o BNDES desse aval para o financiamento de uma fábrica de celulose da Eldorado, no Mato Grosso do Sul. De acordo com a “Globonews”, o empresário relatou que pediu apoio ao senador José Serra (PSDB-SP) e aos ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega.

© Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo
© Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

PM mata quadrilha em SP

Uma ação da Polícia Civil de São Paulo deixou dez criminosos mortos no Morumbi, bairro nobre na zona sul, na noite de domingo (3). Segundo testemunhas, o tiroteio durou cerca de 15 minutos e não deixou nenhum suspeito vivo. De acordo com a polícia, os bandidos integravam uma quadrilha especializada em roubos a residência e vinham sendo monitorados.

Vítima de estupro comemora prisão 

A mais recente vítima do homem que cometeu 17 abusos sexuais contra mulheres em São Paulo comemorou a decisão da Justiça de manter Diego Ferreira de Novais, de 27 anos, preso até julgamento. No sábado (2), o homem esfregou o órgão genital na mulher, enquanto ela estava em um ônibus no centro da capital paulista.

Reforma política e meta fiscal

Com a semana mais curta por conta do feriado da próxima quinta-feira (7), o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Fufuca, decidiu iniciar os trabalhos desta semana já na segunda-feira (4). Além de tentar aprovar pontos da reforma política, Fufuca também pretende retomar a votação do projeto do governo que prevê déficit de R$ 159 bilhões nas contas públicas em 2017 e em 2018.

af