Nuzman preso no Rio

Carlos Arthur Nuzman e Leonardo Gryner, presidente e ex-diretor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foram presos nesta manhã, no Rio, por suspeita de compra de votos na escolha do Rio como cidade sede da Olimpíada de 2016. A operação é um desdobramento da Unfair Play, uma menção a jogo sujo e é mais uma etapa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Reforma política

A Câmara terminou de aprovar no fim da noite de ontem a criação de um fundo com dinheiro público para bancar campanhas eleitorais e suas regras. A estimativa é que o fundo tenha cerca de R$ 1,7 bilhão já nas eleições de 2018. Texto sobre fundos já passou pelo Senado e segue para sanção presidencial. As regras precisam ser apreciadas pelo Senado esta semana para valerem nas eleições de 2018.

Foto: EBC
Foto: EBC

PSDB sinaliza que vai tirar Bonifácio Andrada da CCJ

Em conversas reservadas na noite desta quarta-feira (4), o líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Trípoli (SP), sinalizou que vai tirar da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.
A avaliação entre dirigentes tucanos é que não sobrou outra alternativa para o impasse, depois que Bonifácio decidiu resistir a ideia de se licenciar do partido para ficar na relatoria. O novo prazo para uma solução termina na manhã desta quinta-feira (5). A licença era a alternativa proposta a ele pelo PSDB para resolver o impasse. Inicialmente, Tripoli pretendia resolver o caso na tarde desta quarta.
Andrada chegou a admitir se licenciar do partido ao ser colocado no viva-voz durante uma reunião da qual participavam o presidente do partido, Tasso Jereissati, o líder Ricardo Tripoli e os deputados Marcus Pestana (MG) e Carlos Sampaio (SP). Entretanto, depois de participar por telefone da reunião com as lideranças tucanas, ele se encontrou com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), e disse que não se licenciaria.

Quem será Ficha Suja?

O Supremo deixou para hoje a definição sobre quem efetivamente será atingido pela decisão que abrange a Lei da Ficha Limpa para para casos anteriores a 2010. Deverá ser definido, por exemplo, como ficam os mandatos de quem foi eleito após cumprir os três anos de inelegibilidade previstos na lei anterior a 2010. Para alguns ministros, eles não poderão ser cassados, já que cumpriam os requisitos à época da candidatura.

xSTF.jpg.pagespeed.ic.SOpyPrWtaK

Aécio Neves

Cresceu dentro do PSDB o movimento para forçar a renúncia do senador Aécio Neves da presidência do partido, escreve hoje Gerson Camarotti. Ele está licenciado do cargo desde maio, quando entrou na mira da delação da JBS. Na ocasião, caciques tucanos esperavam a renúncia do político mineiro. Mas ele resistiu.

Obama em SP

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, desembarcou em São Paulo ontem à noite. Ele fará uma palestra hoje, no Fórum Cidadão Global. Obama visita o Brasil pela primeira vez desde que deixou a presidência dos EUA, no começo deste ano.

111412-politics-barack-obama-press-conference

Futebol

Eliminatórias da América do Sul

  • 17 h: Bolívia x Brasil
  • 18 h: Venezuela x Uruguai
  • 20h30: Colômbia x Paraguai
  • 20h30: Chile x Equador
  • 20h30: Argentina x Peru
  • Hoje é dia:

    • Dia da Ave
    • Dia Nacional da Cidadania