No primeiro Carnaval após dois anos sem folia, a Polícia Rodoviária Federal inicia nesta sexta-feira a Operação Carnaval 2023, diante de novos cenários e desafios impostos pelo maior feriado brasileiro, represado desde 2021 por restrições sanitárias.

De zero hora de sexta-feira (17/02) às 23h59 do dia 22 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), toda a força de trabalho da PRF estará empenhada no monitoramento e fiscalização dos 75 mil quilômetros da malha federal, com foco na segurança viária e com atenção permanente e redobrada nas infrações responsáveis pelos acidentes mais letais, como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e a mistura álcool e direção.

A expectativa da PRF é de enorme movimento nos corredores rodoviários que levam aos destinos preferidos nesta época, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará. Mas não só a faixa litorânea e cidades balneárias atrairão turistas. Também é aguardado fluxo intenso de veículos no sentido oposto. Nas cidades do interior, além de festas tradicionais, muitas pessoas buscam descanso nos dias de folia.

Carnaval ‘pós-pandemia’ – Para o Ministério do Turismo, o Carnaval de 2023 promete ser o maior dos últimos tempos. Após dois anos suspensa, a pasta avalia que a festa deve movimentar cerca de 46 milhões de pessoas nos tradicionais destinos carnavalescos.

O otimismo se reflete, principalmente, no setor hoteleiro. Salvador – um dos principais destinos do carnaval de rua do Nordeste – registra ocupação da rede hoteleira próxima a 100%. Em Pernambuco, Olinda e Recife estão com ocupação de quase 100% e 90%, respectivamente. O Rio de Janeiro (RJ) já atingiu lotação máxima no Carnaval, enquanto em Fortaleza (CE), os hotéis apostam na ocupação de 80% dos quartos.

Toda essa conjuntura favorece as viagens rodoviárias, tanto de grupos familiares e de amigos, quanto viagens interestaduais de ônibus. Para a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), que representa a maior parte dos operadores regulares do transporte rodoviário no país, a demanda já superou as projeções para o carnaval. Tanto que o aumento de 30% na oferta de horários extras não foi suficiente, e empresas avaliam a disponibilização de mais horários de partidas. Para destinos com maior relevância, as transportadoras chegam a oferecer 50% mais serviços que no ano de 2020 – último carnaval sem restrições.

Isso representa entre 7% e 10% de acréscimo na frota de ônibus, pois as empresas também trabalham com a opção de remanejamento de veículos de linhas menos procuradas, para aquelas de maior demanda.

Somada ao tráfego intenso, outra preocupação da PRF é com o número de motoristas com pouca ou nenhuma experiência no trânsito rodoviário, que tem características bastante diferentes do urbano. A apreensão deriva da constatação do aumento significativo, nas BRs, de acidentes comuns no trânsito das cidades, como colisão traseira, que indica falta de atenção e não guardar distância do veículo à frente, e saídas de pista, geralmente provocadas pelo excesso de velocidade.

Dirigir na rodovia é muito diferente do que dirigir na cidade. A começar pelas velocidades. No ambiente urbano, dificilmente você faz uma curva a 80 km/h. Na cidade, os veículos estão separados, muitas vezes, por três, cinco metros de distância. Os trajetos são curtos, repletos de interrupções, como semáforos, faixas de pedestres e cruzamentos. E automóveis e motos não dividem a pista com veículos que pesam 60 toneladas. Se o motorista pegar estrada trazendo os hábitos e vícios do trânsito urbano, estará certamente sujeito a acidentes”, explica o Diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcus Vinícius de Almeida.

Para este feriado, a PRF firmou parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e juntas criaram a campanha “SBOT e PRF unidas para um carnaval seguro”, cujo objetivo é orientar a população sobre as consequências da imprudência ao volante. O ortopedista Marcos Britto, coordenador médico da campanha, explica que acidentados são atendidos geralmente “com múltiplas lesões no corpo, sem contar traumatismos cranianos e trauma raquimedular”.

O médico acrescenta que as sequelas dos acidentes de trânsito, muitas vezes, são irreversíveis. “A maioria das lesões acaba necessitando tratamento cirúrgico e algumas dessas pessoas evoluem com sequelas e permanecem com certo tipo de limitação funcional para o resto da vida, podendo perder a capacidade de andar e trabalhar”. As lesões mais frequentes são as musculoesqueléticas, como fraturas na perna, bacia, coxa, coluna e membros superiores.

Para o inspetor Marcus Vinícius de Almeida, o comportamento do motorista é fator determinante nos acidentes de trânsito. “Poucas vezes os desastres são fatalidades. Geralmente são resultados de uma ou várias escolhas do próprio motorista. Alguém que excede o limite de velocidade, ultrapassa em local proibido, dirige sem atenção, e o pior, faz uso de bebida alcoólica ao volante, não pode dizer que foi surpreendido pelo acidente”, afirma.

De ônibus com segurança – A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), responsável pela autorização e fiscalização do transporte rodoviário de passageiros, alerta aos que planejam viajar de ônibus que não caiam na armadilha do transporte pirata. A agência esclarece que as viagens clandestinas são realizadas por empresas não cadastradas na ANTT ou por transportadoras que operam linhas regulares disfarçadas de viagem de turismo eventual. A agência dá algumas dicas para fugir do transporte irregular:

Observar se o ônibus contratado sai de terminal rodoviário e se há emissão de bilhete de passagem (físico ou eletrônico); se estiver fazendo viagem só de ida, o ônibus deve, obrigatoriamente, iniciar a viagem em terminal rodoviário, e o passageiro deve estar de posse de seu bilhete de passagem para o embarque; se a viagem for de ida e volta, o ônibus jamais iniciará a viagem em um terminal rodoviário e não haverá emissão de bilhete de passagem.

Para burlar a fiscalização da PRF e da ANTT, as empresas clandestinas ainda utilizam rotas alternativas, o que aumenta o risco de acidentes e de assaltos. Como essas empresas operam na ilegalidade, também não obedecem a regras de segurança veicular.

A ANTT disponibiliza no site oficial uma ferramenta de consulta das linhas rodoviárias interestaduais de passageiros. O serviço traz informações sobre linhas ativas, dias e horários de operação, os tipos de serviço oferecidos (convencional, executivo, semileito, leito ou cama), empresas autorizadas a operar cada linha, e a frequência mínima estabelecida para o trecho pesquisado. Para denunciar o transporte clandestino de passageiros, ligue para o número 166 da ANTT.

Chuva preocupa parte do país – A Polícia Rodoviária Federal lembra que o motorista deve adaptar a condução do veículo às condições climáticas. Ao dirigir sob chuva, por exemplo, recomenda-se reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo adiante, de modo a evitar colisões traseiras. Da mesma forma, sob sol, é preciso tomar cuidado com o ofuscamento, que pode levar à perda de controle ou colisão com outros veículos ou objetos.

Para auxiliar os motoristas, a PRF consultou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão oficial do governo federal, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. De acordo com o instituto, os próximos dias serão marcados por chuvas, rajadas de vento e quedas de temperatura em várias regiões do Brasil, em maior ou menor intensidade.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em cada região, de acordo com o Inmet. O instituto disponibiliza no portal (www.portalinmet.gov.br) atualizações diárias sobre o clima e a previsão do tempo. A PRF recomenda que antes de pegar a estrada, o motorista busque saber sobre as condições do tempo na sua rota.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal