Teve início na manhã deste sábado, 2 de abril, a 36ª Viagem Apostólica do Pontificado de Francisco, que o leva desta vez à República de Malta. O voo A320 da ITA Airways partiu do Aeroporto Fiumicino às 8h39. Depois de 1h30 de voo e 686 km percorridos, o Papa chega ao Aeroporto Internacional de Malta, em Luqa.

No momento em que deixava o território italiano, o Pontífice enviou um telegrama ao presidente italiano Sergio Mattarella, recordando que realiza “uma visita pastoral a Malta, uma terra de beleza luminosa no centro do mediterrâneo e um porto milenar de múltiplos desembarques e partidas, na alegria de encontrar irmãos na fé e pessoas do lugar”, dirigindo a ele e ao povo italiano suas cordiais saudações, com os “fervorosos votos de paz e serenidade.”

Durante o voo, o Papa fez uma saudação aos jornalistas. Interpelado por Claudio Lavanga, respondeu que uma eventual viagem a Kiev é uma proposta que está sendo levada em consideração.

O lema da viagem apostólica do Papa Francisco “Eles nos trataram com rara humanidade” é tirado do versículo dos Atos dos Apóstolos com as palavras de São Paulo descrevendo a maneira como ele e seus companheiros foram tratados quando naufragaram na ilha no ano 60, durante a viagem que os levava a Roma.

Imagem: Vatican News – RNC – Divulgação

O Papa Francisco chegou Aeroporto Internacional de Malta às 9h50 deste sábado, 2, sendo saudado ainda dentro do avião pelo núncio apostólico Dom Alessandro D’Errico e pelo chefe do protocolo.

Já na pista do aeroporto, o Pontífice foi recebido pelo presidente da República George Vella e esposa e por duas crianças com hábitos tradicionais que lhe ofereceram flores.

Foram apresentadas as delegações, entoados os hinos, com a passagem pela Guarda de Honra. Não houve discursos, mas o presidente da república e esposa acompanharam o Papa até a Presidential Lounge and Ministerial CIP Lounge, antes de dirigirem-se ao Palácio Presidencial para o encontro com as autoridades, onde Francisco proferirá seu primeiro discurso em terras maltesas.

Fonte: Vatican News