Meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) alertam para a mudança brusca de tempo esperada para o final de semana sobre parte do Brasil.

O deslocamento de uma onda frontal, com forte advecção de ar frio, deve mudar o tempo em toda a Região Sul, além de partes do Centro-Oeste, Norte e Sudeste. São esperadas pancadas de chuva, acumulativas no Sul, e em áreas que estão sob efeito da estiagem.

“No sábado (20/05) a tendência será que uma nova onda frontal venha a se formar sobre o Sul do Brasil, provocando um forte advecção de ar frio sobre o interior do Continente. A previsão é que esta frente se estenda até o sul da Amazônia e provoque o fenômeno de friagem. Sobre o litoral da Região Sul, o ciclone associado, deverá provocar vento intenso na faixa leste dos Estados.”

Os mapas abaixo ilustram a precipitação esperada durante o deslocamento da onda frontal, conforme previsão do modelo European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF).

x1   x2

x4   x5

x7       x8

Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia