Hanan Yasin, 29 anos, participou pela primeira vez do dia da família na escola, realizado no sábado, 6, em todas as escolas do Sistema S e da rede pública municipal e estadual. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Há quatro anos em Santa Catarina, Hanan é mãe de Youseef Areeshah (7) e Yahya Areeshah (3). A família fugiu da guerra na Síria e vem superando vários obstáculos, inclusive o imposto pelo idioma, pois falam pouco português. “Na Síria não existe nada parecido com isso. Estou gostando da experiência e acredito que devemos estar sempre presentes na escola dos nossos filhos”, comentou Hanan, que acompanhou as crianças nas atividades realizadas no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Quem também aproveitou o dia da família foi Taís Costa, 29 anos, mãe da Sofia, de 6 anos. “Incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos é bem importante. É legal ter um momento dentro da escola junto com as crianças, às vezes os pais passam a semana toda em função de serviço e não têm tempo com os filhos”, destacou. “No dia a dia, para participar mais da vida escolar da Sofia, eu tento trazê-la para a escola e buscar, porque é um momento que tenho de saber se ela está bem, como foi a aula, se tem deveres para fazer e é um momento que tenho com ela. Os deveres normalmente ela faz com meu marido, em casa”, completou.

Santa Catarina é o único estado que tem uma lei instituindo o dia da família na escola, como lembra o secretário estadual de educação, Natalino Uggioni. “O que nós estamos fazendo é o chamamento dos pais para virem mais vezes à escola. Esta complementação entre família e escola é um fator crítico de sucesso para que tenhamos cidadãos bem formados e encaminhados na sua vida. É bom para os estudantes, para os pais e toda a sociedade”, disse.

Pela primeira vez um governador participou das atividades. Carlos Moisés e a primeira-dama Késia Martins da Silva estiveram ao lado de alunos, pais e profissionais de educação da Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, em Florianópolis. Na visita, houve a inauguração de uma quadra de grama sintética. Moisés lembrou que Késia foi professora por 26 anos e, por isso, ambos sabem da importância da participação da família no cotidiano da escola. “Minha esposa teve o privilégio de lecionar para as minhas filhas, o privilégio de acompanhar o dia a dia delas na escola. Isso faz toda a diferença”, declarou.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e o presidente da FAESC, José Zeferino Pedroso, acompanharam as atividades em Florianópolis. “É uma festa de integração entre pais, alunos e a própria instituição onde as crianças estudam. Essa complementariedade que os pais podem dar para educação é muito importante. Isso é um catalisador para integrar ainda mais os pais nas escolas do estado de SC, principalmente do Sistema S”, afirmou Aguiar.

“Nós temos esse compromisso com a educação, com a parte social, com  a profissionalização. Nada é mais necessário do que o conhecimento e isso você adquire nas escolas”, disse Pedroso. “A maioria da comunidade não conhece o que ocorre aqui no Instituto Estadual de Educação. São mais de 200 alunos praticando exercícios. Quem sabe podemos ter um atleta olímpico saído do Instituto”, acrescentou, destacando o trabalho esportivo desenvolvido na escola.

O superintendente do SESI e diretor regional do SENAI, Fabrizio Pereira, salientou que a participação efetiva dos pais na vida dos seus filhos impacta diretamente no desempenho escolar. “É gratificante perceber que essa onda cresceu no estado e se tornou um dia especial. O mais importante é realmente a atitude de pais, alunos e professores estarem interagindo de forma mais permanente, acho que esse é o caminho para o desenvolvimento da nossa educação não só no estado, mas no país.

“A escola é a base de tudo. A gente, na medida do possível, apoia essas atividades extracurriculares para que realmente se tornem um engajamento entre famílias, setor produtivo, de comércio, para entender um pouco mais como funciona o trabalho dentro da escola, trazer para dentro da escola a realidade lá de fora também”, comentou o conselheiro fiscal da Fetrancesc, Ruy Gobbi.

Nova quadra para prática esportiva

No ato de entrega da nova quadra, o governador pediu que toda a comunidade escolar faça bom uso do espaço e reforçou que quer a máxima urgência para a realização dos pequenos reparos em todas as unidades da rede estadual. No caso da Irineu Bornhausen, o governador anunciou a pintura do ginásio e a reforma da rede elétrica. A obra é necessária para permitir a instalação de equipamentos de ar-condicionado. “Daqui para frente vamos fazer a coisa certa. Não estamos fazendo favor nenhum, isso é apenas a nossa obrigação”, afirmou.

Entrega quadra pelo governador Moisés
Entrega quadra pelo governador Moisés

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, pediu aos pais que compareçam às escolas dos filhos ao menos uma vez por mês. “Quando a comunidade participa, não tem como não dar certo. Estamos conclamando aos pais a frequentar a escola e participar do dia a dia”, convidou.

O sábado na Irineu Bornhausen teve a presença da banda de música da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. Muitos militares têm filhos matriculados na unidade de ensino, por isso é frequente a colaboração deles no cotidiano escolar.

De acordo com a diretora Luciane Neves, no local da quadra havia uma piscina, que não recebia a manutenção adequada e quase nunca era usada. Por isso, a opção da comunidade escolar foi pelo aterramento e melhor aproveitamento do espaço. “O campo sintético trará mais benefícios para os alunos e pais. Vai resultar em disciplina e saúde”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado da Educação