‘Reforma ajudará os pobres’, diz Bolsonaro a Silvio Santos

O presidente da República Jair Bolsonaro falou sobre medidas de seu governo, em meio a diversas brincadeiras, em entrevista exibida na noite de domingo (5) no ‘Programa Sílvio Santos’, do SBT. Um dos assuntos tratados foi a reforma da Previdência. ‘Essa reforma é para ajudar os pobres, exatamente ao contrário do que muitos políticos de esquerda dizem’, afirmou Bolsonaro. Silvio Santos se disse amplamente favorável às mudanças nas regras de aposentadoria.

Após polêmica, Bolsonaro diz que ainda irá aos EUA

O presidente Jair Bolsonaro disse no domingo que ainda irá aos Estados Unidos. A declaração foi dada no Palácio do Alvorada após ser perguntado por jornalistas sobre o cancelamento da viagem que faria a Nova York para ser homenageado em jantar da Câmara de Comércio Brasil-EUA. Bolsonaro não especificou data para a viagem.

Enem abre inscrições em meio a crise no MEC

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2019 começam, exclusivamente pela internet, às 10h (no horário de Brasília) desta segunda-feira (6), em meio a problemas envolvendo a produção e impressão da prova. Na semana passada, o governo anunciou que a gráfica Valid S.A será a nova responsável pela impressão da prova, depois da falência da empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato. O cronograma do exame está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro.

Cortes do governo em universidades afeta ciência

Após o governo federal bloquear dinheiro de pesquisas e universidades para se adequar a teto de gastos, várias instituições preveem faltar verba para água e luz. As instituições também se queixam do movimento anticiência, que chegou a ser assunto de prestigiadas publicações estrangeiras.

Estudantes federais prometem ato contra Bolsonaro

Estudantes de três instituições de ensino federais estão organizando uma manifestação para a manhã desta segunda-feira, 6, em frente ao Colégio Militar do Rio (CMRJ), no bairro do Maracanã, zona norte da cidade. O presidente Jair Bolsonaro estará na instituição para o lançamento de um selo e de uma medalha comemorativos aos 130 anos do CMRJ. O ato deverá reunir estudantes do Colégio Pedro II, um dos mais tradicionais do Rio, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Maracanã, e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A manifestação será em protesto contra cortes no orçamento da Educação anunciados pelo governo Bolsonaro. Na semana passada, o ministro Abraham Weintraub disse em entrevista ao Estado que oMEC iria reduzir o repasse de verbas a universidades que não atingissem desempenho adequado e que promovessem “balbúrdia” nos campi. Após a repercussão negativa das declarações, o ministério divulgou nota informando que os cortes seriam estendidos a todas as instituições em decorrência de um contingenciamento de recursos decretados pelo governo, que definiu bloqueio de R$ 5,8 bilhões do orçamento da pasta.

Moscou: incêndio em avião deixa 41 mortos

Dezenas de pessoas morreram em um acidente aéreo no principal aeroporto de Moscou, capital Rússia. O Superjet-100 que fazia o trajeto entre Moscou e Murmansk pegou fogo neste domingo no aeroporto de Sheremetievo, após fazer uma aterrissagem de emergência. As autoridades russas confirmam que 41 das 78 pessoas a bordo morreram e há vários feridos.

Conflitos na Faixa de Gaza deixam 27 mortos

Após o início dos foguetes enviados pela Faixa de Gaza em direção a Israel e o contra-ataque do país de Netanyahu, 23 pessoas morreram desde a manhã de sábado (4). A informação foi confirmada pelo Ministério de Saúde da Palestina. Os contra-ataques israelenses continuaram no domingo (5). Segundo o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, os ‘ataques maciços contra elementos terroristas’ iriam continuar devido ao país ter recebido mais de 600 foguetes durante o sábado.

FUTEBOL

Flu vira sobre Grêmio em jogo de 9 gols

Heróicos! Assim podem ser classificados os primeiros três pontos do Fluminense no Campeonato Brasileiro, que fez jus ao apelido de Time de Guerreiros, neste domingo, em Porto Alegre. Depois de estar perdendo por 3 a 0, o time de Diniz foi buscar a virada sobre o Grêmio, cedeu o empate e voltou a ficar à frente no placar, para vencer por 5 a 3, em uma partida eletrizante.

Santos fica no empate com CSA e perde 100%

O Santos foi até Alagoas enfrentar o CSA buscando a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro e manter a boa fase. Mas, apesar de dominar a maior parte do jogo e pressionar o adversário na maior parte do jogo, os comandados de Jorge Sampaoli ficaram apenas no empate pelo placar de 0 a 0 e perderam os 100% de aproveitamento.

Cruzeiro fura defesa do Goiás e vence a 2ª

O Cruzeiro conseguiu vencer mais uma no Brasileiro 2019. A Raposa derrotou o Goiás por 2 a 1, na tarde deste domingo, 4 de maio, com gols de Dedé e Rodriguinho para o Cruzeiro, enquanto Michael descontou a favor do Esmeraldino.

São Paulo arranca empate com os reservas do Flamengo

O São Paulo perdeu o 100% de aproveitamento no Brasileirão ao empatar com o Flamengo por 1 a 1 no Morumbi, no domingo. Mesmo jogando com uma equipe reserva, o rubro-negro conseguiu sair em vantagem, com Berrío, e exigiu que a equipe de Cuca se desdobrasse para igualar o placar, com Tchê Tchê. O atacante Alexandre Pato precisou ser substituído ainda no primeiro tempo após levar uma pancada do zagueiro Thuler nas costas e na nuca. Pato foi encaminhado a um hospital, fez exames e passa bem. Autor do gol do rubro-negro no confronto, Berrío também teve que ser substituído depois de um choque.

Botafogo vence Fortaleza e segue ‘perfeito’ em casa

O Nilton Santos vai se apresentado como um grande trunfo do Botafogo no Brasileirão. No segundo jogo da equipe carioca em sua casa, mais uma vitória. Desta vez, 1 a 0 sobre o Fortaleza, com gol de Alex Santana no segundo tempo da partida.

Bahia joga bem, bate Avaí e segue 100% em casa

Na Arena Fonte Nova, o Bahia soube usar o fato casa e levou a melhor contra o Avaí. O único gol do confronto saiu através de Artur. Com o placar, o time baiano chegou aos seis pontos. Enquanto isso, os catarinenses ficam com apenas um.

Chape busca empate e segue invicta na Arena Condá

Com um gol aos 43 minutos do segundo tempo, a Chapecoense buscou o empate por 1 a 1 diante do Athletico-PR na manhã deste domingo, na Arena Condá, em Chapecó, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O time catarinense segue invicto em seu estádio.