Aposentados começam a receber primeira parcela do 13º 

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta segunda-feira (27) a primeira parcela do 13º salário de pensionistas e aposentados. O pagamento termina no dia 10 de setembro, respeitando um calendário que tem como base o número final do benefício, sem o dígito. Ao todo, serão pagos 34.730.284 abonos, no valor de 63,3 bilhões de reais. O decreto que autoriza a antecipação do 13º a aposentados foi assinado pelo presidente Michel Temer em 16 de julho e publicado no dia seguinte. A antecipação do benefício tem sido aprovada pelo governo todos os anos desde 2006. O valor da antecipação é de até 50% do 13º e a cobrança do Imposto de Renda será feita somente no pagamento da segunda parcela, que vai acontecer em novembro. Tem direito ao benefício quem recebeu durante este ano aposentadoria; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente; auxílio-reclusão; ou salário-maternidade.

© Agência Brasil
© Agência Brasil

ELEIÇÕES 2018

TSE deve aprovar mais 5 candidaturas a presidente 

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral deve concluir o julgamento dos registros de candidatura de presidenciáveis que não tiveram o pedido questionado. Já estão aptos a ser votados: Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (Psol), João Amoêdo (Novo), Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU). Os próximos a ter os pedidos de registros julgados são Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Henrique Meirelles (MDB) e João Goulart Filho (PPL).

STF debate tabelamento do preço do frete

O Supremo Tribunal Federal realiza nesta segunda-feira (27) audiência pública para discutir a política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas. A reunião foi convocada pelo ministro Luiz Fux, relator de três ações diretas de inconstitucionalidade que questionam o tabelamento. Ele só deve tomar uma decisão sobre as ações após ouvir os interessados.

Siamesas separadas em GO estão em estado gravíssimo

As gêmeas siamesas que passaram por um procedimento para separação em Goiânia (GO) seguem internadas em estado gravíssimo no Hospital Materno Infantil. As meninas estão na UTI neonatal e respiram com a ajuda de aparelhos. As bebês passaram pela cirurgia de separação na quinta-feira (23), um dia após o nascimento.

Ataque a tiros na Flórida deixa mortos 

O atirador que abriu fogo em um torneio de videogame neste domingo (26) em Jacksonville, nordeste da Flórida, matou duas pessoas antes de se suicidar, informou a Polícia. Onze pessoas ficaram feridas. O ataque ocorreu no Jacksonville Landing, um centro comercial e de entretenimento às margens do rio St. Johns.

‘Ainda estou em choque’, diz testemunha do ataque

Um ataque a tiros aconteceu em um restaurante da cidade de Jacksonville, no norte da Flórida, neste domingo, 26, deixando ao menos quatro mortos e 10 feridos, de acordo com a polícia local. O tiroteio foi presenciado por Ryan Aleman que, em entrevista à emissora americana CNN, disse que foi ao local para participar do torneio de videogame que estava sendo disputado no local e teve que ‘rastejar para o banheiro’ para escapar dos tiros. “Tudo aconteceu tão rápido, nós vimos as armas… ele parecia ter um laser na arma e começou a atirar. Todos começaram a correr. Eu me abaixei e rastejei até o banheiro. Ao ir para o banheiro, fiquei lá e ouvi. Foram tantos tiros, pelo menos 20 deles. Ainda estou em choque, mal consigo falar”, disse o gamer, que assistia ao jogo.

Estados Unidos prestam homenagem a John McCain

As bandeiras foram hasteadas a meio mastro na capital dos Estados Unidos no domingo (26), no dia seguinte ao falecimento do senador republicano John McCain, ex-piloto na Guerra do Vietnã e candidato à Casa Branca. O senador republicano do Arizona morreu no sábado (25) após treze meses de luta contra um câncer cerebral, e um dia após ter abandonado seu tratamento médico. Ele tinha 81 anos.

FUTEBOL – BRASILEIRÃO 2018

Vasco bate a Chape e respira

No dia 26 de agosto de 1998 o Vasco venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1 para ficar com o título da Copa Libertadores. 20 anos depois a vitória contra a Chapecoense não teve o mesmo peso, mas também carregou importância. O triunfo por 3 a 1 foi o primeiro dos vascaínos contra o rival catarinense na história do Brasileirão, e valeu três pontos importantes na briga contra o rebaixamento. Após a partida, Alberto Valentim foi anunciado como novo técnico do time.

Palmeiras empata com Inter e entra no G-4

Com um time misto, como normalmente tem feito Felipão, e no dia em que completa 104 anos, o Palmeiras não saiu do 0 a 0 com o Internacional, na tarde de domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Melhor para o Verdão que, além de se aproximar do próprio Colorado, agora soma nove jogos sem tomar gols e conseguiu manter a incivilidade de Felipão.

Com Cuéllar expulso, Fla cede empate ao América 

De olho no líder São Paulo, o Flamengo entrou em campo no Independência para encarar o América-MG. Mas nem mesmo a boa atuação de Éverton Ribeiro foi suficiente. O camisa 7 marcou um, Paquetá deixou o dele, mas os donos da casa tomaram conta do jogo após a expulsão de Cuéllar e, com gols de Rafael Moura e Gerson Magrão, arrancaram o empate por 2 a 2. O Fla segue em 3º no Campeonato Brasileiro, com 41 pontos. Mas a desvantagem para os líderes chegou a 4 pontos.

São Paulo vence com Morumbi lotado e segue líder

O São Paulo precisou suar muito no domingo para vencer o Ceará por 1 a 0, gol de Bruno Peres, e manter a liderança do Campeonato Brasileiro diante de mais de 57 mil torcedores no Morumbi. Com a vitória, o time chegou aos 45 pontos.

Vitória vence, afasta Galo do G-4 e deixa zona da degola

O Vitória segue com problemas na defesa, mas ao menos completou uma partida sem sofrer gol e, como resultado, voltou a vencer após cinco jogos. No Barradão, o Leão superou o Atlético Mineiro, por 1 a 0. O Galo perdeu a chance de entrar no G4 com a derrota. Segue com 34 pontos e na sexta posição. Já os donos da casa pulam para a 13ª colocação, com 22 pontos, embora boa parte dos rivais diretos ainda tenham jogos por disputar.