O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), confirmou nesta quinta-feira (14) que a vacinação contra a Covid-19 começará na quarta-feira (20) da semana que vem. Segundo ele, a data otimista foi divulgada em uma reunião pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A data depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17).

Prefeitos dizem que Pazuello anunciou início da vacinação em todo o país para o dia 20 de janeiro No cronograma, Loureiro afirmou que assim que for autorizado, os imunizantes começam a chegar aos estados. “Na quarta-feira (20), às 10h horas da manhã, começa a simultaneamente a vacinação em todo o Brasil”, afirmou Loureiro.

Segundo o prefeito, o governo federal trabalha com um cenário de 8 milhões de doses importadas, que serão distribuídas para os estados a partir de segunda-feira (18). A previsão é de que elas cheguem ao longo da terça-feira (19). Cabe ao governo estadual fazer a distribuição aos municípios.

“Todos os municípios têm que estar preparados com a sua logística, seus insumos, locais de vacinação e que Florianópolis, no caso, já tem tudo organizado”, disse o prefeito.

Em Florianópolis, o primeiro grupo a ser vacinado será o dos profissionais de saúde, idosos que estão em asilos e indígenas. Em seguida, os idosos com mais de 75 anos.

Entre os profissionais de saúde, a prioridade serão para os que atuam no cuidado de pacientes graves. O plano de imunização completo da cidade será divulgado dentro dos próximos dias, conforme orientação de quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, informou o município.

Toda a parte logística e de insumos já estão no almoxarifado da prefeitura.

Doses

A Frente Nacional dos Prefeitos, que participou do encontro com o ministro Pazuello, informou a seguinte previsão de quantas doses de vacina o país terá nos próximos meses:

  • Janeiro: 8 milhões
  • Fevereiro: 30 milhões
  • Abril: 80 milhões
Segundo Gean Loureiro, a expectativa repassada pelo governo federal é que o Brasil tenha 8 milhões de doses da Pfizer no primeiro semestre e 250 milhões da Astrazeneca durante 2021. Outras 100 milhões de doses da Coronavac e 50 milhões da Sputnik são esperadas.

Fases

  • Primeiro devem ser vacinados os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. A população estimada deste grupo é de 426.678 pessoas.
  • Na segunda fase, a previsão é de que serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. A população estimada deste grupo é de 844.644 pessoas.
  • No terceiro momento, a imunização será em pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, entre os quais portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares, entre outras. A população estimada deste grupo é de 1.365.028 pessoas.
  • Na quarta, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional estão incluídos. A população estimada deste grupo é de 166.289 pessoas.