A Fifa divulgou nesta quarta-feira os 10 finalistas para o prêmio de melhor do mundo sem nenhum brasileiro, fato que não ocorria desde 2012, quando Neymar ficou na 13ª colocação.

Neymar aliás, foi o ‘oásis’ brasileiro nos últimos anos, tendo ficado entre o sétimo e o terceiro lugar, sua melhor posição conquistada em 2015 e 2017. Ainda o brasileiro de maior nome na atualidade, o atacante do PSG não brilhou na Copa do Mundo e ainda perdeu boa parte da temporada na França com lesão.

Desde 2010, cinco brasileiros estiveram entre os 23 melhores do mundo: Julio Cesar (2010), Maicon (2010), Daniel Alves (2010 e 2011), Thiago Silva (2013) e Marcelo (2017). Kaká foi o último brasileiro a vencer o prêmio de melhor do mundo, em 2008. Depois disso, apenas Cristiano Ronaldo e Messi ganharam o prêmio.

O português e o argentino estão entre os finalistas desta temporada, ao lado de Mbappe, Salah, De Bruyne, Hazard, Varane, Modric, Kane e Griezmann.

Arquivo
Arquivo

Com Deschamps e sem brasileiros, Fifa divulga candidatos a melhor técnico

A Fifa também divulgou os candidatos a melhor técnico de 2018. A lista conta com 11 nomes e tem entre os destaques os franceses Zinedine Zidane, vencedor do ano passado e tricampeão da Liga dos Campeões, além de Didier Deschamps, campeão mundial com a França.

Deschamps não era apontado entre os técnicos de primeiro nível no futebol mundial, mas o título na Rússia com a seleção francesa rendeu ao treinador a nomeação. Roberto Martínez, que levou a Bélgica à terceira posição, assim como Southgate, da Inglaterra, Dalic, da Croácia, e Cherchesov, da Rússia, também tiveram seus nomes lembrados pelos feitos de suas seleções na Copa. Tite ficou de fora.

Confira os candidatos

Massimiliano Allegri – Juventus
Stanislav Cherchesov – Rússia
Zlatko Dalic – Croácia
Didier Deschamps – França
Pep Guardiola – Manchester City
Jurgen Klopp – Liverpool
Roberto Martinez – Bélgica
Diego Simeone – Atlético Madrid
Gareth Southgate – Inglaterra
Ernesto Valverde – Barcelona
Zinedine Zidane – Real Madrid