A nave da estação espacial Tiangong 1, desenvolvida pela agência chinesa CNSA, deverá entrar na atmosfera terrestre entre os dias 31 de março e 19 de abril (prazo máximo) deste ano, informou a agência espacial europeia (ESA).

spotted-in-space

Foto mostra nave espacial chinesa perdida em queda no caminho de volta à Terra, este momento, ela está a cerca de 200 quilômetros de altura

Os cientistas não conseguiram prever com precisão por qual região do planeta irá entrar a Tiangong 1, muito menos a data correta. Isso acontece porque a China perdeu o contato com a estação em 2016 e não conseguirá fazer um retorno controlado à Terra.

tg-1-coverage-plot-annotated (1)

As opções de entrada são variadas: ela pode entrar pela China, no Oriente Médio, no centro da Itália, no norte da Espanha, nos estados do norte dos Estados Unidos, na Nova Zelândia, na Tasmânia, uma parte da América do Sul (incluindo o Brasil) e na África do Sul – veja mapa acima.

Há chance de que a nave não seja totalmente desintegrada durante sua entrada na atmosfera. Segundo a Aerospace Corporation, instituto norte-americano que fiscaliza atividades espaciais, a probabilidade de um ser humano ser atingido é muito pequena: na história dos voos espaciais, apenas uma pessoa já foi gravada ao ser atingida por um fragmento em 1996 e, felizmente, não se feriu.

mapa

A chance de cair no Brasil é remota, veja no mapa.

A Tiangong-1 não emite qualquer sinal desde 2016 e deve se deteriorar na atmosfera entre a manhã do 31 de março e a madrugada de 2 de abril (data provável).

Curiosidades da estação espacial chinesa Tiangong 1

  • Foi a primeira lançada e construída pelo país.
  • Foi projetada para ser um laboratório equipado e foi lançada em 30 de setembro de 2011.
  • O objetivo era aperfeiçoar as tecnologias de aproximação e acoplamento de naves.
  • Dois módulos compõem a Tiangong 1: um deles é habitável.
  • A nave tem 15 m³ e 8,5 toneladas.
  • Ela recebeu duas missões tripuladas: a Shenzhou 9 e Shenzhou 10.
  • Uma nave não-tripulada foi enviada em 2011 para testar o encaixe com a estação.