A Secretaria Municipal de Educação realizará a partir deste mês, através do Departamento de Cultura de Mafra, o cadastramento dos artistas locais, visando agilizar contatos quando da realização de feiras e exposições no município.  Todo artista ou grupo artístico que já atua em Mafra com qualquer tipo de arte música, dança, canto, pintura, artesanato, teatro, entre outros, poderá fazer o cadastro.

Para tanto, será necessário apresentar além da Carteira de Identidade, ainda um breve histórico do artista ou do grupo artístico. Também serão solicitadas informações sobre os locais de apresentações e da estrutura necessária para tal, ou dos bens culturais autorias duráveis que pretende comercializar, no caso dos artesanatos.

O cadastro poderá ser feito no próprio departamento, localizado na Rua Felipe Schmidt, nº 494. E a ficha cadastral pode ser acessada através do site www.mafra.sc.gov.br, no link: https://www.mafra.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/126779. Depois de preenchida, deve ser entrega no departamento de cultura com a documentação anexada.

Conforme explicações da Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado, o cadastro é necessário para organizar e facilitar o departamento no momento da realização de eventos variados. “Estamos organizando o setor para termos condições de dimensionar o numero de artistas que Mafra possui, quais suas aptidões e assim podermos valorizar suas artes, tanto em ações locais como divulgando-os no Estado ou no país. É uma forma de reconhecermos suas obras e incentivá-los”, declarou.

O cadastro dos artistas mafrenses também é fruto do evento “Café com Cultura”, realizado no dia 13 de março, no Hotel Allys e cujas participantes se dispuseram a auxiliar no resgate da cultura local. A diretora de Cultura, Eliane Villa Lobos Strapasson falou da necessidade de criar um cadastro de artistas, como forma de conhecer os talentos locais e organizar ações que necessitem desses profissionais, a exemplo do que já acontece em outras cidades.