Segundo informações da agência Reuters, o governo da Índia vai liberar as exportações comerciais de vacinas Covid-19. As primeiras remessas devem ser enviadas para Brasil e Marrocos na sexta-feira (23), disse o chanceler do país asiático.

A vacina que é desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford e estão sendo fabricadas no Instituto Serum, na Índia. O Instituto Serum é o maior fabricante de vacinas do planeta. Lá são produzidas 1,5 bilhão de doses de para várias doenças, de poliomielite a caxumba. A estimativa é que seis em cada dez crianças no mundo recebam pelo menos uma vacina fabricada pela empresa indiana.

O governo indiano suspendeu preventivamente a exportação da vacina até iniciar seu programa de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, ela enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O secretário das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas para “toda a humanidade” para combater a pandemia.

“Respondemos positivamente aos pedidos de países de todo o mundo de fornecimento de vacinas manufaturadas na Índia, começando pelos nossos vizinhos”, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito. “O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir desta sexta (22), começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos de África do Sul e Arábia Saudita”, afirmou.

O Brasil, que tem o segundo maior número de mortes da Covid-19 depois dos Estados Unidos, vinha cobrando da Índia o envio de 2 milhões de doses da vacina da AstraZenec. O Ministério da Saúde ainda não confirmou a informação.

A informação é da agência Reuters